Que a edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês começa na próxima quinta-feira (11) em Manaus, o Cine Set já divulgou pra você. Agora tudo que você precisa se não quiser dar tiro no escuro é seguir o nosso guia essencial dos filmes da mostra, que acontecerá no Cinépolis Ponta Negra e Cinépolis Millenium. Confira!

Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte

Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte – IMPERDÍVEL

Quando passa: Millenium: quinta-feira (11) às 17h30; Ponta Negra: sexta-feira (12) às 21h30

Direção: Anne Fontaine

Elenco: Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng

Por que vale a pena assistir: Além de ser um filme dirigido por uma diretora mulher (algo significativo no mundo do cinema e que explicamos aqui), “Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte” é bem avaliado pela crítica internacional. Na trama do longa, a inglesa Gemma Bovery (Gemma Arterton) e o marido Charlie (Jason Flemyng) se mudam para uma pequena cidade francesa. Ela acaba se envolvendo com outro forasteiro, Martin Joubert (Fabrice Luchini), gerando uma relação complicada e com cada vez mais relação com o clássico da literatura de Gustave Flaubert, “Madame Bovary”.


Os Olhos Amarelos de Crocodilo

Os Olhos Amarelos de Crocodilo – IMPERDÍVEL

Quando passa: Millenium: quinta-feira (11) às 21h30; Ponta Negra: sexta-feira (12) às 17h30

Direção: Cécile Telerman

Elenco: Julie Depardieu, Emmanuelle Béart, Patrick Bruel

Por que vale a pena assistir: Com um elenco interessante, a comédia conta a história das irmãs, a fútil Iris (Emmanuelle Béart), e Joséphine (Julie Depardieu), ignorada pela família e recém-saída de um relacionamento. Iris busca impressionar a família dizendo que está escrevendo um livro, mas na verdade é Joséphine que produz a obra, que alcança inesperado sucesso e gera ainda mais conflito entre elas.


De Cabeça Erguida

De Cabeça Erguida – IMPERDÍVEL

Quando passa: Millenium: sexta-feira (12) às 17h30; Ponta Negra; quinta-feira (11) às 21h30

Direção: Emmanuelle Bercot

Elenco: Catherine Deneuve, Rod Paradot, Benoît Magimel

Por que vale a pena assistir: O drama naturalista foi elogiado no último Festival de Cannes ao contar a história da juíza Florence Baque (Catherine Deneuve) e do rapaz Malony (Rod Paradot). Ela o conhece desde que ele era criança, acompanhando a transformação de filho negligenciado a jovem delinquente. Florence o encaminha para um centro de recuperação e ele passa a ter Yann (Benoît Magimel) como tutor, que lhe impõe novas regras. Se depender de crítica internacional, pode ser apontado como um dos melhores filmes dessa edição do festival.


O Diário de uma Camareira

O Diário de uma Camareira – IMPERDÍVEL

Quando passa: Millenium: terça-feira (16), às 21h30; Ponta Negra: segunda-feira (15), às 21h30

Direção: Benoît Jacquot

Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet

Por que vale a pena assistir: Trata-se de uma refilmagem de um filme do surrealista Luis Buñuel, com Léa Seydoux no papel principal. Se por si só isso já chamaria atenção suficiente, a crítica internacional traz avaliações de medianas a positivas ao filme, que conta os percalços de Célestine (Seydoux), uma jovem camareira cobiçada por sua beleza no final do século XIX. Trabalhando para  a família Lanlaire, ela foge das investidas de seu mestre, sofre com a rigorosa Madame Lanlaire e conhece Joseph, um jardineiro que logo se apaixona por ela.


Na Próxima, Acerto no Coração

Na Próxima, Acerto no Coração – IMPERDÍVEL

Quando passa: Millenium: quarta-feira (17) às 21h30; Ponta Negra: quarta-feira (17) às 17h30

Direção: Cédric Anger

Elenco: Guillaume Canet, Ana Girardot, Jean-Yves Berteloot

Por que vale a pena assistir: Nesse curioso thriller passado nos anos 1970, o policial Franck (Guillaume Canet) investiga mortes causadas por um serial killer que ataca jovens mulheres e assusta os moradores de Oise, na França. O filme foi indicado ao César, o Oscar francês, nas categorias de Melhor Ator (Canet) e Melhor Roteiro Adaptado (Anger).


Hipócrates

Hipócrates – VALE A PENA

Quando passa: Millenium: sábado (13) às 21h30; Ponta Negra: domingo (14) às 21h30

Direção: Thomas Lilti

Elenco: Vincent Lacoste, Reda Kateb, Jacques Gamblin

Por que valeria a pena assistir: O interessante drama mostra o jovem médico residente Benjamin (Vincent Lacoste) tendo seus limites e certezas sendo testados pela primeira vez na vida ao iniciar o trabalho no hospital. Até então, ele se via como um futuro grande médico. Ele trabalha com seu pai, o renomado médico Barois (Jacques Gamblin), mas ele se recusa a ajudá-lo. A tensão da trama e o elenco são comumente citados pela crítica internacional como o trunfo do filme.


Beijei uma Garota

Beijei uma Garota –  VALE A PENA

Quando passa: Millenium: sexta-feira (12) às 21h30; Ponta Negra: quinta-feira (11) às 17h30

Direção: Noémie Saglio e Maxime Govare

Elenco: Pio Marmai, Lannick Gautry, Adrianna Gradziel

Por que vale a pena assistir: Outra comédia francesa da programação, mas dessa vez com uma pitada GLS. “Beijei uma Garota” traz o dilema de Jérémie (Pio Marmaï), que um dia acorda ao lado da bela Adna (Adrianna Gradziel). O problema é que ele está prestes a se casar com seu companheiro, Antoine (Lannick Gautry). A comédia de erros não agradou tanto a crítica internacional, mas promete algumas risadas.


Samba

Samba – VALE A PENA

Quando passa: Millenium: domingo (14) às 21h30; Ponta Negra: Sábado (13) às 21h30

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache

Elenco: Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim

Por que vale a pena assistir: Na trama de “Samba”, o personagem-título (Omar Sy) é um imigrante senegalês que vive há 10 anos na França às custas de subempregos. Já Alice (Charlotte Gainsbourg), é uma rica e estressada executiva. Enquanto ele luta por um emprego melhor, ela tenta cuidar mais de si e do filho. É a partir de seus dilemas pessoais que o destino dos dois pode se entrelaçar. A crítica aponta o duo de protagonistas como o maior trunfo de “Samba”.


Papa ou Maman

Papa ou Maman – VALE A PENA

Quando passa: Millenium: quarta-feira (17), às 17h30; Ponta Negra: segunda-feira (15) às 17h30

Direção: Martin Bourboulon

Elenco: Marina Foïs, Laurent Lafitte, Alexandre Desrousseaux

Por que valeria a pena assistir: Nessa comédia nonsense, o casal Florence (Marina Foïs) e Vicent Leroy (Laurent Lafitte) são bem sucedidos no emprego, mas decidem que a vida a dois já não é satisfatória. Com três filhos e ótimos empregos, tanto Florence como Vicent recebem promoções em seus respectivos trabalhos, mas nenhum deles quer ficar com a guarda dos filhos.


Outros filmes do festival:

  • Sexo, Amor e Terapia

Quando passa: Millenium: sábado (13) às 17h30; Ponta Negra: domingo (14) às 17h30

  • Asterix e o Domínio dos Deuses

Quando passa: Millenium: Domingo (14) às 17h30; Ponta Negra: Sábado (13) às 17h30

  • O Que as Mulheres Querem

Quando passa: Millenium: segunda-feira (15) às 17h30; Ponta Negra: terça-feira (16) às 21h30

  • Sobre Amigos, Amor e Vinho

Quando passa: Millemium: segunda-feira (15) às 21h30; Ponta Negra: terça-feira (16) às 17h30

  • O Preço da Fama

Quando passa: Millenium: terça-feira (16) às 17h30; Ponta Negra: quarta-feira (17) às 21h30

Facebook Comments