Amir Labaki, Carlos Heli de Almeida, Celso Sabadin, Chico Fireman, Denise Lopes, Jean Claude-Bernardet, Pablo Villaça, Rubens Ewald Filho… Todos esses grandes nomes fazem parte da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Agora, eles vão ganhar a companhia da integrante do Cine Set, Susy Freitas. Ela será a primeira representante do Amazonas no grupo e a terceira do Norte do Brasil.

A confirmação da presença de Susy na Abraccine veio na tarde desta segunda-feira (20) após um longo processo de seleção. “É um reconhecimento simbólico do meu trabalho, que remonta ao Set Ufam, embrião do Cine Set, há uma década já. Ao mesmo tempo, a entrada na associação é um incentivo para buscar aprofundamento e formação maiores, por pertencer a um grupo com tantos membros renomados: críticos com muitos anos de estrada, pesquisadores essenciais ao estudo do cinema no Brasil e curadores de grandes festivais”, afirmou.

“Fico feliz também do Amazonas poder ser representado na associação pela primeira vez, além da minha chegada colaborar com o aumento da representatividade das mulheres críticas de cinema na Abraccine”, afirmou Susy, criadora da coluna ‘O Segundo Sexo’, voltada para filmes de temáticas feministas.

A Abraccine atua com ênfase na elevação da crítica cinematográfica no país, promovendo as diversas formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. A entidade ainda organiza um prêmio anual, júris em diversos festivais de cinema, publica livros especializados, promove cursos e seminários, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro.

Para ler os textos escritos por Susy Freitas no Cine Set, clique aqui.