No começo do ano o cineasta Neill Blomkamp, diretor de “Distrito 9” (2009) e “Elysium” (2013), publicou no seu Instagram desenhos de produção que fizeram a alegria dos fãs da série “Alien”. Eram artes conceituais que mostravam a Rainha Alien, cenários, figurinos e o retorno dos personagens Ripley (Sigourney Weaver) e Hicks (Michael Biehn), como foram vistos no segundo filme da franquia, “Aliens: O Resgate” (1986), dirigido por James Cameron.

Veja algumas das imagens abaixo:

E não é que essas artes, que Blomkamp aparentemente desenvolveu no seu tempo livre, agradaram ao estúdio Fox, produtor da franquia “Alien”? O cineasta respondeu a algumas perguntas sobre sua ideia para uma nova continuação da franquia durante a divulgação americana do seu novo filme, “Chappie” – que inclusive conta no elenco com a própria Sigourney Weaver.

“A presença dela [Sigourney] fez surgir umas ideias na minha cabeça”, disse Blomkamp. “Tinha elaborado uma ideia que não envolvia Sigourney, mas depois de passar tanto tempo filmando com ela, pensei: ‘Puxa, isso pode ser interessante'”. E segundo o cineasta, o interesse do estúdio nesse suposto projeto já existe, e ele foi entusiástico: “A Fox faria. Tipo, fariam amanhã!”.

Depois Blonkamp emendou com uma declaração meio curiosa: “Eu só não tinha certeza se queria fazer outro filme. Às vezes Hollywood me afeta. Adoro filmes, mas Hollywood é um lugar difícil para se fazer negócios. Então, pensei que se nunca fosse fazer o filme, poderia pelo menos divulgar a arte e foi exatamente isso que aconteceu”.

O diretor teve realmente uma experiência ruim com interferências de estúdio em “Elysium” e parece ter se desanimado um pouco. No entanto, se ele mudar de ideia é possível que sua ideia para um novo “Alien” seja seu próximo trabalho. “Não sei se vai acontecer ou não, vamos ver”, disse ele ao site Coming Soon. Mesmo assim, Blonkamp conta com o apoio de Sigourney Weaver. “Se algo vier a acontecer a partir disso, seria muito orgânico e original, e por causa disso eu iria querer fazer. Se fosse com alguém tão talentoso quanto Neill, eu certamente estaria interessada”, disse a atriz.

Imediatamente, é claro, começaram as especulações. Se o filme trará de volta Ripley e Hicks, isso significa que a história vai ignorar o terceiro e quarto longas da franquia, “Alien 3” (1992) e “Alien: A Ressurreição” (1997), e será uma continuação direta do segundo? Aguardemos mais desenvolvimentos desse projeto interessante…