Destaque do Festival de Gramado, o filme “Aquarius” venceu o prêmio de melhor filme segundo o júri do festival holandês World Cinema Amsterdam. A decisão foi anunciada neste domingo (28). Já o prêmio de melhor filme segundo público ficou com “The Salesman”, do diretor iraniano Asghar Farhadi.

“Grande felicidade para toda a equipe do filme e estamos ainda mais felizes com a estreia nacional se aproximando, dia 1 de setembro”, publicou no Facebook a equipe do longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”).

Estrelado por Sonia Braga, o filme foi homenageado na abertura da 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado, onde teve a primeira exibição no país.

Cercado de polêmica, “Aquarius” conta a história de uma jornalista aposentada que mora em um edifício à beira-mar no Recife, cujo nome dá título ao filme, e que tenta resistir à especulação imobiliária.

O longa ganhou ainda mais projeção após diretor e a equipe do filme realizarem um protesto contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff durante a última edição do Festival de Cannes.

Na semana passada, o filme recebeu do Ministério da Justiça classificação indicativa de não recomendado para menores de 18 anos, Segundo o órgão, o filme do diretor Kleber Mendonça Filho tem cenas de “sexo explícito” e “drogas”. A distribuidora Vitrine Filmes chegou a entrar com recurso na Justiça, pedindo que a classificação fosse revista para 16 anos, mas o pedido foi negado.

do site UOL

Facebook Comments