A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) divulgou a lista de melhores filmes de 2023. A produção do Norte do país teve grande participação no TOP 10 de curtas-metragens exibidos ou lançados nos circuitos de festivais: o paraense “Cabana”, o rondoniense “Ela Mora Logo Ali” e o roraimense “Mãri-Hi: A Árvore do Sonho”.

Dirigido por Adriana de Faria, “Cabana se passa no período da Cabanagem e mostra duas mulheres, interpretadas por Isabela Catão e Rosy Lueji, dentro de uma cabana tentando se proteger do perigo. O curta venceu o Festival do Rio e esteve na seleção da Mostra Amazônia do último Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023. A obra também foi exibida no 34º Curta Kinoforum e na 22ª Mostra Goiânia de Curtas.

Grande ganhador do Festival Olhar do Norte, “Ela Mora Logo Ali”, da dupla Fabiano Barros e Rafael Rogante, mostra uma humilde e ambulante vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho. A produção recebeu três Kikitos no Festival de Gramado – Melhor Filme do Júri Popular, Atriz e Roteiro. Também obteve prêmios em eventos na Alagoas, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, entre outros.  

“Mãri-Hi: A Árvore do Sonho”, de Morzaniel Ɨramari, foi exibido no Festival de Veneza e esteve na disputa por uma vaga no Oscar 2024. Na obra, quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

“Caixa Preta”, de Bernardo Oliveira e Saskia, venceu como Melhor Curta-Metragem brasileiro, enquanto “Mato Seco em Chamas” foi eleito o longa-metragem nacional de 2023. Por fim, “Assassinos da Lua das Flores” ganhou como Melhor Longa Internacional. A Abraccine conta com cinco integrantes do Amazonas, todos do Cine Set: Caio Pimenta, Camila Henriques, Ivanildo Pereira, Pâmela Eurídice e Susy Freitas.