Considerado o maior prêmio da animação no cinema americano, o Annie Awards viu o domínio absoluto de “Viva – A Vida é uma Festa” na edição 2018. A produção da Pixar ganhou em todas as categorias que estava indicada e levou 11 estatuetas para casa. As informações são do site da Variety.

Melhor Filme, Direção com Lee Unkrich e Adrian Molina, Melhor Dublagem com Anthony Gonzalez, Efeitos Animados, Animação de Personagem, Design de Personagem, Música, Design de Produção e Editorial foram as categorias vencidas por “Viva – A Vida é uma Festa”. Com todas estas conquistas, a produção se credencia ainda mais para o Oscar após já ter levado o Globo de Ouro.

“Viva – A Vida é uma Festa” acompanha a história de Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

Concorrente ao Oscar de Melhor Animação, “The Breadwinner” recebeu o prêmio de Melhor Animação independente, enquanto “Dear Basketball”, do astro da NBA, Kobe Bryant, foi eleito o Melhor Curta-Metragem.