Tilda Swinton é daquelas atrizes sempre dispostas a fazer parcerias com importantes nomes do cinema da atualidade. Ela já trabalhou com Joel e Ethan Coen (“Queime Depois de Ler” e “Ave, César!”), Jim Jarmusch (“Flores Partidas” e “Amores Eternos”), Tony Gilroy (“Conduta de Risco”), Wes Anderson (“Moonrise Kingdom”, “O Grande Hotel Budapeste” e “Ilha de Cachorros”), Luca Guadagnino (“Um Sonho de Amor” e o futuro remake de “Suspiria”), Lynne Ramsay (“Precisamos Falar Sobre Kevin”) e Joon-ho Bong (“O Expresso do Amanhã” e “Okja”).

Agora, a atriz ganhadora do Oscar terá a oportunidade de fazer o novo filme da carreira de Apichatpong Weerasethakul (“Tio Boonme, que Pode Recordar de Suas Vidas Passadas”). Intitulado “Memoria”, o longa se passa durante o período colonial e mostra como o medo pode se manifestar na memória coletiva de um povo. Swinton e o cineasta tailandês vinham debatendo o projeto há mais de uma década.

A estrela britânica será vista neste ano nos cinemas com “Ilha de Cachorros”, animação de Wes Anderson premiada em Berlim, e no aguardado remake de “Suspiria” com o diretor de “Me Chame Pelo Seu Nome”. Já Apichatpong Weerasethakul está afastado das telonas desde “Cemitério do Esplendor”, de 2015.