Pensar o fortalecimento do audiovisual na Região Norte do Brasil através do empreendedorismo, manutenção das empresas já existentes do setor e o estímulo a co-produções nacionais e internacionais. O Mercado Audiovisual do Norte (Matapi) mira nestes focos para chegar fortalecido à segunda edição, prevista para ocorrer em Manaus entre os dias 27 e 30 de novembro. 

O Matapi 2019 terá a noite de abertura no Teatro Amazonas e os demais dias no Palácio da Justiça, ambos no Centro, com rodadas de negócios, palestras e pitchings. 

LEIA TAMBÉM: Por que o Matapi é o evento de cinema mais importante do Amazonas nos últimos anos?

Neste ano, o evento amplia a rodada de negócios para os Estados formadores do CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A entidade reúne produtores e realizadores audiovisual das três regiões brasileiras. “É de fundamental importância a união dos nossos esforços para consolidarmos nossos esforços enquanto classe”, explica Carlos Barbosa, um dos organizadores do evento. 

PRÉ-EVENTO COM OFICINAS 

O Matapi 2019 terá três prévias antes do evento principal. A primeira acontece nos dias 18 e 19 de outubro com a oficina de Formatação de Projetos Audiovisuais com o baiano Gabriel Pires. As inscrições já estão abertas (clique aqui). 

O segundo pré-evento sobre Produção Executiva ocorre em 25 e 26 de outubro, enquanto o terceiro será de Preparação para Pitchings nos dias 1º e 2 de novembro. Para estes dois eventos, as inscrições serão abertas em breve. 

A atividade será realizada no Sebraelab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 924, no Centro de Manaus, das 9h às 12h e das 14h às 18h (hora local). Os pré-eventos serão voltados apenas para a Região Norte com transmissão ao vivo para inscritos de outros Estados.   

MODELO INÉDITO EM MANAUS 

Parceria entre a Dabacuri Projetos e Produções, de Liliane Maia, e Leão do Norte, de Carlos Barbosa, Clemilson Farias e Rodrigo Grillo, o Matapi surgiu trouxe um modelo de evento de audiovisual inédito em Manaus: nenhum filme – curta, média ou longa – foi exibido; o foco era em tratar o setor como um negócio gerador de empregos e renda.  

Nos moldes de eventos como NordesteLab, Seminário Audiovisual Para Produtoras Independentes (SAPI) e RioContent, o Matapi promoveu palestras com profissionais do mercado nacional desde questões sobre direitos autorais, o papel do roteirista nos ambientes de mercados e laboratórios até o panorama da produção independente na Região Norte.  

Além disso, produtores e artistas participaram de pitchings, apresentando seus projetos para avaliadores presentes com direito a premiação aos melhores.  

Por fim, players dos mais diversos canais nacionais e locais estiveram em Manaus e as produtoras puderam mostrar seus produtos com a possibilidade de fechar negócios. “Sabemos que, pelo menos, três projetos já conseguiram uma nova janela através de negociação iniciada no evento”, afirma Carlos. 

Com parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Sebrae e do Impact Hub Manaus, o Matapi 2019 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através do Fundo Setorial do Audiovisual, e da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

Conheça como foi o Matapi 2018 nos vídeos do Cine Set: 

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...

Festival de Cannes 2023 | Quem Disputa a Palma de Ouro? – Parte 2

Filmes com Natalie Portman, Julianne Moore, Juliette Binoche, Jude Law, Sean Penn e Alicia Vikander são destaques no novo vídeo do Cine Set sobre os candidatos à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023. https://www.youtube.com/watch?v=H4aTT_bKN_E A QUIMERA O Brasil...