Mesmo com a novela de “The Man Who Killed Don Quixote” muito longe do fim, Terry Gilliam decidiu seguir em frente com o novo filme da carreira. O diretor planeja adaptar para os cinemas “Mr. Vertigo”, romance do escritor Paul Auster. Consagrado em longas como “A Lista de Schindler” e “O Jardineiro Fiel”, Ralph Fiennes será o protagonista do projeto. As informações são do site The Playlist.

“Mr. Vertigo” acompanha a trajetória de Walter Claireborne Rawley, conhecido em toda a América como o Rapaz Prodígio. A obra se passa no final dos anos 1920 nos EUA, a era de Babe Ruth, Charles Lindbergh e Al Capone. Walter é um órfão resgatado das ruas pelo misterioso Mestre Yehudi, que o alicia com a promessa de o ensinar a voar. Um desafio às leis da natureza que os coloca numa situação peculiar perante o Homem, Deus e o Universo. Unidos por tão bizarra combinação de espiritualidade e mundanismo, mestre e discípulo percorrerão uma vasta e vibrante América, onde se cruzam com pecadores, ladrões e vilões, desde o Ku Klux Klan do Kansas até à máfia de Chicago. A ascensão de Walt à fama e à fortuna espelha, em última instância, a passagem da América à maioridade; a capacidade de adaptação e resistência de ambos é constantemente posta à prova, numa história que pode ser a de cada um de nós.

O desejo de Gilliam em levar o livro para os cinemas vem de 2011 e, em declaração durante o Festival Internacional de Cinema de Bruxelas, ele falou que pretende fazer o longa agora. Enquanto ainda não há data para o início das filmagens de “Mr. Vertigo”, Ralph Fiennes está confirmado em outros cinco filmes: “Holmes e Watson”, “The White Crow”, “The Voyage of Dr. Doolittle”, “Hallelulah” e “Official Secrets”.