Uma votação realizada pela BBC Culture com 177 críticos de cinema de 36 países elegeu “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, como o melhor filme do século XXI. O brasileiro “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, ficou com a 38ª posição. As informações são do site The Guardian.

O chinês “Amor à Flor da Pele”, de Kar-Wai Wong, ficou com a segunda colocação e “Sangue Negro”, de Paul Thomas Anderson, completa o pódio. Hayao Miyazaki e o belo “A Viagem de Chihiro” está na quarta posição seguido de “Boyhood”, de Richard Linklater, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, de Michel Gondry, e “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick.

A co-produção do Japão com Taiwan, “As Coisas Simples da Vida”, de Edward Yang, está no oitavo lugar, “A Separação”, de Asghar Farhadi, ficou no nono lugar e, fechando o TOP 10, está “Inside Llewyn Davis”, de Joel e Ethan Coen.

Os diretores com mais filmes na lista são Wes Anderson, Apichatpong Weerasethakul, Christopher Nolan, Michael Haneke, Paul Thomas Anderson e Joel e Ethan Coen. Cada um teve três filmes no TOP 100. O ano com mais produções foi 2012 com 10 filmes seguido de 2013 com nove longas.

VEJA O TOP 10

1 – Cidade dos Sonhos, de David Lynch

2 – Amor à Flor da Pele, de Kar-Wai Wong

3 – Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson

4 – A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki

5 – Boyhood, de Richard Linklater

6 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry

7 – A Árvore da Vida, de Terrence Malick

8 – As Coisas Simples da Vida, de Edward Yang

9 – A Separação, de Asghar Farhadi

10 – Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen

Veja a lista completa (clique aqui)!

Facebook Comments