O cinema brasileiro tem o que comemorar com as indicações ao Oscar 2016. O filme dirigido por Alê Abreu, “O Menino e o Mundo” está entre os cinco finalistas da categoria de Melhor Animação. A produção concorre contra o favorito “Divertida Mente”, “Anomalisa”, “Shaun, o Carneiro” e o japonês “As Memórias de Marnie”.

Desde 2004, o Brasil não concorria com um filme inteiramente produzido no país. Naquele ano, “Cidade de Deus” concorreu a quatro categorias da premiação, Melhor Diretor para Fernando Meirelles, Melhor Direção de Fotografia, Montagem e Roteiro Adaptado. Em co-produção, o país esteve representado com o documentário “O Sal da Terra” na cerimônia de 2015.

“O Menino e o Mundo” conta a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

 A produção venceu importantes prêmios como o Festival de Animação de Annency, na França, e o prêmio Platino.

Facebook Comments