“Nós fazemos escolhas, e elas nos colocam num caminho. Às vezes elas são pequenas, e ainda assim nos colocam no caminho”, diz Mike numa cena deste nono episódio da quinta temporada de Better Call Saul, “Estradas de Más Escolhas”.

Mike e Jimmy saem do deserto no começo deste episódio – a abertura, com a tela dividida (Split-screen) na qual podemos ver Jimmy e Kim ao mesmo tempo, remete à abertura de um episódio da temporada passada que mostrava a rotina dos dois. Até a canção que toca é a mesma, numa versão diferente. As escolhas pequenas e grandes que Jimmy toma depois da sua odisseia no deserto levam a um clima de tensão entre ele e Kim. Ele diz que o carro dele apenas quebrou… Mas ela encontra a garrafinha de estimação dele dentro da mala dele, com um buraco de bala…

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X01 e 02

É a mesma história que Jimmy, como Saul, o advogado, conta a seu cliente Lalo, após enfim pagar a fiança de 7 milhões de dólares. É o plano de Gus funcionando à exatidão, e por alguns minutos sentimos estar vendo a despedida de Tony Dalton da série. Lalo se vê forçado a desaparecer, e vemos até ele se despedir de Hector. E o clima de tensão vai se acumulando…

TENSÃO COMPLETA

Mas estamos falando de Better Call Saul aqui, então os roteiristas raramente fazem o que esperamos. Os planos quase nunca saem tal como esperado. Lalo é esperto e começa a investigar, levando a uma confrontação final com Saul e Kim no apartamento deles. Breaking Bad teve muitos momentos de tensão; já Better Call Saul, devido à sua natureza diferente, poucas vezes se mostrou realmente tensa. Mas neste episódio… Os minutos finais são de ficar na ponta da cadeira, enquanto vemos uma situação crítica conduzida por um trio de atores em estado de graça: Bob Odenkirk atrapalhado, mas sem abandonar a mentira; Dalton aumentando o nível de ameaça como se girasse um botão interior; e Rhea Seehorn assumindo a dianteira da situação e provando, mais uma vez, que merece e precisa ser lembrada na próxima temporada de premiações da TV norte-americana.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X03, 04, 05, 06, 07 e 08

Esse é ápice do episódio, mas há várias outras cenas incríveis. É impossível não dar uma risada quando Saul leva os 7 milhões à escriturária, ou sentir a frieza de Gus quando este se recusa a deixar o seu valioso “recurso”, Nacho, ir. A angústia de Jimmy ilustrada ao ouvir suco sendo preparado num espremedor é outro grande momento visual e sonoro da série, precisamente construído.

E o final do episódio promete mais tensão no próximo para todos os envolvidos, já que estamos chegando ao final da temporada. É quando iremos sentir o peso das escolhas, pequenas e grandes…

‘Space Force’: nem tão empolgante e engraçado como prometido

‘Space Force’ já surgiu com altas expectativas. Primeiro por reunir Greg Daniels e Steve Carell, dupla vinda da premiada ‘The Office’. Segundo por contar com nomes conhecidos e queridos do público como Lisa Kudrow e John Malkovich. Para completar, seria um alívio...

‘Expresso do Amanhã’ – Episódio 3: limitações começam a aparecer

Bem... Não demorou muito, não é? Depois de dois interessantes episódios iniciais, este terceiro de Expresso do Amanhã já começa a expor um pouco mais das limitações do seriado e do enfoque planejado pelos produtores desta adaptação. Neste episódio, já temos uma...

‘Boto – Episódios 4 e 5’: ou pode chamar de ‘Aquela Estrada 2’

“Aquela Estrada” é o mais bem-sucedido curta-metragem do coletivo Artrupe Produções Artísticas. Dirigida por Rafael Ramos, a produção circulou por festivais nacionais importantes como o Mix Brasil, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia...

‘Little Fires Everywhere’: clichês de novela atrapalham bom material

Existe uma bela história sobre feminilidade, privilégios e o problema racial nos Estados Unidos dentro de Little Fires Everywhere (“Pequenos Incêndios por Toda Parte”), minissérie da ABC Signature disponível aqui pelo Amazon Prime Service... Pena que essa história às...

‘Expresso do Amanhã’ – Episódios 1 e 2: início promissor

Vivemos numa época curiosa, mesmo... Chegou à Netflix a série de ficção-científica Expresso do Amanhã, baseada no sensacional filme de 2013 dirigido por Bong Joon-Ho, que por sua vez era baseada na HQ francesa Le Transperceneige, publicada nos anos 1980 pelos autores...

‘The Eddy’: jazz sem ritmo e arrastado sufoca minissérie

The Eddy, a minissérie da Netflix sobre o submundo de Paris visto pelos olhos dos músicos do clube de jazz do título, tem muitas qualidades a seu favor. Tem um ótimo elenco: André Holland de Moonlight (2016), Joanna Kulig, de Guerra Fria (2018) e Tahar Rahim de O...

‘Hollywood’: Ryan Murphy entre erros e acertos

Aclamado pela crítica e público, Ryan Murphy provou ao longo de 10 anos que o sucesso de ‘Glee’ não foi ocasional. Além de colecionar Emmys e espectadores fiéis, o showrunner também deixou seu estilo de narrativa marcado nas séries e ‘Hollywood’ consolida este cenário...

‘Westworld’ – 3ª Temporada: fantasma da decepção de ‘GoT’ ronda série

Os estragos da última temporada de “Game of Thrones” ainda podem ser sentidos. Enquanto alguns abandonaram o mundo das séries sem data para retorno, outros se tornaram céticos em relação ao destino de suas produções queridas. Esse último posicionamento desperta...

‘Better Call Saul’ – Episódio 5×10: clímax de uma fantástica temporada

Pensamos que conhecemos as pessoas... E as séries. Pensamos, ao ver esta quinta temporada de Better Call Saul, que a transformação de Jimmy McGill para Saul Goodman, como o conhecemos em Breaking Bad, já estava encaminhada, até mesmo definida. No entanto, as pessoas,...

‘Better Call Saul’ – Episódio 5×09: preparação para reta final da temporada

“Nós fazemos escolhas, e elas nos colocam num caminho. Às vezes elas são pequenas, e ainda assim nos colocam no caminho”, diz Mike numa cena deste nono episódio da quinta temporada de Better Call Saul, “Estradas de Más Escolhas”. Mike e Jimmy saem do deserto no começo...