Nos próximos dias, a Academia Cinematográfica de Hollywood deve anunciar os nove filmes que continuarão na briga pelas cinco vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2012.

O representante brasileiro “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro” possui chances razoáveis de estar na lista final devido à boa recepção que o longa teve na imprensa especializada em cinema nos EUA, mesmo tendo ficado de fora do Globo de Ouro, considerado a prévia do Oscar.

Porém, os brasileiros devem se preparar para mais uma vez xingar os membros da Academia, pois a chance do segundo filme da saga do Capitão Nascimento sair de mãos vazias é grande.

Isso se deve principalmente a um grande fator chamado “A Separação”, filme iraniano, dirigido por Asghar Farhadi exibido recentemente no Amazonas Film Festival, do qual saiu vencedor do prêmio do júri.

O filme iraniano mostra o drama de Simin (Leila Hatami) que quer fugir do Irã com a filha e o marido Nader (Peyman Moaadi). Porém, devido a um problema de saúde do pai, Nader é impedido de fugir e desiste do plano, o que faz a esposa decidir pela separação. O problema é que as autoridades locais decidem não acatar o pedido.

“A Separação” já faturou importantes prêmios nos EUA como os prêmios de melhor filme estrangeiros pelos críticos de cinema de Nova York e Chicago, importantes centros cinematográficos do país e que tem grande repercussão no meio, além da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA na mesma categoria.

Outro reconhecimento à qualidade do longa veio com o prêmio da Associação dos Críticos de Cinema da Internet, na qual votam profissionais do mundo todo.

Isso para não falar do verdadeiro “rappa” que “A Separação” fez no Festival de Berlim de 2011: prêmios de melhor filme, ator e atriz.

Em uma categoria como a de melhor filme que muitos dos votantes escolhem os filmes muito mais por causa da campanha de marketing ou às conquistas obtidas durante o caminho que levam ao Oscar, as chances de “A Separação” são enormes.

No caminho de “Tropa de Elite 2” chegar ao Oscar estão ainda o candidato da Finlândia “O Porto”, “Where do We Go Now”, do Líbano, “Miss Bala”, do México, “In Darkness”, da Polônia” e “As Flores da Guerra”, da China e que tem Christian Bale no elenco.

As indicações ao OSCAR 2012 saem no dia 24 de janeiro e a cerimônia de premiação acontece no dia 26 de fevereiro no Kodak Theater, em Los Angeles.

Caminho duro para José Padilha e Wagner Moura!