O Oscar é o maior prêmio do cinema americano e o vencedor dele ganha uma exposição mundial. Isso, entretanto, pouco importa para as empresas donas de salas de cinema em Manaus. Nos últimos oito anos, somente três vencedores da categoria de Melhor Filme conseguiram estrear a tempo da premiação na cidade.

Ganhador do Oscar 2017, “Moonlight – Sob a Luz do Luar” estreou em circuito nacional na última quinta-feira, porém, Manaus não teve a sorte de estar na lista. A expectativa é que a conquista deste domingo ajude no lançamento do projeto na cidade nas próximas semanas:

Chegada com Atraso em Manaus

movies movie film war movie s
“Guerra ao Terror”:
 drama de guerra de Kathryn Bigelow somente estreou após derrubar o milionário “Avatar”.

jean dujardin the artist george valentin berenice bejo peppy miller
“O Artista”:
a produção de Michel Hazanavicius estreou nos cinemas de Manaus um mês depois de vencer o Oscar de Melhor Filme em 2012 – mais precisamente no dia 30 de março. Se for contar a data de lançamento no Brasil, o atraso superou os dois meses e meio.

12 years a slave
“12 Anos de Escravidão”:
nem mesmo o apelo das redes sociais levaram os cinemas de Manaus a trazer o filme antes da cerimônia. O longa de Steve McQueen só foi ter vez depois de ser consagrado no Oscar 2014. A estreia na capital aconteceu uma semana depois da festa.

film birdman michael keaton birdman movie
“Birdman”:
quando o Cine Set publicou a ausência do longa de Alejandro González Iñarritu e de “A Teoria de Tudo” das salas locais, as redes sociais gritaram indignadas com o esquecimento de Manaus. Uma semana depois da consagração na festa do Oscar, os dois filmes mais “Whiplash” tiveram vaguinha na cidade.

Sem Estreia em Manaus:

movies argo fuck yourself
“Argo”:
ganhador do Oscar de 2013, o sucesso de Ben Affleck estreou em novembro nos cinemas brasileiros. Manaus, entretanto, ficou de fora. Depois do modesto número de indicações, “Argo” parecia perder força e a distribuidora no Brasil não demonstrou interesse suficiente para ampliar o circuito do projeto. Nem mesmo a vitória na Academia fez o longa chegar na capital amazonense.

Os Filmes que estrearam em Manaus antes do Oscar:

speech
“O Discurso do Rei”:
o drama de Tom Hopper chegou a Manaus exatamente na data de lançamento no circuito nacional: 11 de fevereiro de 2011. A produção ainda chegou a ter pré-estreia realizada no Cinemais do Millenium Shopping.

alex garland
“Spotlight – Segredos Revelados”:
o ganhador do Oscar de 2016 até ameaçou não vir para Manaus quando a cidade ficou fora da estreia nacional. Uma semana depois, porém, o filme liderado por Michael Keaton e Mark Ruffalo encontrou espaço na capital amazonense.

Facebook Comments