Há algumas semanas foi anunciado que a rede FOX tinha renovado a animação “Os Simpsons” por mais duas temporadas, fazendo com que a série animada da família de Springfield chegue a inacreditáveis 28 temporadas. Porém, junto com uma boa notícia veio uma ruim: um dos mais veteranos dubladores da série, o ator Harry Shearer, anunciou pelo Twitter que está deixando o programa, e essa informação já foi confirmada pelos produtores da série.

No primeiro tweet, Shearer anunciou que estava saindo, e no segundo escreveu que o faria “porque quer a liberdade para fazer outras coisas” e desejou tudo de bom ao veterano produtor do seriado, o cineasta James L. Brooks. Shearer estava nos Simpsons desde o começo do programa em 1989. Ele dublava alguns dos mais populares personagens do desenho, como o Sr. Burns; Ned Flanders, o vizinho dos Simpsons; e o diretor Skinner.

Mais tarde, o atual produtor-executivo de “Os Simpsons”, Al Jean, declarou que a saída de Shearer se deve às tão polêmicas renovações de contrato. “Foi oferecido à Shearer o mesmo contrato dos outros atores, e ele recusou”. Jean revelou que um novo ator será escolhido para dublar os personagens de Shearer.

As renovações de contrato com os dubladores de “Os Simpsons” vêm causando confusões há algum tempo. Em 2004, o elenco se recusou a participar de leituras de roteiro até que a rede lhes cedesse aumentos, e em 2011, negociações tensas entre eles e a rede e os produtores do seriado levaram a uma redução de salários para todos.

Harry Shearer também já participou de vários filmes de sucesso, como “Isto é Spinal Tap” (1984), “Uma Equipe Muito Especial” (1993), “O Pescador de Ilusões” (1991) e “O Show de Truman” (1998), além, é claro, de “Os Simpsons: O Filme” (2007).