Remakes, reboots, sequências, franquias… somos frequentemente bombardeados com notícias de histórias já conhecidas voltando às telas em “novas” versões e, embora a gente goste de reclamar que não se fazem mais ideias originais em Hollywood, a verdade é que adaptações não são nenhuma novidade na indústria. Quantas vezes vimos Romeu e Julieta se matarem, Alice cair na toca do coelho ou Dorothy ser sugada por um furacão a caminho de Oz? A literatura, principalmente, sempre foi fonte de material para o cinema – Georges Méliès, por exemplo, adaptou Júlio Verne e H.G. Wells em seu Viagem à Lua, de 1902.

Seja o resultado fiel ao espírito do material original, bem-sucedido ou um fracasso, o Cine Set listou hoje 10 casos de histórias e personagens que sempre ganham novas versões e já foram recontados tantas vezes que daqui a pouco a gente já não aguenta mais assistir. (Vale lembrar que todos os números citados são apenas estimativas feitas com base na Wikipedia e IMDb).

10. Peter Pan

A história do menino que não queria crescer já ganhou, pelo menos, nove filmes: entre eles, a primeira adaptação, um filme mudo não-autorizado lançado pela Paramount em 1924, e também longas derivados da história original, como o clássico da Sessão da Tarde Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), de Steven Spielberg, e o drama indie Neverland (2003), de Damion Dietz, que reimagina Peter Pan como um adolescente andrógino, Sininho como uma garota viciada, e o Capitão Gancho como um leather gay (!). Isso sem contar as animações-solo da Tinker Bell…

Melhores filmes: A animação Peter Pan (1953), da Disney, e o live-action Peter Pan (2003), dirigido por P.J. Hogan

Piores filmes: A sequência sem sal Peter Pan em De Volta à Terra do Nunca (2002)

O que vem por aí: Pan, de Joe Wright, estreia ainda este ano apostando numa releitura de “origem” do personagem, “escolhido” por uma profeciaZzzz… Enquanto isso, o canal britânico ITV deve exibir o telefilme Peter and Wendy também em 2015, com Stanley Tucci como Capitão Gancho e a cantora Paloma Faith como Sininho.

9. Hércules

Entre os vários personagens da mitologia grega que já passaram pelo cinema, o herói Hércules é certamente um dos mais conhecidos e adaptados para as telas. Pelo menos 36 filmes já foram produzidos com o personagem. Só na Itália, uma série de 19 filmes foi realizada entre 1950 e 1960, com Steve Reeves no papel do herói no longa de 1957, o mais bem-sucedido da série. Até os Três Patetas já encontraram o semideus grego, em Os Três Patetas com Hércules no Olimpo (1962), e ano passado vimos duas versões diferentes ganharem as telas uma após a outra: uma delas com Kellan Lutz no papel e a outra, dirigida por Brett Ratner, estrelando Dwayne Johnson como o herói.

Melhores filmes: Hércules (1997), mais uma animação da Disney

Piores filmes: Os longas de Brett Ratner e Renny Harlin, ambos de 2014, estão no páreo

O que vem por aí: Depois da dobradinha de 2014, parece que os estúdios resolveram deixar Hércules na geladeira (por enquanto).

8. Alice no País das Maravilhas

Todo o universo absurdo explorado no conto de Lewis Carroll rende muito mais do que chás da tarde com o Chapeleiro: no cinema, a primeira adaptação data de 1903, um curta mudo dirigido por Cecil Hepworth. Desde então, pouco mais de 40 filmes já mergulharam na toca do coelho, incluindo animações, telefilmes e até pornôs musicais. Nos últimos anos, Tim Burton fez sucesso com sua adaptação da história, em mais um filme baseado no arquétipo do herói escolhido. Já na TV, o País das Maravilhas ganhou um spin off próprio, saído de Once Upon a Time: Once Upon a Time in Wonderland.

Melhores filmes: Alice no País das Maravilhas (1951, mais uma animação da Disney) e Alice (1988), versão dark e cult do tcheco Jan Švankmajer

Piores filmes: O terror Alice in Murderland (2010) parece um forte candidato

O que vem por aí: Tim Burton irá retornar ao País das Maravilhas na sequência Alice Através do Espelho, novamente com Mia Wasikowska no papel principal, e com estreia prevista para maio de 2016.

7. O monstro de Frankenstein

Nascido de uma competição entre quem escrevia o melhor conto de terror, o monstro criado por Mary Shelley em seu clássico do terror gótico já ganhou versões cinematográficas que vão desde os clássicos da Universal Studios com Boris Karloff até encarnações mais recentes, como a releitura de ação Frankenstein: Entre Anjos e Demônios, com Aaron Eckhart como protagonista, e a versão erudita do seriado Penny Dreadful. A origem é quase sempre a mesma: feito com retalhos de cadáveres e trazido à volta por uma engenhosa máquina movida a raios, o monstro sem nome criado pelo Dr. Frankenstein já é figurinha mais do que conhecida em pelo menos 45 filmes.

Melhores filmes: O clássico Frankenstein (1931), de James Whale, com Boris Karloff, a paródia O Jovem Frankenstein (1974), de Mel Brooks, e o injustiçado Frankenstein de Mary Shelley (1994), de Kenneth Branagh

Piores filmes: Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (2014), de Stuart Beattie

O que vem por aí: Na pele do Dr. Frankenstein, James McAvoy estrela Victor Frankenstein, que deve estrear ainda em 2015 e conta também com Daniel Radcliffe no elenco, como o assistente Igor. Além disso, a Fox pretende lançar a série Lookinglass, uma “releitura moderna” da história.

6. Rei Arthur

Quem nunca brincou de tirar a espada da pedra e se tornar o rei da Inglaterra? Seja na infância, adolescência ou na idade adulta, a vida do lendário Rei Arthur já foi tema de mais de 50 adaptações para o cinema, e isso sem contar os filmes que focam em personagens secundários da história, como Merlin ou Lancelot.

Melhores filmes: A paródia Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (1974), a animação A Espada Era a Lei (1963) e o épico Excalibur (1981)

Piores filmes: A versão “realista” Rei Arthur (2004) e a animação A Espada Mágica – A Lenda de Camelot (1998)

O que vem por aí: Guy Ritchie vai apresentar uma versão mais jovem do personagem em Knights of the Roundtable: King Arthur, estrelado por Charlie Hunnam e com estreia prevista para julho de 2016.

5. Jesus Cristo

O quinto lugar é divino: todo ano, na Páscoa ou no Natal, alguém provavelmente vai lançar um filme novo sobre a morte/ressurreição ou o nascimento de Jesus Cristo. Não precisa nem ser cristão para já saber a história messiânica do personagem de cor e salteado, mas isso não impede ninguém de sempre ressuscitar o Novo Testamento no cinema (tum-tum-tss), nos levando a uma estimativa de mais de 60 filmes. Vale apontar que outros personagens e histórias bíblicas poderiam facilmente entrar na lista também, como Noé ou Moisés.

Melhores filmes: O Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, A Vida de Brian (1979), outra paródia da trupe de Monty Python, e A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese

Piores filmes: O telefilme Jesus: A Maior História de Todos os Tempos (1999), e o brasileiro Maria, Mãe do Filho de Deus (2003), com o Padre Marcelo Rossi

O que vem por aí: Rodrigo Santoro encarnará Jesus na nova versão de Ben-Hur, comandada por Timur Bekhmambetov, enquanto Ewan McGregor vive tanto o Cristo quanto o Demônio em Last Days in the Desert, de Rodrigo García, que teve seu debute elogiado no Festival de Sundance este ano e tem estreia prevista para 2016.

4. Robin Hood

O fora-da-lei que rouba dos ricos para dar aos pobres é uma figura típica do folclore inglês. De domínio público, sem restrição de uso, qualquer um pode adaptar o personagem como bem entender. Resultado: cerca de 70 filmes com Robin Hood, seja como um humano ou como uma raposa. Entre as versões mais recentes, Ridley Scott apresentou mais um olhar “realista” e obscuro em Robin Hood (2010), com Russell Crowe, e uma animação franco-indiana também retomou a lenda em 2013.

Melhores filmes: As Aventuras de Robin Hood (1938), no papel em que Errol Flynn ficou conhecido

Piores filmes: Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões (1991), responsável por não nos fazer esquecer Bryan Adams jamais, e Robin Hood (2010)

O que vem por aí: Em 2010, os irmãos Wachowski anunciaram que iriam escrever e dirigir uma versão moderna de Robin Hood, mas nada mais se ouviu sobre o projeto desde então. Não que Hollywood esteja sentindo falta, já que a lista de projetos em desenvolvimento relacionados ao personagem só aumenta: um novo filme da Warner Bros.; o reboot dark Robin Hood: Origins, da Lionsgate; mais uma versão da Disney, nos moldes de Piratas do Caribe; os planos da Sony em fazer um universo expandido com os personagens da Floresta de Sherwood, comparando-os até mesmo a Velozes e Furiosos; uma versão sci-fi chamada Robin Hood 2058; outra versão misteriosa chamada Robin Hood and the Prince of Aragon; e mais uma versão para TV, baseada na série de livros The Outlaw Chronicles. Só isso, por enquanto.

3. Sherlock Holmes

O detetive mais famoso do mundo é também com certeza o mais adaptado. Com mais de 100 filmes no currículo (sem contar séries, histórias derivadas, etc. e tal), Sherlock Holmes já apareceu com Dr. Watson, sem Dr. Watson, e até com Lucy Liu como Dra. Watson – caso da série Elementary. Além dos clássicos filmes de Basil Rathbone, encarnações mais recentes contam com Robert Downey Jr., como um Sherlock ágil e especialista no boxe, e Ian McKellen, como uma versão idosa e aposentada do detetive.

Melhores filmes: O Cão dos Baskervilles (1939), com Basil Rathbone, e a série Sherlock, já que cada episódio é praticamente um filme

Piores filmes: O Cão dos Baskervilles (2002), desta vez com Richard Roxburgh no papel

O que vem por aí: O terceiro filme dirigido por Guy Ritchie com Robert Downey Jr. e Jude Law de volta aos papeis principais já teve sua produção confirmada. Enquanto isso, a série de TV Sherlock, com Benedict Cumberbatch como o detetive, ganhará um especial de Natal ambientado na Londres vitoriana, com exibição marcada para 25 de dezembro deste ano.

2. Tarzan

Mim, Tarzan, tu, Jane! Sim, são mais de 200 filmes com o homem criado por gorilas e que sai se balançando em cipós aleatórios por aí, desde produções mudas a filmes mais recentes, como a aventura em CGI lançada em 2013, com dublagem de Kellan Lutz.

Melhores filmes: A animação Tarzan (1999), só por causa do Phil Collins

Piores filmes: A paródia George, o Rei da Floresta (1997) conta?

O que vem por aí: Alexander Skarsgård deve ser o próximo a se balançar num cipó aos gritos. O ator protagonizará Tarzan, com direção de David Yates, marcado para estrear em junho de 2016. Completam o elenco Margot Robbie, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e Djimon Hounsou.

1. Drácula

O sanguessuga mais poderoso e referenciado do cinema, não é nada surpreendente que Drácula ocupe o primeiro lugar da lista. Mais adaptado que Jesus (e com mais releituras), o “Príncipe das  Trevas” já teve sua origem modificada mais de uma vez – até Judas ele já virou – e já foi até de vilão a anti-herói. Tudo isso em mais de 200 filmes, numa fonte inesgotável de material exportado da Transilvânia para Hollywood.

Melhores filmes: Nosferatu: Uma Sinfonia do Horror (1922), de F.W. Murnau, O Vampiro da Noite (1958), com Christopher Lee, e Drácula de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola

Piores filmes: Drácula 2000 (2000), Van Helsing – O Caçador de Monstros (2004) e o mais recente Drácula: A História Nunca Contada (2014)

O que vem por aí: Por enquanto, sem novidades sobre o morcegão, mas suas noivas já têm trabalho pela frente na TV: a NBC pretende investir em Brides of Dracula, uma série sobre as três vampiras na Nova York dos dias atuais.