*texto especial escrito por Henrique Filho, leitor do site e participante dos cursos de cinema do Cine Set

É mês do dia das bruxas, Halloween, aproveitar o momento e assistir aquela listinha de filmes de terror pode ser uma boa pedida. Mas existem alguns elementos e clichês de filmes que de tanto assistirmos na tela, acabamos por considerá-los até enfadonhos ou de humor involuntário.

Um exemplo são as fórmulas dos “Slasher Movies”, que são aqueles filmes com algum assassino serial ou monstro (Jason, Freddy, Michael Myers, Leatheface, etc). Se você tiver vários filmes desse tipo para assistir, já te previno e te apresento situações que você poderá encontrar em todos esses filmes. Assim você pode brincar até de adivinho. Vamos a lista.


1 – Mulher Promíscua

Sim, uma das vítimas, geralmente a primeira, loira ou líder de torcida. Brincadeiras à parte, independentemente de ser loira ou não, essa vítima, sempre possui atributos (e o diretor explora e expõe mesmo) e personalidade promíscua. As vezes rola até o famoso peitinho, com aquela câmera subjetiva vendo a moça tirando a blusa ou colocando um sutiã depois do banho. Elas sempre sofrem na mão do algoz da vez. Morrem, pois no cinema de terror a ousadia e o sexo geralmente são punidos com a morte.


2 – Gritar e espernear

Esse é básico, todos gritam e principalmente a protagonista grita, grita e esperneia, de tal forma que se você assistir muito próximo da caixa de som é capaz de você ficar surdo.


3 – Recuar na presença de cadáver

Encontrar um cadáver é algo comum nesses filmes. E comum também é o personagem recuar horrorizado em um “moonwalk” básico e nesse pequeno tributo ao rei do pop, esbarrar no assassino ou figura suspeita. “Tcharã! Surpresa!”.


4 – Espelhos

Um dos clichês clássicos envolve esse objeto que os invasores trocavam com os nativos por ouro. Geralmente é abaixar na frente do espelho e ao levantar o assassino está atrás da vítima. Outras formas de utilizar o espelho são tomar banho e limpar o espelho embaçado ou também o abrir e fechar da prateleira. No final das contas não importa, a conclusão da cena é a mesma: Um grito rápido e sangue escorrendo pelo ralo ou espirrando na parede.


5 – Amasso no carro, barraca, banho pelado no lago

Forma preferida de matar dos assassinos, para eles é como promoção de supermercado, tipo pague um leve dois. Casais se amassando no carro, fazendo sexo na barraca ou quando a moça tira a roupa e corre pra lagoa, lago, igarapé, poça d’água que seja para se banhar e o cara bobão vai atrás, e assim fazendo com que ambos pereçam. Chega até a ser bíblico.


6 – Casas abandonadas

É impressionante isso, mas é fato, vítimas e casas abandonadas se atraem, o personagem pode estar correndo do assassino ou até mesmo só passeando, no famoso conhecendo a área ou fazendo uma trilha. O fato é que tá lá, ele encontra uma casa abandonada e não satisfeito ele entra na casa, será curiosidade? Nada é o roteirista que é preguiçoso mesmo.


7 – Sótãos e Porões, Cômodos abandonados

Não basta entrar na casa, tem que xeretar, mexer, encontrar um corpo ou pedaços do mesmo e até um retrato velho, daquele tipo que dá pistas sobre algum elemento do filme, o pior é que a casa sempre tem relação com o assassino.


8 – Fugas de carro

Tem tanto isso, em todos os filmes, que se acontecesse comigo de verdade, se eu tô sendo perseguido por um assassino a última coisa que eu faria era entrar em um carro pra fugir. O carro pode ter acabado de vir da revisão ou até mesmo ser um 0 km, pois é jovem, ele não vai pegar. Aqui a Lei de Murphy é absoluta, e não adianta cobrar seguro ou garantia no fim das contas, você vai tá morto.


9 – Gatos

Não sei, acredito que o simbolismo do felino dar um susto em algum personagem do filme seja graças à crença de que se um gato preto ao cruzar a sua frente você terá azar. Bem, nos filmes geralmente sempre tem uma cena em que o felino pula na frente do personagem ou tá dentro de um armário e lhe prega um belo susto.


10 – Tirar a máscara do assassino supostamente desacordado

Como tenho raiva de personagens de filmes de terror, sério, não tem cérebro, mas não as culpo ou os culpo, eu culpo mesmo os roteiristas(preguiçosos) que os transformam em personagens geralmente tão estúpidos. Quase sempre principalmente em filmes em que os psicopatas não são monstros, um personagem supostamente faz o assassino desmaiar, o derruba no chão, ganha vantagem. Mas ao invés de aproveitar a chance e decapitar o vilão, não, não, ele tem que tirar a máscara e ver quem está por baixo ou correr. Cara corta a cabeça dele e depois tu descobres quem é, chama a polícia, tsc.


11 – Carona ou ajuda de estranho ao ser perseguido

Sempre em determinado momento em alguns dos filmes a vítima corre e pede a ajuda de alguém na estrada. O que ela não sabe é que a tal ajuda tem algum parentesco ou cumplicidade com o assassino ou é até mesmo o dito cujo sem uniforme.


12 – Correr não adianta

 Você pode ser o campeão dos 100 metros, ser mais rápido que o Flash, campeão da São Silvestre, não adianta correr, quando você olhar para trás, ele vai estar lá e você vai morrer e ainda vai morrer com fadiga, melhor se entregar logo. Fazer como alguns pássaros que entram na boca da cobra sem ela precisar dar o bote.

13 – Protagonista

Sempre se apaixona ou se envolve com alguém que morre durante o filme. Além de claro possuir algum trauma de infância ou problemas familiares, órfã, e se for protagonista feminina geralmente tem um irmão otário. Pode ser que ela até tenha ou não alguma relação com o assassino. Ela será perseguida, tomará sustos, e sempre vai olhar para um lugar e ver o psicopata à espreita, pra no momento seguinte desviar a visão e quando olhar de novo não enxergar mais ninguém. E ai quantos filmes vocês já assistiram com cenas assim como descrevi? A verdade é que não importa quantas vezes essas cenas sejam repetidas nesses filmes, afinal de contas o público sempre vai estar lá prestigiando o banho de sangue, mesmo que seja em uma nova década e com supostas novas regras.