Pensar o fortalecimento do audiovisual na Região Norte do Brasil através do empreendedorismo, manutenção das empresas já existentes do setor e o estímulo a co-produções nacionais e internacionais. O Mercado Audiovisual do Norte (Matapi) mira nestes focos para chegar fortalecido à segunda edição, prevista para ocorrer em Manaus entre os dias 27 e 30 de novembro.
O Matapi 2019 terá a noite de abertura no Teatro Amazonas e os demais dias no Palácio da Justiça, ambos no Centro, com rodadas de negócios, palestras e pitchings.
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Neste ano, o evento amplia a rodada de negócios para os Estados formadores do CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A entidade reúne produtores e realizadores audiovisual das três regiões brasileiras. “É de fundamental importância a união dos nossos esforços para consolidarmos nossos esforços enquanto classe”, explica Carlos Barbosa, um dos organizadores do evento.
PRÉ-EVENTO COM OFICINAS
O Matapi 2019 terá três prévias antes do evento principal. A primeira acontece nos dias 18 e 19 de outubro com a oficina de Formatação de Projetos Audiovisuais com o baiano Gabriel Pires. As inscrições já estão abertas (clique aqui).
O segundo pré-evento sobre Produção Executiva ocorre em 25 e 26 de outubro, enquanto o terceiro será de Preparação para Pitchings nos dias 1º e 2 de novembro. Para estes dois eventos, as inscrições serão abertas em breve.
A atividade será realizada no Sebraelab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 924, no Centro de Manaus, das 9h às 12h e das 14h às 18h (hora local). Os pré-eventos serão voltados apenas para a Região Norte com transmissão ao vivo para inscritos de outros Estados.
MODELO INÉDITO EM MANAUS
Parceria entre a Dabacuri Projetos e Produções, de Liliane Maia, e Leão do Norte, de Carlos Barbosa, Clemilson Farias e Rodrigo Grillo, o Matapi surgiu trouxe um modelo de evento de audiovisual inédito em Manaus: nenhum filme – curta, média ou longa – foi exibido; o foco era em tratar o setor como um negócio gerador de empregos e renda.
Nos moldes de eventos como NordesteLab, Seminário Audiovisual Para Produtoras Independentes (SAPI) e RioContent, o Matapi promoveu palestras com profissionais do mercado nacional desde questões sobre direitos autorais, o papel do roteirista nos ambientes de mercados e laboratórios até o panorama da produção independente na Região Norte.
Além disso, produtores e artistas participaram de pitchings, apresentando seus projetos para avaliadores presentes com direito a premiação aos melhores.
Por fim, players dos mais diversos canais nacionais e locais estiveram em Manaus e as produtoras puderam mostrar seus produtos com a possibilidade de fechar negócios. “Sabemos que, pelo menos, três projetos já conseguiram uma nova janela através de negociação iniciada no evento”, afirma Carlos.
Com parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Sebrae e do Impact Hub Manaus, o Matapi 2019 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através do Fundo Setorial do Audiovisual, e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Conheça como foi o Matapi 2018 nos vídeos do Cine Set: