Demorou 70 anos, mas o documentário “Night Will Fall“, realizado por Alfred Hitchcock, chega aos cinemas na Europa. O filme traz imagens nunca vistas de vítimas do Holocausto na época do final da Segunda Guerra Mundial, sendo um importante documento histórico.

Algumas imagens de “Night Will Fall” já haviam sido usadas no filme para a TV “A Painful Reminder“, assim como numa exibição do próprio filme, ainda que numa versão reduzida, no canal televisivo Channel 4. Agora o filme foi finalmente montado a partir das especificações de Hitchcock e estreou em Londres, no BFI Southbank, e no mês que vem entrará em circuito na cidade.

» CONFIRA TAMBÉM: Na seção “Cinema Para Ler”, falamos sobre “Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose”

“Night Will Fall” acompanha as tropas aliadas no processo de libertação de prisioneiros em centenas de campos de concentração e trabalhos forçados na Alemanha, Áustria e leste europeu. Dentre as imagens estão os campos de concentração mais conhecidos, como Auschwitz e Majdanek. Na época, o filme foi feito no intuito de confrontar civis e prisioneiros de guerra alemães acerca das atrocidades cometidas pelos nazistas.

Diversos problemas impediram que “Night Will Fall” fosse lançado ao fim da guerra. Dentre elas estão as imagens extremamente chocantes e problemas de ordem técnica na pós-produção. Após exaustivo trabalho de restauração do filme, ele finalmente chega ao público e em breve deve ser lançado em formato digital.