O Cine Set abre as inscrições para o curso “Análise Fílmica – Sucessos do Cinema de 2017“. As aulas serão realizadas entre os dias 14 a 18 de agosto no Impact Hub, localizado na Avenida Ephigênio Salles, 1299, das 19h às 22h. Serão disponibilizadas APENAS 10 vagas.

 As aulas têm como objetivo ampliar o olhar do público sobre o cinema e as produções em questão. Os críticos do Cine Set Danilo Areosa e Ivanildo Pereira irão analisar cinco grandes filmes lançado no Brasil neste ano: “La La Land”, “Moonlight – Sob a Luz do Luar”, “Fragmentado”, “A Criada” e “Mulher-Maravilha”.

As inscrições serão feitas através do e-mail cinesetufam@gmail.com. Os interessados que entrarem em contato via e-mail serão informados imediatamente sobre como proceder para a efetivação da matrícula. O valor total do curso é de R$ 100, com emissão de certificado de 15 horas.

O curso pode ser feito por pessoas a partir de 13 anos,tanto para quem é cinéfilo ou para aqueles que querem dar os primeiros passos na crítica cinematográfica, além de admiradores da cultura em geral.


SAIBA MAIS

O QUÊ – Análise Fílmica – Sucessos do Cinema de 2017 (“La La Land”, “Moonlight – Sob a Luz do Luar”, “Fragmentado”, “A Criada” e “Mulher-Maravilha”)”

QUANDO – 14 A 18 DE AGOSTO DE 2017

ONDE – Impact Hub, Avenida Ephigênio Salles, 1299 (com estacionamento próprio)

HORÁRIO – 19h às 22h

INSCRIÇÕES – a partir desta terça-feira, 1 de agosto (até quando tiverem vagas) no e-mail cinesetufam@gmail.com

CARGA HORÁRIA: total de 15 horas, com emissão de certificado


EMENTA


AULA 1 – ‘LA LA LAND – CANTANDO ESTAÇÕES’

Situar o filme dentro do gênero musical, observando-o em relação às convenções do gênero. Pensar as influências cinematográficas e a ressignificação de códigos dos musicais. Analisar as características de Mise-en-scène do filme (cores, figurinos, movimentos de câmera) e roteiro. 


AULA 2 – ‘MOONLIGHT – SOB A LUZ DO LUAR’

Realizar estudo de personagem. Analisar os elementos contextuais e simbólicos a partir da direção de fotografia. Avaliar como a direção de Barry Jenkins constrói um drama social enquanto experiência poética. Debater o retrato da masculinidade no filme a partir da estrutura do roteiro.


AULA 3 – ‘A CRIADA’

Estudar a noção de autoria a partir da visão do filme no corpo da filmografia de Park Chan-Wook. Analisar os elementos simbólicos expressos na direção de fotografia, direção de arte e figurino enquanto indicadores dos temas da obra. Compreender a criação de suspense a partir da estrutura do roteiro. Situar o filme no contexto do cinema sul-coreano e LGBT+.


AULA 4 – ‘FRAGMENTADO’

Analisar o processo  de criação da história a partir do roteiro. Realizar estudo dos personagens e seu papel enquanto representação de transtornos mentais no cinema. Compreender a criação de suspense a partir da estrutura do roteiro de M.Night Shyamalan.


AULA 5 – ‘MULHER-MARAVILHA’

Contextualizar as origens da personagem e as principais histórias que influenciaram no roteiro do longa. Analisar as semelhanças e diferenças entre Mulher-Maravilha e outros filmes de heróis. Apresentar o conceito de “Jornada da Heroína” como opção de estrutura de roteiro. Refletir sobre a noção de “male gaze” como ponto de referência à direção de fotografia.  Compreender a relação entre direção de arte e figurino e a pesquisa histórica sobre a estética greco-romana.


OS PROFESSORES

DANILO AREOSA: formado em Psicologia, é cinéfilo desde a infância. Escreve críticas e matérias para o Cine Set, bem como desenvolve e participa de atividades acadêmicas e de rodas de conversa de eventos realizados pelo site. Ministrou o curso de cinema Elementos do Olhar em 2017 pelo Cine Set. É também colaborador do programa 2Nerd, realizado pela Rádio Em Tempo.

IVANILDO PEREIRA: Formado em Ciências Biológicas e em Jornalismo pela Faculdade Martha Falcão. Escreve sobre cinema desde 2010, após ter feito o curso Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça. Atualmente, além de produzir críticas e matérias para o Cine Set, está também envolvido nas atividades acadêmicas do site, além de colaborar para o site de cinema Revista Moviement.


O CINE SET

Site independente de cinema produzido em Manaus existente desde setembro de 2014. Durante dois anos, o projeto esteve associado ao Portal D24AM como um dos blogs do site. Produzido por oito integrantes, o Cine Set busca abordar assuntos relevantes ao cinema, especialmente, ao produzido no Amazonas.