Se um dia você quis ver Nicolas Cage à frente de uma adaptação de H. P. Lovecraft, esse momento é seu: “Colour Out of Space” usa com sucesso um dos contos mais famosos do celebrado autor de terror para criar um filme B de responsa. O longa, que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres, parece uma versão gore dos filmes do clássico bloco televisivo Supercine.

Na trama, uma família que vive no meio do nada (claro!) tem a vida drasticamente alterada quando um meteorito cai em sua propriedade e desencadeia estranhos efeitos nas formas de vida ao redor. Qualquer semelhança com “Aniquilação” não é mera coincidência: o livro de Jeff VanderMeerr, que serviu de base para o filme com Natalie Portman, bebe diretamente da fonte de Lovecraft.

O roteiro, escrito pelo diretor Richard Stanley juntamente com Scarlett Amaris, traz a história do conto, que se passa no início do século XX, para os dias de hoje sem perder a essência do original; ainda que, na telona, isso resulte em arquétipos um tanto quanto clichês do cinema de terror: os pais que buscam uma vida nova, a filha gótica rebelde, o filho maconheiro bobão e o filho mais novo super sensível aos acontecimentos sobrenaturais.

Com 1h51min, “Colour Out of Space”  chega a se arrastar em alguns momentos. No entanto, Stanley, em colaboração com o diretor de fotografia Steve Annis, enche as tomadas com um jogo de câmera preciso e cores fantásticas que reforçam o senso de medo existencial do material-base. Colin Stetson, que compôs a trilha de “Hereditário”, enche as cenas com melodias sintéticas que quase sufocam o espectador.

Sem explicações

Mesmo quando os animais começam a se comportar de maneira estranha e os vegetais começam a sofrer mutações, o longa se recusa, à maneira de Lovecraft, a dar explicações. É justamente essa incompreensão que causa o terror que acomete a família dona da propriedade. A força que passa a agir ao redor da casa não opera conforme o que espera a razão humana – e, por conta disso, os protagonistas se veem sem saída.

Esse ponto é reforçado pelos toques modernos inseridos pelo roteiro, como a presença de celulares, de televisão e até mesmo de um pesquisador que quer entender os fenômenos de cientificamente. “Colour Out of Space” parece argumentar que os avanços da humanidade no último século de nada adiantaram para nos preparar para um encontro extraterrestre.

Para além do sangue e das criaturas bizarras, fãs do gênero terão o prazer de ver Stanley – um devoto do terror que passou 27 anos longe do gênero – revigorado e no completo controle de sua criação. Com um charme kitsch e Nic Cage mandando ver na atuação descontrolada que se tornou seu padrão, “Colour Out of Space” sabe o público que quer agradar e tem tudo para conseguir isso.

‘Instinct’: desejo sexual gera jogo arriscado em suspense holandês

Como qualquer estudioso de Freud pode afirmar, tesão pode ser algo complicado. Em "Instinct", estreia da atriz Halina Reijn na direção, uma nefasta atração dentro de um presídio explora os limites entre desejo e razão. Ancorado em uma atuação corajosa de Carice van...

‘O Irlandês’: o peso da violência em obra-prima de Martin Scorsese

Depois de demorar 26 anos para tirar do papel seu filme anterior, “Silêncio”, Martin Scorsese finalizou “O Irlandês”, seu novo projeto, em ‘apenas’ 12 anos. Parece adequado para uma história tão enérgica quanto intimista que aborda como o tempo afeta a vida de pessoas...

‘A Hidden Life’: teste de fé e paciência no cinema de Terrence Malick

Mantendo a fase mais prolífera de sua carreira, desencadeada pelo ganhador da Palma de Ouro em 2011, “A Árvore da Vida”, Terrence Malick está de volta com “A Hidden Life”. O projeto marca seu retorno ao uso de roteiros bem-estruturados - depois do experimentos com...

‘Ema’: Pablo Larraín mexe com a cabeça do público em filme indomável

"Ema", novo filme de Pablo Larraín ("Jackie") exibido no Festival de Londres, começa em chamas - uma metáfora apropriada para a vida de personagens que parecem entrar em combustão no calor de suas paixões. Longe do seu ambiente costumeiro - o drama histórico -, o...

‘Dois Papas’: Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em atuações abençoadas

Um retrato bem-humorado de duas personalidades mundialmente conhecidas, "Dois Papas" é um show de atuação à moda antiga que se tornou um inesperado sucesso de público nos festivais de Telluride, onde estreou, e Toronto. O longa, também exibido no Festival de Londres,...

‘Entre Facas e Segredos’: Rian Johnson retorna às raízes em grande comédia

O que você faz depois de abalar as estruturas de uma das maiores franquias cinematográficas da história? Pois Rian Johnson resolveu voltar às origens. “Entre Facas e Segredos”, seu primeiro filme desde “Star Wars: Os Últimos Jedi”, é uma comédia sensacional que remete...

‘A Beautiful Day in the Neighbourhood’: além dos limites do burocrático

O estado atual da indústria cinematográfica permite engraçados paralelos. De um lado, temos filmes que imploram a tela grande sendo produzidos por empresas de streaming, como “Roma”, de Alfonso Cuáron, ou o “Suspiria” de Luca Guadagnino. Por outro, há projetos como...

‘Wasp Network’: Olivier Assayas derrapa em suspense sem rumo certo

"Wasp Network" não é o inferno, mas está cheio de boas intenções. A trama real dos Cinco Cubanos, que espionaram em prol da terra natal em pleno solo americano, rende um thriller implacável. Infelizmente, ele continua na promessa. O novo longa de Olivier Assayas,...

‘O Farol’: horror brota da solidão em ótimo terror de Robert Eggers

Na sua carreira até agora, o diretor Robert Eggers tem se mostrado um grande explorador do poder de isolamento. Se seu filme anterior, "A Bruxa", almejava observar como o puritanismo religioso atuava na mente de pessoas longe da civilização, em "O Farol", seu novo...

‘Histórias de um Casamento’: os dolorosos detalhes do fim de um casal

O mais difícil de “Histórias de um Casamento” é saber lidar com o quão engraçado ele é. Não se engane: essa é uma história devastadora sobre um divórcio e a subsequente batalha judicial dos ex-cônjuges. Porém, a delicadeza com que o diretor-roteirista...