Ganhador do Oscar de Melhor Diretor em 1979 por “O Franco-Atirador”, Michael Cimino morreu na tarde deste sábado (2). A morte do cineasta foi anunciada pelo diretor do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, em postagem no Twitter. Ele tinha 77 anos. As informações são do site da Variety.

Michael Cimino começou a carreira em 1974 com “O Último Golpe”. Foi com o segundo filme da carreira, o drama “O Franco-Atirador”, com Robert DeNiro e Meryl Streep, que ele atingiu o auge da carreira: Oscar de Melhor Filme e Diretor. Empolgado com o sucesso, Cimino resolveu embarcar na superprodução “O Portal do Paraíso”. Atrasos no cronograma da produção e estouros no orçamento levaram a fracasso retumbante responsável pela falência do estúdio United Artists. Depois disso, ele fez apenas mais quatro filmes sem grande repercussão: “O Ano do Dragão” (1985), “O Siciliano” (1987), “Horas do Desespero” (1990) e “Na Trilha do Sol” (1996).

O diretor nasceu em Nova York e cresceu em Long Island, sendo filho de um pai ligado ao mundo da música e a mãe estilista. Em 1971, Cimino se mudou para Los Angeles e roteirizou “Silent Running”, filme com viés ecológico com Bruce Dern e o segundo longa da série Dirty Harry.

Michael Cimino (1939 – 2016)