“O Largo é algo bem presente na minha vida. E isso tem gerado uma sensação de felicidade plena. É o nosso cartão postal, pois fala de identidade, no caso sobre identidade urbana. É algo bem diferente”. O discurso é do escritor e jornalista Antônio Carlos Júnior e representa, na essência, que boas histórias inseridas na vasta cultura amazonense estão diante de nós e, que por vários motivos, não damos o real valor que ela merece. É por isso que ele reuniu as histórias, lendas e relatos do local para criar a websérie ficcional Dos Fantasmas ao Tacacá: uma visão do Largo de São Sebastião.

A ideia de escrever as histórias do Largo surgiu em 2007, época em que cursava jornalismo. De acordo com Antônio, o “piloto” da websérie surgiu a partir de uma reportagem de jornalismo cultural que ele submeteu ao concurso Rumos Itaú 2007-2008 batizada de Os Fantasmas de Cada Um. Parte do material que não foi utilizado na reportagem serviu, anos depois, para outro produto, um livro-reportagem submetido ao edital da Manauscult.

Em 2013, com o livro em mãos, Antônio conversou com a 602 filmes, por meio do produtor e sócio Yure César que sugeriu adaptar o material em formato de uma série para internet através de dois editais: o primeiro do Programa de Apoio às Artes (PROARTE) 2013 e o outro do Prêmio audiovisual 2014 da Manauscult. O apoio da 602 filmes gerou bons frutos, de acordo com o jornalista, pois, rendeu o curta O Cuspe dirigido pelo próprio Antônio Carlos Júnior. É a partir deste embrionário que os fantasmas começaram a rondar o Largo movidos por tacacá.


Os Caça-Fantasmas dos Planos em sequência

No começo de 2015, Antônio conversou com Yure e ponderou: “Não tenho o menor cacife pra ser Chaplin. Vamos escolher um diretor para série”. Ele afirma que, apesar da experiência na direção de curtas, não se sentia apto para dirigir algo maior. Foi então que entrou em cena o grupo Planos em Sequência. “Dos dez nomes que sugeri, três eram do Planos (Rod Castro, Diego Nogueira e Leonardo Mancini). O Yure me sugeriu chamar todos e assim foi feito. O Mancini se ausentou em virtude de estar gravando um curta, mas o Rod e Diego vieram trazendo o Emerson Medina e Moacyr Massulo. O resto é muita história e cumplicidade” declara Antônio.

“Um dia eu cheguei em casa e o Yure César – parceiro de publicidade e de curtas – ligou-me, dizendo que tinha uma websérie. Topamos sem nem saber sobre o que se tratava” relata um dos diretores, Rod Castro. O roteiro da série mostra um dia da vida de Ney Antunes (interpretado pelo próprio Antônio), um repórter que precisa fechar uma matéria para o jornal e se vê numa situação inusitada após o seu carro pregar no Largo de São Sebastião: ele encontra-se preso no espaço mágico do Largo. De acordo com o seu autor, a série apresenta traços do realismo fantástico que trabalha o cotidiano, com pitadas de onírico e tons sobrenaturais .

Quem é mais da antiga e viu os trabalhos do Dias Gomes, especialmente Roque Santeiro e Saramandaia vai se identificar muito. Foi uma das minhas referências”, declara Antônio. Já para Castro, o projeto da websérie é uma grande sacada “Eu acredito muito na surpresa, no encanto do primeiro olhar. Por isso me privo a não falar muito da websérie. Posso apenas reafirmar: é um enredo muito legal, com situações bem pensadas, personagens muito característicos da nossa cidade e do Centro de Manaus”.


Captando a Atmosfera Mágica do Largo

A websérie teve a maioria das cenas rodadas em 2015 e as gravações ocorreram em várias áreas do Largo como o Bar do Armando, Teatro do Amazonas, Banca de Tacacá, Banca de Revista, a Igreja, algumas casas, ruas e outros bares. No total, são 10 episódios, sob a batuta de quatro diretores: Rod Castro, Diego Nogueira, Moacyr Massulo e Emerson Medina. Participaram ao todo 21 atores durante as gravações “Em relação ao casting, eu trabalhei junto com a direção. Como tenho um trabalho como ator, eu tinha mais acesso aos profissionais da área. E, na minha concepção, fizemos um mix de jovens atores com gente de muita estrada, vinda do teatro. E o melhor: todo mundo se apaixonou pelo projeto, mesmo com equipe técnica reduzida e cachês abaixo do ideal”, expõe Antônio.

Castro lembra a emoção sentida na reunião com o elenco.A primeira vez que reunimos com o elenco, que já vinha ensaiando, foi essencial – um trabalho muito bom do Antônio e do Zeudi Souza – eu comecei a falar de onde íamos rodar e eu me emocionei bastante, pois para mim, é uma responsabilidade gigante de fazer essa série”. Ambos concordam em relação às gravações ocorrerem em um lugar mágico como o Centro de Manaus. “Eu realmente amo o centro da minha cidade. Quanto a rodar no Teatro e no Armando, é sensacional e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade muito grande. Eu chegava das gravações, mesmo com o dia amanhecendo e repensando o que realizei nas cenas e no local. E pensava comigo mesmo: cara de sorte” destaca Rod. Na visão de Antônio, as gravações proporcionaram um momento único. “Na praça é contato com o lugar e as pessoas, muito orgânico. No Armando é uma atmosfera que vive boemia. Uma coisa que constatei gravando foi o a mesma impressão que coloquei no livro: o Largo é como uma pessoa. Ela tem peculiaridades, características muito próprias, como as pessoas. Ela é viva e muito cheia de energia”.

 
No Meio dos Fantasmas e Tacacás do Largo

No dia 22 de junho por meio do Cine Set, acompanhei a regravação de algumas cenas pendentes da websérie juntamente com o colega do Mapingua Nerd, Mario Nakamura. Elas aconteceram na frente da Igreja de São Sebastião e dentro do Teatro Amazonas. De acordo com Emerson Medina, duas tomadas seriam regravadas em virtude de problemas de continuidade que ele e o produtor Yure observaram na ilha de edição. Foram quase três horas de filmagens para refazer de três a quatro momentos que envolvem humor, aventura e ação dentro da série. Uma simples tomada da mão de um personagem é estudada e ensaiada detalhadamente em relação a cada enquadramento. A preocupação com a movimentação da câmera, seu posicionamento e sua intenção são elementos debatidos com afinco pelo diretor do episódio, Rod Castro, e a equipe. Essa preocupação com pequenos detalhes, mostra o trabalho meticuloso e obsessivo que Antônio, Emerson e Rod adotaram na série. E dentro de um lugar maravilhoso como o Teatro, estes pequenos detalhes ganham contornos surreais. No fundo, vale a pena encarar os fantasmas neste lugar mágico.


O Lançamento e as Experiências.

De acordo com Antônio, a previsão para terminar a regravação destas cenas é o mês de agosto. Depois a série passará pela pós-produção (tratamento de cor, áudio, trilha sonora, etc.), sendo o lançamento planejado para depois das eleições de outubro. A princípio, a primeira janela a ser lançada é no Youtube, mas o roteiro foi concebido para se transformar em outros produtos e quem sabe numa visão em longo prazo ser exibida na TV. Uma coisa é certa entre os envolvidos: apesar das gravações exaustivas que muitas vezes avançaram a madrugada, a experiência da websérie valeu a pena pelo trabalho em equipe coeso. Para Rod, foi prazeroso ter feito isso ao lado dos amigos e comparsas de cinema. Antônio relata as dificuldades urbanas e climáticas, além da perda de Rachel Lyra, esposa de Yure e sócia da 602 durante as gravações, uma pessoa que apoiava muito nos bastidores “Assim como na ficção, a nossa história real com a obra passou por vários pontos de virada, emoções, choro e alegria”, finaliza.