Fim de ano é a hora das listas cinematográficas. E a revista francesa Telérama resolveu fazer a mais clichê de todas: qual o melhor filme de todos os tempos? Desta vez, “Cidadão Kane”, de Orson Welles, não levou a melhor. Quem se deu foi o suspense “Um Corpo Que Cai”, dirigido por Alfred Hitchcock, eleito o ganhador. As informações são do site do jornal Folha de São Paulo.

O TOP 10 privilegiou o cinema da década de 1950 com metade dos escolhidos saindo dessa época. A segunda colocação ficou com o clássico de Jean-Luc Godard, “O Desprezo”, e o pódio fica completo com a obra-prima de F.W Murnau, “Aurora”. A quarta posição é do queridinho cult “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch. O quinto lugar é do japonês “Era uma Vez em Tóquio”.

“Desejos Proibidos”, de Max Ophuls, “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen, “A Mãe e a Puta”, de Jean Eustache”, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, de Woody Allen e “Mensageiro do Diabo”, de Charles Laughton, completam o TOP 10. “Cidadão Kane”? Amargou a modesta 58ª posição.