O drama “Youth” não deu chances para os concorrentes e venceu o Prêmio do Cinema Europeu deste ano. A produção italiana levou os prêmios de Melhor Filme, Diretor para Paolo Sorrentino e Ator com Michael Caine. A entrega das estatuetas aconteceu em Berlim, na noite deste sábado (12).

“Youth” superou fortes produções na categoria de Melhor Filme como, por exemplo, o ganhador do Leão de Ouro do Festival de Veneza, “Um Pombo Pousou em um Galho Refletindo Sobre a Existência”, o francês “Mustang” e o britânico “The Lobster”. Já Sorrentino tinha como adversários os diretores Nanni Moretti (“Minha Mãe”) e Malgorzata Szumowska ( “Body”).

O prêmio de Melhor Atriz ficou com Charlotte Rampling pelo trabalho em “45 Years”, enquanto “Amy” se sagrou o melhor documentário. O singelo “A Canção do Oceano”, da Irlanda, venceu como Melhor Animação e a crítica especializada celebrou o drama “Mustang” como a revelação do ano. Ganhador de dois Oscars por “Bastardos Inglórios” e “Django Livre”, Christoph Waltz recebeu uma homenagem pela carreira.

VEJA A LISTA COMPLETA DE VENCEDORES:

Melhor Filme: Youth
Melhor Diretor: Paolo Sorrentino, por Youth
Melhor Ator: Michael Caine, por Youth
Melhor Atriz: Charlotte Rampling, por 45 Years
Prêmio do Público: Marshland
Melhor Comédia do Ano: Um Pombo Pousou em um Galho Refletindo Sobre a Existência
Melhor Documentário: Amy
Melhor Animação: A Canção do Oceano
Melhor Curta-Metragem: Picnic
Melhor Roteiro: The Lobster
Melhor Direção de Fotografia: Boa Noite, Mamãe
Melhor Montagem: Body
Melhor Trilha Sonora: The Duke of Burgundy
Melhor Design de Produção: The Brand New Testament
Melhor Figurino: The Lobster
Melhor Som: As Mil e uma Noites