No ano do seu cinquentenário, os fãs da franquia “Star Trek” (Jornada nas Estrelas) têm motivos para comemorar: um novo filme para o cinema está perto de estrear – “Star Trek: Sem Fronteiras” – e já vem angariando críticas positivas. E em 2017 uma nova série, por enquanto apenas intitulada “Star Trek”, levará a franquia de volta às suas origens, a TV, de onde esteve ausente desde 2005.

Bem, não é exatamente TV, porque “Star Trek” vai estrear no começo de 2017 no serviço de streaming CBS All Acess nos Estados Unidos. Fãs do resto do mundo já estavam imaginando como conseguiriam assistir à nova série, quando a Netflix resolveu dar o presente de aniversário de 50 anos a eles: Hoje o site da Variety noticiou que a Netflix e a CBS Studios firmaram um acordo que possibilitará a veiculação de “Star Trek” dentro do mais popular serviço de streaming do mundo, em 188 países, incluindo o nosso.

Simultaneamente a este anúncio, também foi divulgado que a Netflix terá acesso a todas as séries anteriores da franquia, que deverão estar disponíveis no serviço até o final de 2016. O fã poderá ver ou rever a “Série Clássica”, “A Nova Geração”, “Deep Space Nine”, “Voyager” e “Enterprise”, totalizando 727 episódios de conteúdo. Haja tempo no sofá…

No anúncio oficial, o presidente do CBS Armando Nunez afirmou: “O lançamento da nova série ‘Star Trek’ será um evento televisivo global. Esta parceira internacional possibilitará a fãs do mundo todo, ansiosos por uma nova série há mais de uma década, a oportunidade de ver todos os episódios simultaneamente à exibição nos Estados Unidos”.

A nova “Star Trek” ainda não teve sua sinopse revelada, mas sabe-se que contará uma única história em 13 episódios. A produção está a cargo de Alex Kurtzman, um dos roteiristas do reboot da franquia no cinema de 2009 dirigido por J. J. Abrams, e Bryan Fuller, produtor de “Hannibal” e veterano da franquia espacial por ter trabalhado em “Deep Space Nine” e “Voyager”. Dentre os roteiristas da nova atração, destaca-se a presença de Nicholas Meyer, diretor e roteirista daquele que é considerado o melhor filme da franquia do cinema, “Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan” (1982). As filmagens da série terão início em setembro e a exibição, em janeiro de 2017.