Tradição não se quebra e o Cine Set, mais uma vez, traz a lista dos filmes mais aguardados do próximo ano.

Não espere aqui a presença de todos os blockbusters da temporada: o objetivo é dar um panorama mais amplo, incluindo produções nacionais e filmes de arte. Leva-se em conta desde a importância artística até a capacidade de levar grandes públicos aos cinemas passando por filmes capazes de ditar novas tendências.

Vamos nessa: eis a primeira parte da lista dos filmes mais aguardados de 2016!


30) Filme: A Assassina

Direção: Hou Hsiao-Hsien

Elenco: Shu Qi, Chang Chen, Nikki Hsin-Ying Hsieh

Sinopse: Durante a dinastia Tang (618-907 a.C.), uma assassina profissional começa a questionar a sua atividade quando se apaixona pelo homem que deveria matar.

Previsão de Estreia no Brasil: 4 de Fevereiro

Pode dar certo: Hsien levou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes e a produção saiu bastante elogiada do evento na Riveira Francesa. De acordo com a crítica do Cine Set feita por Susy Freitas, “A Assassina” mistura, como poucos, o lado artístico com as artes marciais.

Pode dar errado: pela demora no lançamento, o filme acabou vazando na internet para download há meses. Aliado a isso, um filme de Taiwan com ritmo lento deve ter dificuldades para encontrar espaço no circuito em meio às adaptações de quadrinhos e sequências previstas para 2016.


29) Filme: O Bebê de Bridget Jones

Direção: Sharon Maguire

Elenco: Renée Zellweger, Patrick Dempsey, Colin Firth

Sinopse: desconhecida

Previsão de Estreia no Brasil: 22 de Setembro

Pode dar certo: o retorno de Bridget Jones acontece no momento certo com a força do discurso feminista em alta no cinema americano. Uma personagem, levemente, acima do peso e independente cai como uma luva dentro do atual cenário.

Pode dar errado: péssimo, o último filme de Bridget Jones chegou aos cinemas em 2004 e fracassou nas bilheterias. Saber se tanto tempo de hiato será capaz de trazer novos fãs e a qualidade ruim de “No Limite da Razão” vai afetar os antigos adoradores da série comandada por Renée Zellweger serão incógnitas até o lançamento.


28) Filme: Os Dez Mandamentos – O Filme

Direção: Alexandre Avancini

Elenco: Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues

Sinopse: Adaptação cinematográfica baseada na Bíblia e na célebre novela homônima da Rede Record, um dos maiores sucessos de audiência dos últimos tempos da televisão brasileira.

Previsão de Estreia no Brasil: 28 de Janeiro

Pode dar certo: na esteira do crescente público evangélico nos cinemas (vide os casos de “Deus Não Está Morto” e “Quarto de Guerra”) a Record pode fazer algo que a Globo sempre tentou, mas, não conseguiu com muito sucesso: transferir o sucesso da televisão para o cinema. Fora que será, no mínimo, interessante assistir a abertura do Mar Vermelho na tela grande.

Pode dar errado: apesar de prometer um final diferente da novela, o filme pode correr o risco de não atrair o interesse justamente por não ter algo original para mostrar. Para piorar, a produção não foi planejada para o cinema, o que pode ocasionar problemas de ritmo ao filme por melhor que seja a montagem, fora questões técnicas como direção de arte. E, cá entre nós: “Os Dez Mandamentos” no cinema, para valer, só tem um e é o Charlton Heston.


27) Filme: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Direção: David Yates

Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterson, Alison Sudol

Sinopse: Baseado no livro homônimo de J.K. Rowling. O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.

Previsão de Estreia no Brasil: 17 de Novembro

Pode dar certo: a equipe dos últimos filmes de “Harry Potter” está de volta ao lado do atual vencedor do Oscar, o bom Eddie Redmayne. O tom menos pesado deve realçar o aspecto de aventura divertida e agradável para toda a família.

Pode dar errado: ficar à sombra de Harry Potter será o maior desafio de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. As comparações com a saga original serão constantes, o que deve complicar na busca por uma identidade própria e seguir o próprio caminho.


26) Filme: La La Land

Direção: Damien Chazelle

Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, J.K Simmons

Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian conhece a atriz iniciante Mia e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo.

Previsão de Estreia no Brasil: 14 de Julho

Pode dar certo: Damien Chazelle deixou o mundo impressionado ao estrear em longas com o excelente “Whiplash”. Retomando a parceria com J.K Simmons, com dois ótimos jovens atores e com a música presente novamente, o diretor mantém a expectativa do público em alta para “La La Land”.

Pode dar errado: a pressão estará em cima de Chazelle para repetir o sucesso de “Whiplash”. Saber como um cineasta tão jovem (ele tem apenas 30 anos) conseguirá lidar com isso é o grande mistério.


25) Filme: Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Direção: Duncan Jones

Elenco: Travis Fimmel, Toby Kebbell, Paula Patton

Sinopse: A região de Azeroth sempre viveu em paz, até a chegada dos guerreiros Orc. Com a abertura de um portal, eles puderam chegar à nova Terra com a intenção de destruir o povo inimigo. Cada lado da batalha possui um grande herói, e os dois travam uma disputa pessoal, colocando em risco seu povo, sua família e todas as pessoas que amam.

Previsão de Estreia no Brasil: 16 de Junho

Pode dar certo: os fãs do game e geeks do mundo inteiro devem garantir a boa bilheteria do filme. O projeto ainda conta com o talentoso Duncan Jones no comando. Para quem não lembra, o diretor esteve à frente das ótimas ficções científicas “Lunar” e “Contra o Tempo”. 

Pode dar errado: “Final Fantasy”, “Resident Evil”, “Tomb Raider”, “Need For Speed”, “Super Mario Bros”, “Street Fight”, “O Príncipe da Pérsia”. Quer mais motivos para temer mais uma nova adaptação de games para o cinema?


24) Filme: Anomalisa

Direção: Charlie Kaufman, Duke Johnson

Elenco: David Thewis, Jennifer Jason Leigh

Sinopse: Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona.

Previsão de Estreia no Brasil: 28 de Janeiro

Pode dar certo: “Quero Ser John Malkovich”, “Adaptação”, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” e “Sinédoque, Nova York”. Charlie Kaufman é, de longe, um dos nomes mais criativos do cinema americano. Atacando na animação, o cineasta/roteirista vem arrancando elogios da imprensa especializada com “Anomalisa”, único filme com chances de tirar o Oscar da categoria de “Divertida Mente”.

Pode dar errado: para um público pouco acostumado com animações adultas e o tom melancólico do projeto, “Anomalisa” deve acabar afastando grande parte do público, ficando restrito ao limitado circuito alternativo.


23) Filme: Deadpool

Direção: Tim Miller

Elenco: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, Ed Skerein

Sinopse: Ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.

Previsão de Estreia no Brasil: 11 de Fevereiro

Pode dar certo: com palavrões, muito sangue e piadas de duplo sentido, “Deadpool” é a esperança de algo diferente no universo dos filmes baseados em HQs. O recente trailer ‘proibidão’ dá um sinal de que Tim Miller não vai poupar ninguém com uma versão desbocado do herói.

Pode dar errado: para realmente convencer, não basta ser politicamente incorreto o tempo todo. O filme terá que possuir uma história decente para atrair o espectador. Caso opte pelas provocações vazias, será tolo.


22) Filme: Passengers

Direção: Morten Tyldum

Elenco: Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen

Sinopse: Em jornada rumo a um planeta distante, um homem (Chris Pratt) desperta de um sono criogênico e, sentindo-se muito só, decide acordar uma outra passageira (Jennifer Lawrence) para lhe fazer companhia. Os dois acabam vivendo um romance.

Previsão de Estreia no Brasil: 29 de Dezembro

Pode dar certo: Chris Pratt e Jennifer Lawrence se transformaram nos dois astros do momento em Hollywood capazes de atrair grandes bilheterias em tudo o que fazem. Unir essa dupla ao lado de Morten Tyldum, diretor em início de carreira com uma indicação ao Oscar por “O Jogo da Imitação”, pode resultar em um forte candidato para a temporada de premiações de 2017.

Pode dar errado: “Passengers” tem uma cara de filme que já vimos. Um pouco de “Wall-E”, um tantinho de “Gravidade” e um quê de “Perdido em Marte”. Será capaz de trazer algo original?


21) Filme: Elis

Direção: Hugo Prata

Elenco: Andreia Horta, Caco Ciocler, Marisa Orth

Sinopse: Cinebiografia daquela que é considerada por muitos, até hoje, a maior cantora do Brasil: Elis Regina Carvalho Costa (1945 – 1982).

Previsão de Estreia no Brasil: 12 de Maio

Pode dar certo: a história de Elis Regina é riquíssima e o culto à cantora continua mesmo 34 anos depois da morte dela, o que deve atrair bom público aos cinemas. Além disso, Andreia Horta já demonstrou ser boa atriz na série “Alice” e em novelas como “Império”.

Pode dar errado: preocupa o fato de “Elis” ser o primeiro filme dirigido por Hugo Prata. Uma história tão complexa como a da cantora pede alguém com maior experiência. E que o filme seja mais corajoso do que o burocrático “Tim Maia”.

————————————————————————————————————————————————–

A lista continua nesta quarta-feira com as posições 11 a 20 dos filmes mais aguardados de 2016.