Hora de confrontar as adaptações de histórias em quadrinhos na ‘Batalha de Filmes’ do Cine Set!

Os críticos do Cine Set elegem o favorito entre “Batman Vs Superman” e “Os Vingadores”!

Vingadores: A Era de UItron crítica de bolsoAndré Maués

Até mesmo eu, que sou mais bonzinho em relação a Batman vs. Superman (considero uma boa diversão, mesmo com as suas falhas), não há como negar que o filme da Marvel é muito superior. Além do “pioneirismo” de juntar vários super-hérois no mesmo filme, explorando bem o conflito de egos entre eles, Os Vingadores possui uma energia cativante e um ritmo ágil que mantém o interesse do espectador até o final das suas 2 horas e 40 minutos de projeção. Contando com a mesma duração, é um exercício de paciência e boa vontade chegar até o fim de Batman vs Superman.  As cenas de ação também são muito melhores no filme de Joss Whedon, o qual entrega momentos de tirar o fôlego, como o plano-sequência que mostra todos os hérois em ação simultânea durante a batalha final.

Vencedor: Os Vingadores

Hulk-The-Avengers-movie-imageCaio Pimenta

Estratégias diferentes cercaram as duas produções. A Marvel preparou todo o terreno em filmes anteriores para juntar a turma em “Os Vingadores”, enquanto a DC Comics colocou quase todos de uma vez só em “Batman Vs Superman” para apresentar o universo da “Liga da Justiça”. Sem contar com diretores habilidosos – Joss Whedon e Zack Snyder, respectivamente – há a sensação de que os potenciais não foram explorados ao máximo. Porém, é impossível negar que Homem de Ferro&cia conseguiu se sair bem melhor por apostar nos pontos fortes – ação, humor e simplicidade – contra uma bagunça total e pretensiosa do rival.

Vencedor: Os Vingadores

Camila Henriques

Em termos de super-heróis, sempre gostei mais dos da DC. Já falei mil vezes que essa vibe “engraçadinha” e “olha como somos ricos e divertidos” dos filmes da Marvel me cansa um pouco. Contudo, no duelo entre os dois filmes dessa batalha, tenho que ficar com o primeiro “Vingadores“, que tem uma direção e uma montagem mais coesas (coisa que não existe em produções do Zack Snyder, vamos combinar). O filme dirigido por Joss Whedon sai na frente ainda pela forma como desenvolve o Hulk (o personagem mais interessante do grupo e defendido muito bem por Mark Ruffallo) e pela química entre todos os atores, ainda que não haja total imersão em personagens como o Homem de Ferro Downey Jr.. A DC vai precisar comer muito feijão com arroz para conseguir essa “leveza” narrativa, mas já pode começar pela demissão do Zack Snyder.

Vencedor: Os Vingadores


Danilo Areosa

Tanto Vingadores quanto Batman Vs Superman são blockbusters quase semelhantes nas suas qualidades e defeitos. Fico com o primeiro que apesar dos seus poréns, é um filme mais coeso, com diálogos e personagens espirituosos (Tony Stark puro carisma), além de momentos divertidos. Elementos presentes em menor grau e qualidade no filme de Snyder que mesmo repleto de boas intenções é estruturalmente confuso e emocionalmente artificial. Neste quesito, a Marvel colhe frutos pelo seu eficaz planejamento, ainda que durante todo o processo criativo (o seu universo) fez um feijão de arroz sem muita ousadia, diferente da DC, que realizou um filme arriscado, mas que peca por querer abraçar o mundo com as pernas.

Vencedor: Os Vingadores

Gabriel Oliveira

Universos cinematográficos e rios de dinheiro à parte, a Marvel e a DC optaram por abordagens essencialmente diferentes. A primeira escolheu apresentar seus heróis um a um, para só então reuni-los contra uma ameaça maior em Os Vingadores, e ainda que não tenha gerado um filme brilhante, o resultado foi divertido e soube balancear com segurança todos os personagens. A Warner/DC, por outro lado, quis correr atrás do prejuízo e acabou apostando numa bagunça generalizada que se preocupou em parecer mais séria e quebrar o recorde de easter eggs por segundo e esqueceu do básico de um blockbuster: entretenimento. Com todas as ressalvas para ambos os filmes, prefiro o mínimo de coesão da empreitada da Casa das Ideias.

Vencedor: Os Vingadores


Ivanildo Pereira

Pra mim, nem tem disputa: é Os Vingadores na cabeça. Ambos os filmes têm uma grande característica em comum: possuem histórias simples dedicadas à reunião de super-heróis no final. Mas, enquanto o filme da Marvel pega essa ideia e sai voando com ela de forma despretensiosa e leve, o da Warner/DC parece determinado a complicar o que é simples e a espremer qualquer grão de encantamento para fora da tela. Batman vs. Superman é superlotado, cheio de cenas sem função narrativa ou dramática (quando não bizarras), a história se torna confusa e a caracterização dos personagens é, no mínimo, questionável. Até o duelo dos vilões é lavada: Loki/Hiddleston contra o Luthor digno de Framboesa do Eisenberg? Sem comparação… No fim das contas, só um dos filmes satisfaz e passa a sensação de ter correspondido ao valor da pipoca, e não é o da DC. Ah, e o segundo Vingadores, Era de Ultron, apesar de ter problemas também é melhor que Batman vs. Superman.

Vencedor: Os Vingadores


Renildo Rodrigues

Como uma das poucas pessoas no site que realmente gostaram de Watchmen, adoraria ser a voz da discórdia e defender as qualidades de Batman Vs. Superman, mas… já deu. A obsessão de Zack Snyder por fazer sempre maior, mais grandioso, mais barulhento venceu minhas últimas resistências e me dobrou aos fatos – trata-se de um bom estilista visual, mas a humanidade em suas histórias já perdeu a batalha faz tempo. E olha que o encontro dos heróis é sua melhor coisa desde… Watchmen. Torcia, mesmo, para que o filme fosse uma alternativa ao padrão Marvel, que já vem repetindo fórmulas e despertando apatia desde o segundo Vingadores, mas…

O primeiro filme da turma, porém, não sofre desse problema: com intérpretes carismáticos, um roteiro bem amarrado e uma direção eficiente, trata-se de uma festa de músculos, frases de efeito e pancadaria, na medida certa para divertir e até empolgar, como um bom filme de entretenimento deve ser – coisa que, por sinal, a Marvel ainda sabe fazer bem melhor que as inimigas.

Vencedor: Os Vingadores


Susy Freitas

“Os vingadores” consolidou a Marvel num segmento até então relativamente novo – o de robustas franquias de super-heróis no cinema, algo diferente das até então mandatórias trilogias. Apresentou, com leveza e descontração, a base para ampliar suas possibilidades para além filmes-solo como Thor e Homem de Ferro (personagem cujo filme mais notável foi o primeiro). Para o bem ou para o mal, o filme marca o início de uma era na indústria cinematográfica. Com outra pegada, a DC sempre foi mais periclitante ao promover o novo fôlego de seus super-heróis no cinema (vide filmes mais recentes do Superman). Apesar disso, é louvável a tentativa de trabalhar temáticas mais adultas com seu “Batman Vs. Superman”. Temos, pincelados no longa, discussões sobre profundas questões morais e paralelos com situações históricas reais e contundentes.

Apesar da irregularidade que roteiro e direção deram ao produto final, o longa traz um peso em suas temáticas que a Marvel só conseguiu desenvolver de todo nas séries televisivas (Demolidor e Jessica Jones) e em Capitão América – Soldado Invernal. O problema é que, Snyder roubou a chance de tornar memorável um filme que poderia mudar o jogo que a Marvel deu início, o que o coloca em desvantagem na batalha e faz com que, mesmo mais bobinho em seus temas (porém, muito mais divertido e ritmado), “Os vingadores” leve a melhor.

Vencedor: Os Vingadores


RESULTADO
‘Os Vingadores’ 8 X 0 ‘Batman Vs Superman’

VEJA OUTRAS BATALHAS DE FILMES:

Birdman e O Regresso‘Birdman’ x ‘O Regresso’

Batalha de Filmes: 'Avatar' x 'Star Wars - O Despertar da Força'‘Avatar’ x ‘Star Wars – O Despertar da Força’