A noite de entrega do Globo de Ouro resvalou no tédio por diversos momentos. Exceto pela vitória de “O Grande Hotel Budapeste” contra o favorito “Birdman” na disputa de Melhor Filme Comédia/Musical, todas as outras categorias relacionadas a cinema tiveram resultados esperados.  Se ainda é cedo afirmar que o prêmio da Imprensa Estrangeira em Hollywood foi uma prévia do Oscar 2015, a tendência apontada na noite deste domingo (12) em Los Angeles mostra um cenário previsível até lá.

Isso significa o favoritismo absoluto de “Boyhood” na temporada de premiações. Produção levou os três prêmios esperados que fosse ganhar (Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor com Richard Linklater e Melhor Atriz Coadjuvante para Patricia Arquette), confirmando a força desse projeto adorado tanto pela imprensa especializada quanto pela própria classe artística americana por trazer a maturidade cada vez mais esquecida por uma Hollywood infantilizada.

“Boyhood” cresce ainda mais pela divisão de forças entre “O Grande Hotel Budapeste” e “Birdman”. Quando se esperava a vitória do longa de Alejandro González Iñarritu após conquistar as categorias de Melhor Ator Drama (Michael Keaton) e Roteiro, a aventura de Wes Anderson tirou a estatueta de Melhor Filme de Comédia/Musical. Se “Budapeste” garantiu a vaga no Oscar de uma vez por todas, “Birdman” sofreu um revés inesperado, abalando a confiança de uma polarização com a obra de Linklater pela estatueta dourada.

richard linklater globo de ouro 2015

DIREÇÃO

A própria conquista de Richard Linklater como melhor diretor fortalece o caminho de “Boyhood” rumo ao Oscar de Melhor Filme. O consenso na indústria e imprensa especializada pelo trabalho excepcional do cineasta por conseguir controlar uma produção ao longo de 12 anos e elevar ainda mais a qualidade já vista na excelente trilogia “Antes do Amanhecer” impede a chance de qualquer outro diretor conseguir competir em pés de igualdade com Linklater. Se joga contra Iñarritu o fato do compatriota mexicano Alfonso Cuáron ter ganho a mesma categoria no ano passado, os votantes da Academia e dos sindicatos americanos vão enxergar a chance de premiar Wes Anderson em Melhor Roteiro Original como uma compensação pela derrota nesta categoria.

michael keaton julianne moore globo de ouro 2015

ATUAÇÕES PRINCIPAIS

Para Melhor Ator, Michael Keaton está com a faca, o queijo, o vinho, os talheres e o que você mais quiser nas mãos para levar todos os prêmios. A possibilidade de fazer ressurgir um ator para o estrelato e a chance de vê-lo fazendo os ótimos discursos nas cerimônias de premiações encanta Hollywood. Eddie Redmayne até poderia ser uma pedra no sapato do ex-Batman, porém, a sensação de ser muito jovem com uma carreira inteira por construir e uma atuação clássica para vencer o Oscar (cinebiografia de figura adorada pelo público com intensa interpretação física) soa convencional demais.

Julianne Moore está imbatível na categoria de Melhor Atriz. Muito disso se deve a três fatores: 1) a necessidade de premiar uma intérprete respeitada sem ainda ter vencido um Oscar; 2) a ausência de concorrentes de peso pelo fato dos principais filmes terem como protagonistas figuras masculinas; 3) opção da atuação clássica com intenso trabalho físico em vez da escolha de um papel forte como o feito por Rosamund Pike em “Garota Exemplar”.

j.k. simmons patricia arquette globo de ouro 2015

ATUAÇÕES COADJUVANTES

O carinho de toda a comunidade cinematográfica de Hollywood por J.K Simmons deve levá-lo ao primeiro Oscar da carreira. Nem mesmo os elogiados trabalhos de Mark Ruffalo em “Foxcatcher” e Ethan Hawke por “Boyhood” devem mudar o panorama apresentado no Globo de Ouro. Sente-se a necessidade de premiar o grande destaque de “Whiplash” pelo fato de não se saber quando ele terá uma outra oportunidade tão boa na carreira, além, claro, de ser um ótimo trabalho.

Patricia Arquette, então, é mais do que barbada como atriz coadjuvante. Nem a onipresente Meryl Streep e muito menos a simpática Emma Stone serão capazes de conseguir bater a intérprete da mãe de Mason. Será ainda a oportunidade de representar o respeito por toda a persistência do elenco de “Boyhood” por voltar ano após ano para gravar o filme.

birdman homem-pássaro

ROTEIROS

Os três grandes filmes da temporada de premiação disputam o prêmio de Roteiro Original: “O Grande Hotel Budapeste”, “Boyhood” e “Birdman”, este último vencedor da categoria no Globo de Ouro. Mesmo com a conquista, a Academia pode querer compensar a derrota de Wes Anderson em direção. Já o texto de Linklater, por ser menos esquemático, corre bem por fora.

Entre a turma dos adaptados, os ingleses “O Jogo da Imitação” e “A Teoria de Tudo” dominam a briga com chances mínimas para “Garota Exemplar” surpreender.

leviatã globo de ouro 2015

ONDE PODE SAIR AS SURPRESAS

A vitória de “Como Treinar Seu Dragão 2” no Globo de Ouro mostrou a força da produção da Dreamworks na disputa. Porém, ao contrário de 2014 quando “Frozen” dominou a categoria, “Uma Aventura Lego” pode surpreender pelos elogios ostensivos da crítica americana e por fugir do tradicional tanto na questão técnica como no roteiro sarcástico e inteligente. A escolha no Oscar vai depender muito sobre quão convencional será a Academia.

Já em Melhor Filme Estrangeiro, o russo “Leviatã” pegou embalo na crise de relacionamento entre Vladimir Putin e Barack Obama. Saber se a categoria no Oscar terá esse peso político levado em conta pode fazer o ganhador se repetir. Por outro lado, a temática de “Ida” sobre os traumas do nazismo sempre foi muito bem vista pela Academia e a fotografia em preto e branco chama a atenção para o domínio técnico excelente do diretor Pawel Pawlikowski. Ainda tem as zebras vindas da Argentina e Suécia, respectivamente, “Relatos Selvagens” e “Força Maior”. Por definir.