A atual temporada de premiações marca um retrocesso em relação aos cinemas de Manaus e os filmes do Oscar. Dois dos principais candidatos ao prêmio da Academia tiveram os lançamentos nacionais ignorados pelos complexos locais: “TÁR” ficou fora na semana passada e, agora, “Os Banshees de Inisherin” também não estreia na capital amazonense.

Até o momento, das 10 produções indicadas a Melhor Filme, metade já passou pelos cinemas da cidade: “Avatar – O Caminho da Água”, “Elvis”, “Os Fabelmans”, “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Já “Nada de Novo no Front” ficou restrito à Netflix, pois, Manaus não recebe as sessões exibidas nas telonas dos filmes do streaming.

Como os longas de Todd Field e Martin McDonagh foram ignorados mesmo com seis e nove indicações, respectivamente, a expectativa é que “O Triângulo da Tristeza (três nomeações) e “Entre Mulheres” (duas indicações) também sigam o mesmo caminho – o vencedor da Palma de Ouro chega ao Brasil no dia 16 de fevereiro, enquanto o drama da Sarah Polley segue sem previsão de estreia.

Sobra a esperança da programação especial do UCI na semana do Oscar: desde 2018, a rede norte-americana reserva o último fim de semana antes da festa para uma ampla maratona dos principais candidatos da temporada, incluindo, os indicados a Melhor Filme. Desta forma, “TÁR” e “Inisherin”, pelo menos, terão alguma chance de serem exibidos em Manaus.

RETROCESSO

Levando em consideração que são raros os casos de produções estrearem fora da data de lançamento no circuito nacional, Manaus, com isso, deve retornar ao patamar de 2018. Na edição vencida por “A Forma da Água”, a capital amazonense ficou fora das estreias nacionais de “Trama Fantasma”, “Três Anúncios Para um Crime” e “Lady Bird”. A salvação ficou por conta justamente da programação especial do UCI. Depois da cerimônia do Oscar, os longas de Paul Thomas Anderson, Martin McDonagh e Greta Gerwig chegaram à cidade.

No ano seguinte, somente “A Favorita” não teve lançamento regular em Manaus – “Roma” também ficou de fora, mas, por conta do lançamento direto na Netflix. Em 2020, o cenário melhorou: tirando “O Irlandês” e “História de um Casamento”, ambos do streaming, todos os demais seis indicados na categoria máxima chegaram aos cinemas de Manaus antes da cerimônia.

A temporada vencida por “Nomadland” foi excepcional por conta do caos sanitário na capital, o que levou ao fechamento das salas pelo primeiro semestre inteiro de 2021. Com a situação mais normalizada, os cinemas dea cidade deixaram apenas “Drive My Car” de fora da programação regular – o ganhador de Filme Internacional teve chance no especial da UCI – e, novamente, as produções da Netflix, “Ataque dos Cães” e “Não Olhe Para Cima”.

VEJA A RELAÇÃO OSCAR E CINEMAS DE MANAUS NAS ÚLTIMAS TEMPORADAS

Oscar 2018

Lançados Antes da Cerimônia:A Forma da Água“, “Corra“, “Dunkirk“, “O Destino de uma Nação“, “The Post” e “Me Chame Pelo Seu Nome“.
Lançados Após a Cerimônia:Trama Fantasma”, “Três Anúncios Para um Crime” e “Lady Bird”.

Oscar 2019

Lançados Antes da Cerimônia: Green Book”,“Nasce uma Estrela”, “Pantera Negra”,  “Bohemian Rhapsody”,  “Infiltrado na Klan”, “Vice“.
Exibido Somente no Especial do UCI:  “A Favorita”.
Somente no Streaming:Roma“.

Oscar 2020

Lançados Antes da Cerimônia: Parasita”, “1917”, “Era uma vez em Hollywood”, “Coringa”, “Adoráveis Mulheres”, “Ford Vs Ferrari”,“Jojo Rabbit”.
Somente no Streaming: O Irlandês”, “História de um Casamento”.

Oscar 2021*

Nenhum filme lançado nos cinemas por conta da pandemia da Covid-19.

Oscar 2022

Lançados Antes da Cerimônia: “Coda – No Ritmo do Coração”, “Amor, Sublime Amor”, “O Beco do Pesadelo”, “Belfast”, “Duna”“King Richard”, “Licorice Pizza“.
Exibido Somente no Especial do UCI: “Drive My Car”.
Somente no Streaming: “Ataque dos Cães”, “Não Olhe Para Cima”.