Longa-metragem de estreia do diretor David Schürmann, “Pequeno Segredo” será o filme do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2017. O anúncio foi feito, no início da tarde desta segunda-feira (12), pela Comissão Especial formada pela Secretaria do Audiovisual, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A decisão surpreende devido ao favoritismo de “Aquarius” na disputa.

“Pequeno Segredo” acompanha três histórias conectadas por um único segredo, abrangendo a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Conhecidos por seus cruzamentos marítimos, os Schurmann guardaram por um longo tempo, a comovente história da adoção de Kat, falecida em 2006. O elenco conta com atores nacionais conhecidos do grande público como Julia Lemmertz, Marcelo Antony e Maria Flor e internacionais como Fionulla Flanagan e Errol Shand.

A indicação de “Pequeno Segredo” tirou o favorito “Aquarius” da disputa pelo Oscar. O filme pernambucano se envolveu em uma série de polêmicas ao longo deste ano a começar pelo protesto da equipe contra o impeachment de Dilma Rousseff no tapete vermelho do Festival de Cannes. Em seguida, veio a polêmica da comissão do Oscar após a postagem de um dos integrantes, o crítico Marcos Petrucelli, contra o diretor e elenco de “Aquarius”. O longa pernambucano ainda chegou a receber do Ministério da Justiça a maior classificação indicativa possível no país: 18 anos. Dias depois, a classificação diminui para 16 anos.

O representante do Brasil no Oscar 2017 estreia nos cinemas nacionais no dia 10 de novembro.