O reboot de “Quarteto Fantástico” do estúdio 20th Century Fox é uma produção cercada de negatividade e rumores estranhos. Agora surge mais um fato incomum sobre o filme, a poucas semanas da estreia: a Fox anunciou que ele não será mais lançado no formato 3D. Os planos de conversão para o 3D foram cancelados, e o filme será lançado apenas no convencional 2D. O próprio diretor do filme, Josh Trank, se pronunciou sobre o assunto: “Quero que a experiência de ‘Quarteto Fantástico’ seja a mais pura possível para a audiência, e isso significa vê-lo em 2D, como o filmamos”.

Esse fato é estranho porque, além de praticamente todos os grandes lançamentos dos estúdios hoje em dia saírem no formato 3D, a própria Fox anunciou nos primeiros trailers e pôsteres que o longa seria exibido no formato Real 3D – o logo do Real 3D foi removido do material de divulgação mais recente.

Em maio deste ano, o site Superhero News noticiou (graças a fontes anônimas, claro), que o orçamento do estúdio destinado à conversão para 3D – como a maioria dos filmes hoje, “Quarteto Fantástico” foi rodado em 2D e convertido na pós-produção – foi gasto na refilmagem de algumas cenas que não teriam agradado à Fox. O site inclusive foi além, afirmando que Matthew Vaughn, diretor de “X-Men: Primeira Classe” (2011) e “Kingsman: Serviço Secreto” (2015), ambos do estúdio Fox, havia dirigido essas refilmagens – esse rumor foi prontamente negado por Trank no Twitter.

No fim das contas, anunciar o cancelamento da conversão para 3D assim tão perto da estreia só levanta mais dúvidas sobre o projeto, que já foi criticado por fãs dos quadrinhos por escalar o ator Michael B. Jordan como Tocha Humana – Jordan é negro, mas seu personagem é branco nas HQs – e pelas polêmicas relacionadas ao diretor Josh Trank. Trank supostamente se desentendeu com a Fox e com o roteirista e produtor do filme, Simon Kinberg, e há alguns meses acabou desistindo de comandar um projeto derivado da franquia “Star Wars”. Essa desistência foi abrupta e inesperada, o que ajudou a alimentar a negatividade em relação ao reboot dos heróis Marvel no cinema.

“Quarteto Fantástico” estreia nos Estados Unidos em 7 de agosto e no Brasil, um dia antes, 6 de agosto. Agora em 2D apenas.

Facebook Comments