Star Wars está aí, e não há fenômeno da cultura pop comparável à saga criada por George Lucas, que há quase 40 anos capturou a imaginação do mundo inteiro. Isto não ocorreu por causa dos efeitos visuais ou da música – embora, claro, esses fatores tenham ajudado. Em minha opinião, ainda hoje a franquia emociona o público por causa da história e dos personagens. Verdade, eles são arquétipos daquele velho tipo de história que a humanidade conta desde que aprendeu a se reunir em volta de uma fogueira para conversar. Mas eles têm carisma, e isso fez muita falta na trilogia prequel. Desculpem aí, fãs dos Episódios I, II e III: já aviso que não gosto deles, e meu desgosto é em grande parte motivado pela falta de personagens carismáticos e fortes.

Dito isso, o Cine Set me pediu para eleger os 10 melhores personagens da saga. Para ser justo, até entraram duas figuras da trilogia prequel, mas a maioria do meu top 10 é povoado mesmo por personagens da trilogia clássica. Ah, e nada de Boba Fett aqui, aviso logo. Perdoem-me, fãs do cabeça de balde, mas eu sinceramente nunca consegui entender o culto em torno dele.

Então, aí vai meu Top 10: Os melhores personagens de Star Wars, com considerações sobre filmes nos quais eles estão mais carismáticos.

  1. Darth Maul em Episódio I: A Ameaça Fantasma

Ele se veste de preto, o rosto é entrecortado com listras vermelhas e negras, e tem chifres: ou seja, não poderia ser mais diabólico. Darth Maul é uma criação impressionante, elevando a temperatura do modorrento A Ameaça Fantasma sempre que aparece. E a melhor cena do filme, o duelo final entre Maul e os Jedis do bem Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi é uma representação muito primal e forte do eterno duelo entre bem e mal. O ator Ray Park, aliás, merece os parabéns pela sua atuação física e poderosa. Pena que Maul apareça pouco… Lucas preferiu dar mais tempo de tela ao Jar Jar Binks, e sabemos como isso acabou.

  1. Imperador Palpatine em Episódio VI: O Retorno de Jedi

Quem esquece aquela risada, aquela voz e aquele robe preto? O chefe de Darth Vader no último filme da trilogia clássica é uma poderosa encarnação da maldade e com certeza deve ter despertado alguns pesadelos nas crianças. Ian McDiarmid tem uma atuação excepcional como o Imperador, e foi também um dos poucos bons atores da trilogia prequel, quando viveu a mesma figura décadas antes do seu “envelhecimento precoce”.

  1. Jovem Obi-Wan Kenobi em Episódio II: Ataque dos Clones

Ewan McGregor não teve muito que fazer no Episódio I, ofuscado pelo seu mestre Liam Neeson. Mas o ator, grande fã de Star Wars, aproveitou a chance quando enfim virou o mestre no Episódio II. Carismático, McGregor supera as limitações do roteiro e a aventura solo de Kenobi que o leva a encontrar os clones rende os melhores momentos de mais um filme meia-boca. Eu veria uma aventura solo de Kenobi com McGregor no papel principal; por outro lado nunca mais vou querer ver outro romance com Hayden Christensen e Natalie Portman.

7.Velho Obi-Wan Kenobi em Episódio IV: Uma Nova Esperança

Não é segredo que Alec Guinness nunca gostou de Star Wars. Mas como todo bom profissional e exímio grande ator britânico, deu o seu melhor a um projeto no qual não acreditava totalmente. E o melhor de Guinness rende um personagem inesquecível, talvez a maior figura de “mestre” da história do cinema – sério, para mim só Ian McKellen em O Senhor dos Anéis chega perto. Guinness trouxe profundidade ao filme e é, em parte por causa disso, que ainda estamos falando de Star Wars depois de tantos anos.

  1. Princesa Leia Organa nos Episódios IV, V e VI

Reveja os filmes e me responda: a Princesa Leia é ou não é muito legal? Para mim é. Claro, ela começa como a legítima “donzela em perigo” das aventuras em serials que tanto inspiraram George Lucas. Mas assim que os caras a libertam, ela vira o líder da aventura, realmente uma personagem feminina forte e durona, boa no gatilho e capaz de inspirar O romance com Han Solo a humaniza – e a química entre Carrie Fisher e Harrison Ford é sensacional – e quando uma lesmona repugnante, o Jabba, tira a roupa dela e a coloca naquele biquíni, ela revida matando o bicho, sem ajuda de ninguém! Leia é demais, um modelo para as fãs da saga. Pena que seja, também, a única personagem feminina de destaque em Star Wars – desculpe, Natalie Portman.

  1. Luke Skywalker em Episódio VI: O Retorno de Jedi

Algumas pessoas não gostam do Luke, o veem como um herói sem graça. Eu discordo, e aponto a sua interessante evolução no último filme da trilogia original como prova. Por todo o filme, achamos que ele irá para o Lado Sombrio da Força. Os seus mestres Yoda e Kenobi lhe mandam matar o próprio pai. E quando está prestes a fazer isso, selando seu destino, ele encontra outro caminho, um que seus mestres não anteciparam. Embora Luke em Star Wars siga a rigor a “jornada do herói” de Joseph Campbell, uma das maiores inspirações de Lucas, em O Retorno de Jedi ele meio que rejeita esse papel e se torna, enfim, dono do próprio destino, e o filme de forma interessante subverte o modelo de Campbell.

  1. R2-D2 em todos os filmes

Sinceramente, o que seria dos heróis de Star Wars sem o dróide R2? O robozinho mais querido da ficção é a perfeita contraparte do covarde e atrapalhado C-3PO, seu companheiro. É curiosa a forma como essa figura, que se comunica por apitos ininteligíveis, é mais carismático do que muitos personagens humanos da saga. E o público geralmente entende o que ele diz…

  1. Yoda em Episódio V: O Império Contra-Ataca

“Faça ou não faça. Tentativa não há”. E “É por isso que você falha”. Precisa dizer mais alguma coisa além dessas falas? Só acrescento que a cena do mestre Yoda levantando a nave de Luke do pântano de Dagobah é a minha favorita de toda a franquia.

  1. Han Solo nos Episódios IV e V

Ele é contrabandista e bandido, mas tem um coração escondido em algum lugar… Descrito pelo seu intérprete, o astro Harrison Ford, como “não muito inteligente”, Solo na verdade é o personagem mais relacionável da trilogia clássica: o cara que só quer sobreviver, junto com seu cachorro Chewie, num mundo estranho e hostil. Ford esbanja carisma e pelo menos duas cenas de Solo entraram para a história do cinema: sua aparição na batalha contra a Estrela da Morte no final de Uma Nova Esperança, que sempre empolga o público; e a sua clássica resposta ao “Eu te amo” da Princesa Leia em Império. Sinceramente, Luke pode ser o herói, mas é Han Solo o cara que todos os garotos querem ser quando assistem aos filmes. Mas o esqueçam em O Retorno de Jedi: depois que ele é resgatado, Ford e o personagem realmente não têm nada para fazer no filme.

  1. Darth Vader em Episódio V: O Império Contra-Ataca

Não há como o posto número 1 ser ocupado por outra figura, e é em Império que vemos a minha (e acho que a de todo mundo) versão favorita de Vader. No filme do meio da trilogia, ele é o Mal em forma de robô, matando seus subordinados sem pensar duas vezes, torturador e obcecado com Luke. Ele sai das trevas e dá um baita susto durante o duelo com o herói. E ainda vemos sua cabeça deformada de relance… Em Uma Nova Esperança, ele é o capacho do vilão vivido por Peter Cushing. Em Retorno de Jedi, ele é um cara meio arrependido no caminho de uma possível redenção. Mas em Império, é o maior e mais icônico vilão do cinema e ponto final. Vader é uma figura tão reconhecida como a Mona Lisa, e isso dá a dimensão do personagem aos olhos do público mundial.