leviathan30 – Leviatã

Direção: Andrey Zvyagintsev

Elenco: Elena Lyadova, Aleksey Serebryakov, Lesya Kudryashova, Vladimir Vdovichenkov

Sinopse: Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem – não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas.

Pode dar Certo: ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e possível indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Leviatã” traz credenciais fortes para ser um dos grandes longas do cinema europeu a ser lançado no Brasil em 2014.

Pode dar Errado: pouca ligação do Brasil com a Rússia pode despertar baixo interesse pelo filme focado muito nas questões sociais do país europeu e com fortes críticas a Vladimir Putin.

Previsão de Estreia no Brasil: 15 de Janeiro

THE IMITATION GAME.jpg29 – O Jogo da Imitação

Direção: Morten Tyldum

Elenco: Benedict Cumbertbach, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong

Sinopse: Cinebiografia do matemático inglês Alan Turing responsável por decifrar o “código impossível” dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Pode Dar Certo: filme vem forte por ser um dos candidatos ao Oscar 2015 e traz um elenco de estrelas em ascensão como Benedict Cumberbatch e Keira Knightley.

Pode Dar Errado: “O Jogo da Imitação” parece aqueles projetos moldados para vencer o Oscar: cinebiografia de um herói da Segunda Guerra com passagem por história de superação e suspense. Esse tipo de filme, muitas vezes, costuma ser apenas competente, mas sem grande brilho.

Previsão de Estreia no Brasil: 29 de Janeiro

cinderela28 – Cinderela

Direção: Kenneth Branagh

Elenco: Helena Bonham Carter, Cate Blanchett, Hayley Atwell, Richard Madsen

Sinopse: Uma menina que é adotada por uma dama da classe alta, que a faz de escrava. Com a ajuda de uma fada, ela conquista o coração de um príncipe, mas precisa esconder sua real identidade.

Pode Dar Certo: as presenças de nomes do porte de Cate Blanchett, Helena Bonham Carter e Kenneth Branagh servem para dar um voto de confiança no projeto da Disney.

Pode Dar Errado: “Branca de Neve e o Caçador”, “Espelho, Espelho Meu”, “Alice no País das Maravilhas”, “Malévola”… Adaptações em live-action de contos de fadas da Disney não faltaram nos últimos anos, porém, os resultados ficaram a desejar com muitos efeitos especiais e pouca inspiração para ousar de verdade. Por que acreditar que “Cinderela” será diferente?

Previsão de Estreia no Brasil: 2 de Abril

a_historia_da_eternidade27 – A História da Eternidade

Direção: Camilo Cavalcante

Elenco: Irandhir Santos, Débora Ingrid, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos

Sinopse: Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Amam e desejam ardentemente.

Pode Dar Certo: o cinema pernambucano é, de longe, o mais interessante do Brasil nos últimos anos. Ganhador do Festival de Paulínia em 2014 e selecionado para o Festival de Roterdã, “A História da Eternidade” promete ser o principal lançamento da produção do estado em 2015 e traz mais uma atuação de gala de Irandhir Santos.

Pode Dar Errado: as comédias brasileiras da Globo Filmes dominam o mercado sem dar espaço para os projetos mais dramáticos nas bilheterias. “A História da Eternidade” terá dificuldades para quebrar essa barreira pela história com muita violência e sexo, o que deve elevar a classificação indicativa do filme.

Previsão de Estreia no Brasil: sem previsão

InherentViceFullSize26 – Vício Inerente

Direção: Paul Thomas Anderson

Elenco: Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Reese Whiterspoon, Owen Wilson

Sinopse: Baseado no romance de Thomas Pynchon, segue os passos de Larry “Doc” Sportello, um detetive particular viciado em maconha que perambula pela Los Angeles de 1969 atrás do amor.

Pode Dar Certo: “Boogie Nights”, “Magnólia”, “Sangue Negro” e “O Mestre”. Poucos diretores na atualidade tem uma filmografia tão consistente e desafiadora como Paul Thomas Anderson. Como se não bastasse, o cineasta ainda se reúne com Joaquin Phoenix, ator em momento brilhante com atuações de destaque em “Ela” e “Era Uma Vez em Nova York”.

Pode Dar Errado: quando a temporada de premiações começou a esquentar, “Vício Inerente” perdeu força e saiu da briga pelas indicações. Nem mesmo os badalados PT Anderson e Joaquin Phoenix conseguiram fazer o filme embalar. A crítica especializada nos EUA também não se mostrou muito empolgada. Corre o risco de ser o longa mais fraco lançado pelo cineasta.

Previsão de Estreia no Brasil: 26 de Março

forcamaior25 – Força Maior

Direção: Ruben Östlund

Elenco: Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Clara Wettergren, Vincent Wettergren

Sinopse: Uma família sueca passa as férias nos Alpes para esquiar. Eles ouvem um estrondo, que poderia ser um alerta de avalanche. Mas o pai não acredita na possibilidade de perigo. Enquanto comem, são surpreendidos pela avalanche. O pai reage com covardia, o que fará com que ele seja perseguido pelos seus erros até o fim de sua vida.

Pode Dar Certo: forte candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhador do Prêmio do Júri da mostra ‘Um Certo Olhar’ do Festival de Cannes, “Força Maior” tem uma história capaz de trazer identificação com o público pela crise de um relacionamento a partir de um momento decisivo para uma família. Consegue divertir, emocionar e deixar tenso o espectador, ou seja, pacote completo.

Pode Dar Errado: “Força Maior” deve sofrer com limitação de circuito alternativo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sendo muito difícil de vê-lo pelas telas de outras cidades brasileiras.

Previsão de Estreia no Brasil: 12 de Março

the_walk_joseph_gordon_levitt_a_l24 – The Walk

Direção: Robert Zemeckis

Elenco: Joseph Gordon-Lewitt, Ben Kingsley, Charlotte Le Bon

Sinopse: A história do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. A ação ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.

Pode Dar Certo: Robert Zemeckis sempre foi um especialista em contar histórias extraordinárias e emocionantes (“Forrest Gump”, por exemplo). Aliado ao talento de Joseph Gordon-Lewitt, “The Walk” pode ser uma das experiências mais marcantes do cinema em 2015.

Pode Dar Errado: o tema World Trade Center ainda é muito sensível a Hollywood e até mesmo um cineasta como Oliver Stone caiu na pieguice ao abordá-lo no fraco “As Torres Gêmeas”. Zemeckis precisa evitar essa armadilha e ainda não se tornar repetitivo por causa do excelente documentário “O Equilibrista” sobre o mesmo tema.

Previsão de Estreia no Brasil: 8 de Outubro

MRODFAST6BR23 – Velozes e Furiosos 7

Direção: James Wan

Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Jason Statham

Sinopse: Ian Shaw procura vingança contra Dominic Toretto e sua gangue pela morte do irmão.

Pode Dar Certo: sucesso certo nas bilheterias, filme ganha mais interesse por ser o último trabalho feito por Paul Walker, morto em um acidente de carro em novembro de 2013.

Pode Dar Errado: o que o sétimo filme de “Velozes e Furiosos” tem a oferecer que os anteriores já não mostraram?

Previsão de Estreia no Brasil: 2 de Abril

maxresdefault22 – Ted 2

Direção: Seth Macfarlane

Elenco: Mark Whalberg, Amanda Seyfried, Morgan Freeman, Liam Neeson

Sinopse: Sequência da comédia de sucesso de 2012, estrelada por um urso de pelúcia desbocado e imaturo (voz de Seth McFarlane), sempre acompanhado de seu melhor amigo, John (Mark Wahlberg).

Pode Dar Certo: aposta principal da comédia de Hollywood em 2015, “Ted 2” tem tudo para ser o filme mais desbocado do ano.

Pode Dar Errado: Seth Macfarlene pisou feio na bola com o fraco “Um Milhão de Maneiras de Pegar Na Pistola”. Continuação de “Ted” pode confirmar um mero escorregão ou representar a queda na qualidade do comediante.

Previsão de Estreia no Brasil: 9 de Julho

cena-da-comedia-brasileira-minha-mae-e-uma-peca-o-filme-estrelada-por-paulo-gustavo-e-ingrid-guimaraes-1371797337722_1920x108021 – Minha Mãe é uma Peça 2

Direção: André Pellenz

Elenco: Paulo Gustavo, Herson Capri, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo

Sinopse: Sucesso como apresentadora de um programa de TV, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) resolve tentar novos relacionamentos, deixando para trás o pedido de Carlos Alberto (Herson Capri) para que reatem. O problema é que cada possível namoro empaca justamente devido à preocupação dela com os filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo).

Pode Dar Certo: depois do sucesso de público do primeiro filme (mais de 4 milhões de ingressos vendidos), Paulo Gustavo busca se consolidar, ao lado de Leandro Hassum, como campeão de bilheteria no Brasil.

Pode Dar Errado: mesmo com bons públicos, comédias populares brasileiras não conseguem mostrar criatividade e aspecto televisivo traz uma série de projetos pobres nos cinemas. Se mantiver o nível visto dos últimos anos, “Minha Mãe é uma Peça” tem tudo para ser uma verdadeira bomba.

Previsão de Estreia no Brasil: 18 de Junho

into-the-woods-220 – Caminhos da Floresta

Direção: Rob Marshall

Elenco: Emily Blunt, Meryl Streep, Chris Pine, Johnny Depp

Sinopse: Uma bruxa (Meryl Streep) está decidida a dar uma lição em vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Cabe a um padeiro e sua esposa a tarefa de enfrentá-la, de forma a colocar as histórias e seus personagens em ordem.

Pode Dar Certo: Rob Marshall sempre está muito à vontade no musical e estar ao lado de Meryl Streep contribui para altas expectativas em relação ao filme. Candidato a muitas indicações no Oscar 2015.

Pode Dar Errado: igual a “Cinderela”, “Caminhos da Floresta” aposta na releitura de contos de fadas. Quantidade excessiva de projetos com essa temática pode causar desgaste e não trazer nada novo de fato.

Previsão de Estreia no Brasil: 29 de Janeiro

Disney's TOMORROWLAND Casey (Britt Robertson)  Ph: Film Frame ©Disney 201519 – Tomorrowland

Direção: Brad Bird

Elenco: George Clooney, Hugh Laurie, Britt Robertson

Sinopse: Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência. Um dia, ela encontra uma pequena peça que permite que se transporte automaticamente para uma realidade paralela, criada por Frank Walker (George Clooney), um ex-garoto prodígio que hoje está desiludido.

Pode Dar Certo: no meio de tantas sequências, “Tomorrowland” aparece como um sopro de criatividade em Hollywood. Ter a direção do sempre competente Brad Bird e um elenco com George Clooney e Hugh Laurie deixam as coisas ainda mais animadas.

Pode Dar Errado: com tantos filmes baseados em universos mágicos (“Cinderela”, “Caminhos da Floresta”, “O Destino de Júpiter”) e heroínas femininas (“Jogos Vorazes”, “Insurgente”), “Tomorrowland” vai conseguir trazer algum diferencial?

Previsão de Estreia no Brasil: 21 de Maio

MTTS_00878.NEF18 – Mapas Para as Estrelas

Direção: David Cronenberg

Elenco: Julianne Moore, Robert Pattinson, Mia Wasikowska

Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.

Pode Dar Certo: David Cronenberg dando umas cutucadas em Hollywood é sempre bem-vindo. Com Julianne Moore em um personagem que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, tudo fica ainda mais interessante.

Pode Dar Errado: nem mesmo o atraso de quase um ano do filme no Brasil vai fazer com que lançamento aconteça fora do circuito alternativo.

Previsão de Estreia no Brasil: 26 de Fevereiro

terminator217 – O Exterminador do Futuro: Gênesis

Direção: Alan Taylor

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Emilia Clarke, Jai Courtney

Sinopse: Quinto episódio da franquia O Exterminador do Futuro (1984), na qual Arnold Schwarzenegger interpreta um androide futurista que ataca os terráqueos.

Pode Dar Certo: será a última chance da série conseguir sobreviver após o fracasso dos dois últimos filmes. Oportunidade também para Arnold Schwarzenegger voltar a ser astro de cinema depois da aventura na política.

Pode Dar Errado: “O Exterminador do Futuro” funcionou muito bem quando esteve nas mãos de James Cameron. Credenciais de Alan Taylor (“Thor – O Mundo Sombrio”) não animam muito por algo diferente de muita ação e pouca história.

Previsão de Estreia no Brasil: 2 de Julho

despicable_me_2_minions-wallpaper116 – Minions

Direção: Pierre Coffin, Kyle Balda

Elenco: Steve Carell, Sandra Bullock, Jon Hamm

Sinopse: Seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários vão até uma convenção de vilões e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

Pode Dar Certo: Dreamworks aposta no carisma dos simpáticos seres fofinhos para fazer fortuna no mundo inteiro. Capaz de surpreender se tiver muitas gags visuais.

Pode Dar Errado: os Minions sempre roubaram a cena nos filmes da série “Meu Malvado Favorito” nos poucos minutos em que apareciam. Segurar um longa-metragem de 90 minutos por inteiro pode fazer com que o charme deles acabe se diluindo e torná-los cansativos. Risco grande da Dreamworks.

Previsão de Estreia no Brasil: 25 de Junho

https://www.youtube.com/watch?v=KNSeiYpYIEA

American_Sniper_215 – Sniper Americano

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Ganner

Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, este filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

Pode Dar Certo: Bradley Cooper vive uma grande fase com duas indicações ao Oscar nos últimos anos (“O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”). Agora, ele encara o papel mais desafiador da carreira e terá o comando do experiente Clint Eastwood.

Pode Dar Errado: faz tempo que Clint Eastwood não consegue um sucesso absoluto e o último projeto dele, “Jersey Boys” passou despercebido pelos cinemas.

Previsão de Estreia no Brasil: 19 de Fevereiro

Leia o restante da lista neste sábado (3) no Cine Set!