Antes que você prossiga o pensamento que está tendo neste momento, pare.

Não, Manaus não teve um ano desastroso em termos de filmes que não chegaram por aqui. Pelo contrário e estes são três bons motivos:

  1. pela primeira vez desde 2008, todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme estrearam em Manaus. Sim, tiveram atrasos como “Moonlight” e “A Qualquer Custo”, mas, a situação é muito melhor do que quando obras como “Ela”, “A Hora Mais Escura” e “Argo” não passavam perto dos cinemas locais.
  2. exibido diariamente no Cinépolis do Shopping Ponta Negra, o projeto Cinema de Arte trouxe diversos filmes que, se não fosse ele, provavelmente estariam neste TOP 10: “Paterson”, “Lady Macbeth”, “Frantz”, “Jackie” e “Logan Lucky”;
  3. a inauguração do Cine Casarão, primeiro cinema de rua do Centro de Manaus em 15 anos, trouxe para a cidade muitos filmes da produção nacional alternativa como “Pendular”, “Divinas Divas” e “O Ornitólogo”, além do argentino “O Cidadão Ilustre” e o inglês “Além das Palavras”.
CONFIRA AQUI A LISTA COM TODOS OS LANÇAMENTOS NOS CINEMAS DE MANAUS EM 2017

Agora, se você está pensando coisas como “ah, mas, é só em uma sessão”, “mas, o preço é caro”, “mas, é longe”, “mas, a mídia não divulga”, “mas, o público é mal educado”, por favor, pare.

Por mais que seja doloroso admitir (e, para este que vos escreve, é), a ideia de uma ida ao cinema hoje em dia está mais associada ao grande espetáculo. Explico: hoje em dia, o consumidor, seja ele médio ou até mesmo cinéfilo, encara ir a uma sala de exibição necessária apenas quando é para filmes repletos de efeitos visuais e com um som altíssimo (as exceções ficam por conta das comédias românticas ou de uma produção cheia de hype  – “La La Land”, por exemplo). Aí, a sessão pode ser meia-noite, em 3D com combos de pipoca e refrigerante caríssimos e até mesmo gente falando alto: é lotação máxima!

VEJA AS LISTAS DE 2016, 2015, 20142013 e 2012

Todos os demais filmes é via torrent mesmo ou streaming. Claro que se trata de um (bom) sinal dos tempos modernos em que temos acesso mais rápido a produções do mundo inteiro, mas, também é um reflexo da cultura de anos dos multiplexs dos shoppings centers em que o cinema virou mais um produto, algo quebrado somente agora com a chegada do Cine Casarão e uma nova forma de se pensar o consumo de filmes.

Dito isso, vamos ao tradicional TOP 10 dos filmes rejeitados dos cinemas de Manaus em 2017:



10 – A Guerra dos Sexos

Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Lançamento no Brasil: 19 de outubro

Emma Stone saindo do sucesso de “La La Land” e ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, Steve Carell sempre carismático e adorado pelo público, temática feminista, mundo esportivo… Havia muitas formas de vender bem “A Guerra dos Sexos” nos cinemas de Manaus. Mesmo assim, não deu e o filme dirigido pelo dupla de “Pequena Miss Sunshine” ficou de fora.


9 – T2 Trainspotting

Direção: Danny Boyle
Lançamento no Brasil: 23 de março

A continuação do cult dirigido por Danny Boyle há mais de duas décadas estreou em um fim de semana disputado nos cinemas locais: “Fragmentado” e “Power Rangers”. Com isso, a produção que não comoveu nem mesmo os maiores fãs da história liderada por Ewan McGregor perdeu força e nem passou perto de chegar a Manaus.


8 – Detroit em Rebelião

Direção: Kathryn Bigelow
Lançamento no Brasil: 12 de Outubro

Os filmes de Kathryn Bigelow têm uma relação turbulenta com Manaus: “Guerra ao Terror” chegou com mais um de mês de atraso na cidade, enquanto “A Hora Mais Escura” ficou de fora. O mesmo cenário do drama com Jessica Chastain se repetiu com “Detroit”. A trama muito americana e estrear no dia das crianças com uma série de outros longas disputando espaço (“A Morte te dá Parabéns”, “Entre Irmãs”, “As Aventuras do Capitão Cueca” e “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”) dificultaram o lançamento na capital.



7 – O Apartamento

Direção: Asghar Farhadi
Lançamento no Brasil: 5 de janeiro

Exceto por uma única exibição de “A Separação” no finado Amazonas Film Festival, Asghar Farhadi teve filmes exibidos em Manaus apenas em cineclubes. Os cinemas comerciais da cidade nunca deram espaço a um dos principais diretores da atualidade. Nem mesmo a polêmica Irã-EUA no início do ano ou a estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foram suficientes para fazer este filmaço ganhar uma mísera sessão na cidade.


6 – No Intenso Agora

Direção: João Moreira Salles
Lançamento no Brasil: 9 de novembro

Como exposto na apresentação da lista, o cinema brasileiro alternativo encontrou sim espaço em Manaus. O belo documentário de João Moreira Salles (“Santiago”) foi uma das raras exceções. Tomara que projetos como o Cine Casarão ou o Cinema de Arte corrijam logo no início de 2018 este pecado cinematográfico.


5 – Bom Comportamento

Direção: Ben e Joshua Safdie
Lançamento no Brasil: 19 de outubro

Parece que o programador dos cinemas de Manaus entendeu que a vibe de Robert Pattinson é outra desde o fim da saga “Crepúsculo”. O Edward Cullen de arrancar suspiro das meninas sumiu para dar lugar a um ator cada vez mais ousado em escolhas arriscadas. Isso faz com que as chances de um filme dele voltar a ser exibido nas salas comerciais da cidade diminuam cada vez mais.


4 – A Criada

Direção: Chan-wook Park
Lançamento no Brasil: 12 de janeiro

Apesar de ter estreado em pleno período de férias, “A Criada” não enfrentou grandes adversários ao chegar ao Brasil: “Assassin´s Creed” e “Eu Fico Loko”. O drama sul-coreano do diretor de “Oldboy” possui uma trama muito engenhosa, repleta de reviravoltas capazes de prender o público até o fim, além de possuir cenas picantes e abordar a cultura asiática tão em alta por estas bandas. Entretanto, a miopia dos cinemas amazonenses impediu a chegada de um dos melhores filmes de 2017.


3 – Doentes de Amor

Direção: Michael Showalter
Lançamento no Brasil: 19 de Outubro

Tem gênero mais fácil de ser vendido do que a comédia romântica? Mesmo assim, “Doentes de Amor”, sucesso de público nos EUA, não foi lançado em Manaus. Para piorar, a ausência da produção pode marcar o retorno da não-vinda dos indicados ao Oscar de Melhor Filme aos cinemas da capital, já que o longa está cotado para ficar entre os nomeados da edição 2018.


2 – Com Amor, Van Gogh

Direção: Dorota Kobiela, Hugh Welchman
Lançamento no Brasil: 30 de Novembro

De todos os filmes do circuito alternativo mais necessários de serem vistos em uma sala de cinema em 2017, sem dúvida nenhuma, “Com Amor, Van Gogh” está no topo da lista. O desafio de realizar uma animação toda feita com pintura à óleo causa o mesmo impacto visual (até mais, na minha opinião) do que as batalhas intergaláticas de “Star Wars” ou uma explosão de “Guardiões da Galáxia” ou um carro voando de “Velozes e Furiosos”. A boa notícia é que há grandes chances do projeto Cinema de Arte lançar este longa polonês no Cinépolis do Shopping Ponta Negra logo no início de 2018.


1 – Uma Mulher Fantástica

Direção: Sebastian Lelio
Lançamento no Brasil: 7 de Setembro

O Brasil viveu um período turbulento nas artes em 2017 com ameaças de censura e discursos reacionários contra os artistas. Mesmo assim, Pablo Vittar foi um dos principais nomes do ano mostrando a força da cultura drag e a necessidade de se debater diversidade de gêneros. O cinema nacional também mostrou isso em filmes como “Divinas Divas” e “Corpo Elétrico”. Porém, o maior representante latino desta pauta na Sétima Arte veio do Chile com “Uma Mulher Fantástica”. A partir de uma atuação irrepreensível da transexual Daniela Vega, a produção está credenciada para levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018 após ter conquistado o Festival de Berlim. Manaus ainda não viu este importante longa latino. AINDA, pois, o Casarão de Ideias deve trazer “Uma Mulher Fantástica” em breve na programação.


OUTROS IMPORTANTES FILMES FORA DOS CINEMAS DE MANAUS EM 2017

Eu, Daniel Blake

Toni Erdmann


Eu Não Sou Seu Negro

Personal Shopper

Mulheres do Século XX


A Mulher que se Foi


Cidades Fantasmas

Colossal

De Canção em Canção

David Lynch – A Vida de um Artista

Na Praia à Noite Sozinha

O Formidável


Suburbicon – Bem-Vindos ao Paraíso

Uma Verdade Inconveniente 2

Vazante

Thelma