Sem nunca ter sido indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a Turquia definiu o representante do país para tentar quebrar o jejum. A aposta será em “The Wild Pear Tree”, novo longa do consagrado diretor de Nuri Bilge Ceylan. A produção competiu à Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano. As informações são do site da Variety.

O filme traz a história de Sinan (Doğu Demirkol), um jovem apaixonado por literatura que sempre sonhou em se tornar um grande escritor. Ao retornar para o vilarejo em que nasceu, ele faz de tudo para conseguir juntar dinheiro e investir na sua primeira publicação. O problema é que seu pai deixou uma dívida que atrapalhará os seus planos. Ao todo, 12 longas concorriam à vaga e um comitê de 17 integrantes definiu o representante turco da disputa.

Esta é quinta vez que Nuri Bilge Ceylan tem um filme selecionado para concorrer ao Oscar pela Turquia: “Distante” (2002), “3 Macacos” (2008), “Era uma Vez na Anatólia” (2011) e o ganhador da Palma de Ouro, “Sono de Inverno” (2014), foram as escolhas anteriores.

O anúncio dos indicados ao Oscar 2019 acontece no dia 22 de janeiro de 2019. A cerimônia de premiação será no dia 24 de fevereiro.