ALERTA: ESSE TEXTO CONTÉM POSSÍVEIS SPOILERS DE “O HOMEM DE AÇO”

“O Homem de Aço”, lançado em 2013, trouxe uma nova visão do Superman e inaugurou o universo dos heróis da DC Comics no cinema. Porém, nem todos os fãs e espectadores ficaram satisfeitos com o filme e a polêmica ao redor dele persiste até hoje. Um dos pontos mais criticados foi justamente a batalha final do filme, na qual a luta entre Superman e o vilão General Zod destrói grande parte da cidade de Metrópolis. Muitos espectadores presumiram que centenas, se não milhares de pessoas inocentes, morreram numa batalha que o herói da história deveria ter evitado.

Uma pessoa que não compreendeu a reação ao final do filme foi o seu próprio diretor, Zack Snyder, que está cuidando da pós-produção do próximo capítulo do Universo DC do cinema, “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”. Numa conversa com o site Entertainment Weekly, Snyder se pronunciou pela primeira vez sobre o polêmico final. “Fiquei surpreso [com a controvérsia], porque essa é uma ideia central do Superman para mim, de que não se pode ter super-heróis por aí sem que haja consequências”.

Snyder continuou, inclusive fazendo referência ao seu filme anterior de super-heróis, “Watchmen: O Filme” (2009): “Existem outros filmes de heróis onde brincam com a ideia de ninguém se machucar. Nós não fazemos isso. Que mensagem é essa? Que é ok ter toda essa destruição com nenhuma consequência para ninguém? ‘Watchmen’ também era sobre isso em muitos aspectos. Tinha aquela cena na qual Dan e Laurie são assaltados e eles batem nos criminosos. Eu fui o primeiro a dizer: ‘Quero mostrar o braço do cara sendo quebrado’. Não quero que seja tudo limpo. Quero que o espectador pense: ‘Oh, Deus, se um bandido for espancado num beco, o negócio vai ser sujo'”.

Ben Affleck, que vai interpretar o herói Batman no vindouro filme, também achou que o final de “O Homem de Aço” foi certo para aquele filme. Affleck até explicou como o final do longa anterior afeta o personagem Bruce Wayne: “Uma das coisas que gostei no Zack foi o fato dele mostrar as consequências da violência e que havia pessoas dentro daqueles prédios. E de fato, um daqueles edifícios pertencia ao Bruce Wayne, então ele conhecia pessoas que morreram naquele evento”.

Será que essas declarações conseguem mudar a opinião dos detratores do filme? De qualquer maneira, veremos as consequências da destruição em “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”, que estreia em março de 2016.