O Oscar de Melhor Filme volta a ser do longa do Melhor Diretor. “A Forma da Água” recebeu a estatueta principal da noite deste domingo (4) e fez a dobradinha com a estatueta obtida por Guillermo Del Toro.

De fato, “A Forma da Água” é o filme mais completo da temporada de premiações. Foi indicado de maneira justa a todas as categorias, incluindo, desde as técnicas como Montagem, Mixagem de Som, Design de Produção até as principais como as atuações, roteiro original e direção.

Mesmo não sendo tão primoroso quanto “O Labirinto do Fauno”, “A Forma da Água” mantém a excelência de Guillermo Del Toro na mistura de fábula com seres fantásticos, os toques de terror e o ótimo desenvolvimento dos personagens. O elenco com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins e Octavia Spencer dá conta do recado em personagens muito bem trabalhados.

Com uma duração excessiva, “A Forma da Água” não é melhor do que “Trama Fantasma” ou “Lady Bird” (meus dois favoritos), mas, não se pode dizer que é um prêmio injusto.