Clássico do cinema nacional, “Cidade de Deus” conseguiu um feito inédito para longas fora de Hollywood: ser descartado da categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar e, no ano seguinte, retornar com quatro indicações. O sucesso do longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund impressionou o mundo e também muitos brasileiros então descrentes que o país poderia fazer excelentes produções.

A arrasadora trilha sonora está entre os trunfos do filme. Nela, o mestre do soul brasileiro, Tim Maia, aparece com dois clássicos: “O Caminho do Bem” e “Azul da Cor do Mar”. Como todo filme passado no Rio de Janeiro, o samba se faz presente e nada melhor que o mestre Cartola com a singela “Alvorada” e “Preciso me Encontrar”. O polêmico Wilson Simonal surge com muito swing em “Nem Vem que Não Tem”, enquanto Raul Seixas e Hyldon estão com dois clássicos, respectivamente, “Metamorfose Ambulante” e “Na Rua, na Chuva, na Fazenda”.

“Cidade de Deus”, entretanto, não é apenas música brasileira: sucessos da música americana também batem cartão. São os casos de “Get Up”, do mestre James Brown, “Dance Across the Floor”, de Jimmy ‘Bo’ Horne, “Hold Back the Water”, de Bachman & Turner, e “Kung Fu Fighting”, de Carl Douglas.

Aumente o som e curta a trilha de “Cidade de Deus”: