Os cinéfilos de Manaus precisam reservar espaço na agenda entre os dias 29 de maio e 11 de junho para uma programação especial. Com entrada gratuita, o Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro (antigo Ideal Clube), será sede de um festival de cinema em comemoração à Semana da Europa.

Serão 14 filmes de diferentes países do Velho Continente. As sessões serão realizadas sempre às 18h30, exceto nos sábados e domingos com sessões a partir das 17h. O evento é organizado pela União Europeia e as embaixadas das nações da região.

Veja a programação completa:

Resultado de imagem para Hannah Arendt movie

Filme: Hannah Arendt (Alemanha)

Quando: 29 de Maio

Direção: Margarethe von Trotta

Elenco: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer

Sinopse: Um olhar sobre a vida da filósofa judia alemã Hannah Arendt, através de sua cobertura para a revista The New Yorker acerca do julgamento dos crimes de guerra cometidos pelo nazista Adolf Eichmann.

Resultado de imagem para notre etrangere

Filme: Nossa Estrangeira (França)

Quando: 30 de Maio

Direção: Sarah Bouyain

Elenco: Dorylia Calmel, Assita Ouedraogo, Blandine Yameogo

Sinopse: Amy é uma mulher que possui pais de diferentes nacionalidades. Nascida em Burkina Faso e criada na França, ela cresceu com seu pai, separada de sua mãe aos oito anos de idade. Amy então decide ir em busca de sua mãe em seu país natal, procurando por uma conexão com a sua família africana. Mas ao ir atrás de uma história, Amy também irá descobrir segredos que arcaram na separação da família.

Resultado de imagem para belleville baby

Filme: Belleville Baby (Suécia)

Quando: 31 de Maio

Direção: Mia Engberg

Sinopse: Documentário mostra a diretora Mia Engberg em um encontro com um antigo amigo que passou anos preso. A reunião recorda o período dela em Paris, os passeios de moto, o gato de estimação e coisas que o tempo levou.

Resultado de imagem para panika Janja Majzelj

Filme: Pânico (Eslovênia)

Quando: 1 de junho

Direção: Barbara Zemljic

Elenco: Janja Majzelj, Grega Zorc, Vladimir Vlaskalic

Sinopse: Uma mulher de 30 anos entra em um caso extraconjugal, mas, acaba perdendo tudo: marido, trabalho e até o amante. Mesmo assim, ela encara a situação como uma oportunidade para mudar de vida e ser mais feliz.

Resultado de imagem para De Tu Ventana a la Mía

Filme: De Sua Janela à Minha (Espanha)

Quando: 2 de junho

Direção: Paula Ortiz

Elenco: Leticia Dolera, Luisa Gavasa, Maribel Verdú

Sinopse: Violeta, Inês e Luisa são mulheres de idades diferentes, cujos dias transcorrem em aparente placidez do outro lado da janela. Os campos de trigo, o refúgio na montanha e as ruas de uma velha cidade são os lugares onde transcorrem suas vidas, sutilmente peneiradas pela luz e a beleza das lembranças. O filme se ambienta nesse passado mágico onde ainda era possível o sonho adolescente nos bosques, o olhar distante de uma mãe na aridez do deserto e a lembrança outonal da maturidade na casa fechada. Mulheres que pareciam viver em silêncio, mas cujas lembranças guardavam segredos, paixões e sonhos.

Resultado de imagem para A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA

Filme: A Excêntrica Família de Antônia (Países Baixos)

Quando: 3 de junho

Direção: Marleen Gorris

Elenco: Willeke van Ammelrooy, Els Dottermans, Dora van der Groen

Sinopse: Em uma pequena vila européia, uma matriarca revive os importantes momentos de sua vida, reunida com membros de sua família e amigos, relembrando gerações e acontecimentos.

Resultado de imagem para Anyám és más futóbolondok a családból

Filme: Mamãe e as Outras Figuraças da Família (Hungria)

Quando: 4 de junho

Direção: Ibolya Fekete

Elenco: Eszter Ónodi, Tibor Gáspár, Petra Hovanyecz

Sinopse: O filme apresenta a história de quatro gerações de mulheres durante o século XX. A protagonista, durante os seus 94 anos de vida, se mudou 27 vezes, sempre fugindo das vicissitudes da história que o país atravessou, entre elas, guerras mundiais, tratados de paz, revolução. Apesar das constantes mudanças, porém, a família é capaz de manter o bom humor, seguir forte e se enfrentar qualquer desafio – o mundo muda, a família é para sempre.

Resultado de imagem para Tigre v meste

Filme: Tigres na Cidade (Eslováquia)

Quando: 5 de junho

Direção: Juraj Krasnohorský

Elenco: Kristina Tothova, Tomas Mastalir, Milan Ondrík

Sinopse: Filmado em Bratislava, Tigres na cidade é uma tentativa de retratar aqueles que estão na faixa dos 30 e começam a ver a vida de uma forma séria.

Resultado de imagem para Halimin put

Filme: O Caminho de Halima (Croácia)

Quando: 6 de junho

Direção: Arsen Anton Ostojić

Elenco: Alma Prica, Olga Pakalovic, Mijo Jurisic

Sinopse: Filme conta a trágica história porém inspiradora de uma corajosa e forte mulher muçulmana, Halima, que tenta, sem sucesso, encontrar os restos mortais de seu filho, morto na Guerra da Bósnia e enterrado em uma das muitas sepulturas coletivas. Ela percebe que precisa rastrear através de uma sobrinha que já não possuía mais contato mas que carrega uma misteriosa conexão com seu filho. Depois de encontrá-la, Halima descobre uma verdade muito pior que um pesadelo.

Resultado de imagem para Il primo incarico

Filme: O Primeiro Cargo (Itália)

Quando: 7 de junho

Direção: Giorgia Cecere

Elenco: Isabella Ragonese, Francesco Chiarello, Alberto Boll

Sinopse: Em 1953, Nena, uma jovem do sul da Itália, precisa se afastar da família e do namorado para se transferir num vilarejo da Puglia, onde foi chamada para assumir seu primeiro cargo de professora do ensino fundamental. Aqui, porém, encontra uma realidade hostil, quase arcaica, povoada por pessoas com as quais Nena parece não ter nada a compartilhar. Determinada a levar adiante seu mandato, a jovem professora se choca com aqueles lugares selvagens, demonstrando um caráter fora do comum e chegando a reformular a própria vida de forma surpreendente.

Resultado de imagem para To agóri sti géfyra

Filme: O Menino na Ponte (Chipre)

Quando: 8 de junho

Direção: Petros Charalambous

Elenco: Toni Dimitriou, Kika Georgiou, Kostas Dimitriou

Sinopse: Chipre 1988. Socrates de doze anos passa os dias quentes do verão em sua bicicleta pelas ruas de sua vila nas montanhas, brincando com fogos de artifício caseiro e atormentando os residentes locais. Ele usa a boina militar de seu avô com orgulho, sonhando em ser um héroi de guerra como seu avô já foi. Sua vida despreocupada chega ao fim abrupto quando descobre que a família de seu primo e melhor amigo Marcos está sendo abusada por seu pai violento, Hambo. Enfurecido por esta descoberta, Sócrates decide colocar em prática suas habilidades de fazer fogos de artifício. O que começa como uma tentativa ingênua de ensinar Hambo uma lição, leva Socrates ao centro de uma investigação de assassinato e a exposição de um segredo familiar. Confrontado com um dilema que mudará sua vida para sempre, Sócrates descobre o significado de amor, família, lealdade e coragem.

Resultado de imagem para Pavee Lackeen

Filme: Pavee Lackeen – A Cigana (Irlanda)

Quando: 9 de junho

Direção: Perry Ogden

Elenco: Winnie Maughan, Rose Maughan, Rosie Maughan

Sinopse: O filme do fotógrafo Perry Ogden é um retrato íntimo de Winnie, uma resiliente e espirituosa jovem membro da comunidade dos viajantes, e sua família que vivem em um trailer dilapidado no lado da estrada em uma área industrializada desolada de Dublin. O filme apresenta um relato inabalável de uma comunidade marginalizada, vivendo em extrema pobreza em uma então próspera Irlanda. Segue a Winnie através de várias semanas de sua vida, enquanto ela luta com sua identidade como uma jovem viajante na Irlanda contemporânea. O filme revelou-se um sucesso notável, ganhando o prêmio de “Melhor Filme” no Film Fleadh Galway, no Festival de Cinema de Londres e nos Prêmios de Cinema e Televisão Irlandeses, além de um notável Prêmio de Direitos Humanos no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires.

Resultado de imagem para Amália - O Filme 2008

Filme: Amália – O Filme (Portugal)

Quando: 10 de junho

Direção: Carlos Coelho da Silva

Elenco: Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço

Sinopse: “Amália” é uma história de amores e de glória, uma história dramática e de exaltação. Começa em Nova Iorque, 1984: Amália vai matar-se. A obsessão pela morte vem da adolescência, ela está doente, pensa que é agora. Abre as portas da varanda da sua suite, sobe um degrau do parapeito e olha para o abismo. E é nesse momento, debruçada sobre o abismo, que Amália revê uma vida de génio artístico, de sucesso planetário, mas também de frieza familiar, de desilusões amorosas, em que avulta uma paixão impossível, a relação controversa com a extrema melancolia do fado, que não ama por se aproximar demasiado das sombras da sua vida mas que faz vibrar como ninguém, dando ao filme os seus momentos mais espetaculares. De 1954 a 1984, são trinta anos em busca de um equilíbrio que escapa, de um amor que lhe foge, ao contrário do sucesso artístico, que a vai projetando como uma vedeta mundial. É esse o núcleo de “Amália”, um filme onde se revelarão algumas das histórias secretas da fadista, ao mesmo tempo que se reconstituem os mais memoráveis momentos da sua carreira artística. Viver não lhe chegava. Cantando, chegou a todos.

Resultado de imagem para Marie Kroyer movie

Filme: Marie Kroyer (Dinamarca)

Quando: 11 de junho

Direção: Bille August

Elenco: Birgitte Hjort Sørensen, Søren Sætter-Lassen,Sverrir Gudnason

Sinopse: Marie Krøyer era casada com o famoso pintor dinamarquês P.S. Krøyer. No auge do seu casamento, demonstrado pela vida fácil e status social elevado, a doença mental de Krøyer fica cada vez mais grave, e os sonhos de Marie de compartilhar uma vida como artistas começa a desmoronar, dando lugar a frustração e tristeza. Frustração por ter de se dividir entre os papéis de mulher, mãe e artista, de não ser capaz de se expressar em sua arte; e tristeza por ver seu amado marido lentamente mudando e caindo na loucura. Para ter um pouco de paz e recuperar as forças, Marie e a filha saem de férias, e lá Marie conhece e cai de amores pelo compositor sueco, Hugo Alfvén.

Facebook Comments