“O Barco e o Rio” atingiu um dos maiores feitos da história do cinema amazonense: na noite de 26 de setembro de 2020, o curta-metragem dirigido por Bernardo Ale Abinader venceu cinco Kikitos no Festival de Gramado – Melhor Filme do Júri Oficial e do Popular, Melhor Direção, Direção de Fotografia para Valentina Ricardo e Direção de Arte com Francisco Ricardo. Ali iniciava-se uma carreira com passagens em importantes eventos como o Festival do Rio, Cine Ceará, Shorts México e Festival de Cinema de Huesca, na Espanha.

No meio deste intenso processo, Abinader trabalha para a ampliação do projeto, transformando-o em um longa-metragem. Os primeiros passos começaram no Matapi – Mercado Audiovisual do Norte de 2019: a proposta de longa de “O Barco e o Rio” foi o vencedor dos pitchings, obtendo a participação no Talent Coprodution Meeting, do Festival de Guadalajara 2020.

Já no ano passado, o projeto venceu o Prêmio Coprodução Vitrine Filmes durante a 12ª edição do BrLab, recebendo investimento de R$ 250 mil. Também esteve em laboratórios de roteiro como o Porto Iracema das Artes e as rodadas de negócios do Festival de Biarritz, na França.

Agora, “O Barco e o Rio” retorna ao Matapi para um estudo de caso sobre o desenvolvimento do projeto do longa. A atividade será feita por Bernardo Abinader e Keyti Souza, coprodutora e sócia da Têm Dendê, produtora baiana e parceira neste processo. A dupla irá falar sobre toda esta trajetória e as expectativas para que o projeto saia do papel.

O evento acontece no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro de Manaus, na quarta-feira, dia 22 de novembro, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas neste link (clique aqui).

Realizado pela Leão do Norte Produções, o Matapi é o primeiro mercado audiovisual do Norte e uma plataforma de articulação que tem como objetivo contribuir na capacitação dos empreendedores para a realidade do mercado audiovisual, estreitar conexões entre as cadeias produtivas e promover a circulação dos produtos amazônicos em outras janelas de exibição.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio da Luminate (https://luminategroup.com/?language=pt), e conta com o apoio do Projeto Paradiso e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

SAIBA MAIS DETALHES SOBRE O LONGA DE “O BARCO E O RIO”