“De Olhos Bem Fechados” foi a despedida de Stanley Kubrick dos cinemas. O mestre morreu em março de 1999 meses antes do lançamento do drama estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman. Agora, a polêmica produção será tema de um documentário comandado por Tony Zierra, assistente de diversos filmes do cineasta britânico. As informações são do site Indiewire.

Intitulado “SK13”, o projeto teve início em 2014, mas, acabou sendo interrompido para Tony Zierra realizar “Filmworker”. Este  documentário lançado neste ano acompanha a trajetória de Leon Vitali, sujeito que abandonou a fama e o sucesso para se tornar o braço direito de Stanley Kubrick.

Para Tony Zierra, “De Olhos Bem Fechados” segue sendo o projeto mais incompreendido de Kubrick. “As pessoas que o amam dizem: ele é um gênio, mas, não fazem ideia sobre o que se trata o filme. Não sentido para eles. O elenco não faz sentido para eles. A história não faz sentido para eles”, afirmou. “Há muitos grandes diretores, mas, provavelmente, ele é o único que ainda sobrevive. Ainda há esse mistério sobre seus longas. As pessoas seguem tentando decifrar “2001”, “O Iluminado”, “De Olhos Bem Fechados””, disse o documentarista.

“De Olhos Bem Fechados” acompanha a história de Bill Harford (Tom Cruise), médico casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada.

“SK13” ainda não tem data para estrear nos cinemas mundiais.