Penúltimo dia de 2015 e o Cine Set já está com a cabeça em 2016, antecipando quais os filmes imperdíveis do ano que se aproxima.

Não espere aqui a presença de todos os blockbusters da temporada: o objetivo é dar um panorama mais amplo, incluindo produções nacionais e filmes de arte. Leva-se em conta desde a importância artística até a capacidade de levar grandes públicos aos cinemas passando por filmes capazes de ditar novas tendências.

Vamos para a segunda parte do filmes mais aguardados de 2016:

Veja a primeira parte aqui


20) Filme: Steve Jobs

Direção: Danny Boyle
Elenco: Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen
Sinopse:  Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.
Estreia Prevista no Brasil: 14 de Janeiro

Pode dar certo: cotado para o Oscar e elogiado pela crítica especializada nos EUA, o filme traz mais uma grande atuação da carreira de Michael Fassbender com a direção sempre segura de Danny Boyle.

Pode dar errado: fracasso de público nos EUA, “Steve Jobs” não conseguiu atrair nem mesmo os consumidores dos produtos da Apple para os cinemas. Saber se, no Brasil, terá mais sucesso ou vai ficar restrito ao circuito alternativo é a grande incógnita.


19) Filme: Star Trek – Sem Fronteiras

Direção: Justin Lin
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Simon Pegg
Sinopse:  Após sofrerem com a ira de John Harrison (Benedict Cumberbatch), Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zoe Saldana), McCoy (Karl Urban), Sulu (John Cho), Chekov (Anton Yelchin) e Scotty (Simon Pegg) retornam à Enterprise para uma nova e difícil aventura intergaláctica.
Estreia Prevista no Brasil: 21 de Julho

Pode dar certo: igual ao ocorrido com “Star Wars”, “Star Trek” apostou nos aspectos nostálgicos para retomar a franquia, trazendo dois ótimos filmes. O elenco cada vez mais entrosado ainda vai contar com Idris Elba, em grande fase após “Beasts of No Nation”, vivendo o vilão da produção.

Pode dar errado: substituir J.J Abrams pelo apenas correto Justin Lin é motivo de preocupação. O diretor da série “Velozes e Furiosos” sempre foi muito mais competente em fazer grandes cenas de ação do que desenvolver a relação dos personagens, justo o que torna “Star Trek” tão marcante.


18) Filme: Billy Lynn´s Long Halftime Walk

Direção: Ang Lee
Elenco: Kristen Stewart, Vin Diesel, Garrett Hedlund
Sinopse:  Billy Lynn é um jovem soldado de 19 anos, que consegue sobreviver, junto de seus colegas de exército, a um tiroteio no Iraque em 2005. Para recompensá-los, o presidente George W. Bush leva toda a tropa de volta aos Estados Unidos, a tempo de receber uma homenagem no intervalo de um jogo de futebol americano, na época do Dia de Ação de Graças. Logo após a festa, no entanto, Billy e os outros militares são enviados de volta ao Iraque.
Estreia Prevista no Brasil: 10 de Novembro

Pode dar certo: Ang Lee possui uma longa lista de grandes filmes: “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Razão e Sensibilidade”, “As Aventuras de Pi”, “O Tigre e o Dragão”, “Banquete de Casamento”. O cineasta pretende explorar ainda mais o 3D e a forma de se contar uma história com os recursos oferecidos por esse tipo de tecnologia.

Pode dar errado: Steve Martin, Kristen Stewart, Garrett Hedlund, Vin Diesel, Chris Tucker. O elenco é para lá de eclético. Fica a dúvida se Ang Lee será capaz de dar a unidade necessária aos atores no filme.


17) Filme: Independence Day: O Ressurgimento

Direção: Roland Emmerich
Elenco: Bill Pullman, Jeff Goldblum, Liam Hemsworth
Sinopse:  O planeta Terra volta a ser objeto de um ataque alienígena aproximadamente de 20 anos após o retratado em Independence Day (1996). Na verdade, do ponto de vista dos aliens, são passadas poucas semanas, mas o que para eles são dias de viagem no espaço, para a Terra são muitos anos.
Estreia Prevista no Brasil: 23 de Junho

Pode dar certo: exceto pelo astro Will Smith, os principais nomes do primeiro filme estão de volta. Pode render uma boba e deliciosa aventura familiar igual ao longa de 1996.

Pode dar errado: a grande verdade é que “Independence Day” possui um grande momento: o ataque alienígena a Nova York e Washington. O restante fica bem abaixo. Caso jogue tudo nas costas dos efeitos especiais e sem criar uma boa história com personagens interessantes, vai ser desperdício de tempo e dinheiro.


16) Filme: Youth

Direção: Paolo Sorrentino
Elenco: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz
Sinopse:  Fred (Michael Caine) e Mick (Harvey Keitel), dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar.
Estreia Prevista no Brasil: indefinido

Pode dar certo: Paolo Sorrentino não se acomodou após ser consagrado com “A Grande Beleza”. Com “Youth”, o cineasta italiano recebeu elogios no Festival de Cannes e venceu o Prêmio do Cinema Europeu. Quase sempre coadjuvante, Michael Caine tem a oportunidade de ser protagonista e contar com talentos como Harvey Keitel e Rachel Weisz ao seu lado.

Pode dar errado: “Youth” não ter data definida para estrear nos cinemas brasileiros é uma piada. De mau gosto, por sinal. Na era do download, esse tipo de atraso mata a carreira comercial da produção.


15) Filme: X-Men: Apocalipse

Direção: Bryan Singer
Elenco: Michael Fassbender, James McAvoy, Jennifer Lawrence, Oscar Isaac
Sinopse:  O ancestral dos mutantes, En Sabah Nur, retorna com planos de mergulhar o mundo em um apocalipse para garatir a supremacia. Sequência de “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”.
Estreia Prevista no Brasil: 26 de Maio

Pode dar certo: sem dúvida, “X-Men” é a série baseada em HQs no cinema mais regular. Todos cinco filmes anteriores são ótimas produções capazes de mostrar vida inteligente em Hollywood. Com a promessa de encerrar essa geração de Jennifer Lawrence e Michael Fassbender, a expectativa é que Bryan Singer mantenha o nível dos mutantes.

Pode dar errado: Apocalipse difere dos vilões dos filmes anteriores. Enquanto as ameaças antes surgiam de figuras próximas qualquer um de nós, o personagem interpretado por Oscar Isaac surge como um ser todo poderoso, lembrando mais o Universo Marvel. O desafio de Bryan Singer será inserir bem esse contraste no filme sem soar deslocado.


14) Filme: Star Wars – Rogue One

Direção: Gareth Edwards
Elenco: Felicity Jones, Riz Ahmed, Diego Luna
Sinopse:  No primeiro filme derivado da franquia Star Wars, guerreiros rebeldes partem em missão para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança para a galáxia.
Estreia Prevista no Brasil: 16 de Dezembro

Pode dar certo: os fãs de “Star Wars” estão conquistados após o sucesso de “O Despertar da Força” e tudo o que vier da série, agora, é lucro. Boa chance da Disney manter aceso o ânimo para o Episódio VIII e ainda ganhar uns bons milhões de dólares. 

Pode dar errado: até que ponto a Disney pode esgotar a série “Star Wars” com filmes e mais filmes, todos os anos? “Rogue One” será a prova dos nove sobre se os spin-offs serão meros caça-níqueis ou realmente terão algo a acrescentar ao mundo idealizado por George Lucas.


13) Filme: Boi Neon

Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Vinícius de Oliveira
Sinopse:  Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.
Estreia Prevista no Brasil: 14 de Janeiro

Pode dar certo: conhecido por filmes como “Domésticas” e “Ventos de Agosto”, Gabriel Mascaro traz um cinema ousado e experimental a cada nova obra, desafiando o público desde a linguagem até à temática das produções. Os prêmios conquistados nos festivais do Rio de Janeiro e Veneza apontam para a consolidação do talento deste pernambucano.

Pode dar errado: o desavisado que for aos cinemas sem conhecer o cinema autoral de Mascaro, provavelmente, deve ter torcer o nariz para “Boi Neon”. Mesmo com toda a repercussão do filme, é possível que fique restrito ao tradicional circuito de arte no Brasil.


12) Filme: Bourne 5

Direção: Paul Greengrass
Elenco: Matt Damon, Vincent Cassel, Julia Stiles
Sinopse: não revelada
Estreia Prevista no Brasil: 28 de Julho

Pode dar certo: o retorno da dupla Damon-Greengrass faz toda a diferença após o desastroso “O Legado Bourne” estrelado pelo apagado Jeremy Renner. O controle dos dois sobre o filme, incluindo o roteiro feito ao lado do parceiro Christopher Rouse, mostra o esforço para fazer a franquia ter a força de antigamente.

Pode dar errado: “O Ultimato Bourne” fechou com excelência o arco dramático do personagem. O que de novo o agente secreto desmemoriado e imbatível na briga teria mais a trazer aos cinemas?


11) Filme: Spotlight – Segredo Desvendado

Direção: Tom McCarthy
Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams
Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
Estreia Prevista no Brasil: 7 de Janeiro

Pode dar certo: no embolado Oscar 2016, “Spotlight” é a única certeza e o grande favorito para levar a estatueta de Melhor Filme. A produção traz ares de “Todos os Homens do Presidente” para desvendar um escândalo de abusos sexuais dentro da Igreja Católica, assunto sempre em voga nos dias atuais. Para completar, conta com dois atores em grande momento na carreira: Michael Keaton e Mark Ruffalo.

Pode dar errado: filme estreia no Brasil no mesmo fim de semana de “Os Oito Odiados”, “O Bom Dinossauro” e “Vai Que Dá Certo 2”. Corre o risco de não chegar em muitas cidades do país.

Para fechar o ano, o Cine Set traz a lista dos 10 filmes mais aguardados de 2016 nesta quinta-feira, dia 31 de dezembro. Não Perca!

Facebook Comments