O cinema amazonense conquistou um grande feito na noite desta quinta-feira (3): “Zana – O Filho da Mata” venceu três prêmios na primeira edição do FestCine Indígena de Águas Belas, realizado em Pernambuco. A produção dirigida por Augustto Gomes ganhou em Melhor Ator com Remí Sampaio, Ator Coadjuvante com Irê Sampaio e Figurino com Oberdan Nogueira e ErIca Contente..

“Zana” acompanha a história de Zana (Remi Sampaio) menino que quase morre afogado após ser ameaçado pelo velho do saco Mamulengo (Gomes de Lima). Salvo por Andí (Aline Cassiano), espírito da Natureza, mãe dos animais e protetora das florestas, ele será encarregado de salvar crianças mantidas prisioneiras pelo Mamulengo e Irene (Lilian Machado). No meio do perigoso caminho, o protagonista se depara com a imprevisibilidade do Curupira (Irê Sampaio).

A vitória no festival indígena não é a primeira conquista do filme: em abril deste ano, “Zana” faturou sete prêmios no Olhar do Norte, aqui em Manaus. Venceu as categorias de Melhor Direção, Atuação, Montagem, Direção de Arte, Som e Júri Popular. O filme de Augustto Gomes já está selecionado também para Mostra Curta Audiovisual, em Campinas.