Durou menos de 24 horas e todas as vagas para a oficina de crítica de cinema com teor feminista do Cine Set foram preenchidas. A atividade será realizada por Camila Henriques e Susy Freitas no próximo dia 27 de janeiro no Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, a partir das 14h às 17h.

Todas as pessoas que se inscreveram vão receber um email com orientações para participarem da oficina. O roteiro da atividade terá três momentos: no primeiro, serão apresentados os conceitos e caracterizações da crítica cinematográfica, tais como diferenciação entre crítica, opinião e análise fílmica, a diferença entre o espectador comum e o espectador que pretende escrever uma crítica, além dos passos para a produção desta. Num segundo momento, a proposta apresenta um embasamento básico sobre os estudos de representação da mulher no cinema. E, por fim, as participantes assistem e analisam um curta dirigido por uma mulher.

“Ficamos surpresas com a demanda. Mulheres que escrevem sobre cinema tendem a achar que fazem parte de um grupo muito reduzido, mas o interesse na atividade só cresce entre elas e a circulação de conteúdos como o da oficina e troca de experiências se mostram mandatórias”, declarou Susy Freitas. “Foi uma grata surpresa e a prova de que há demanda para cursos e eventos de cinema em Manaus. Esse é só o início de uma série de atividades que queremos fazer nesse sentido em 2018”, completou Camila Henriques.

A oficina “Outro olhar: oficina de crítica cinematográfica para mulheres” faz parte da agenda do programa Espaço Aberto da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.