O Cine Set realiza, no próximo sábado (18/7), uma mesa redonda para debater o papel da mulher e dos movimentos feministas no cinema atual. Evento gratuito acontece a partir das 19h, no Espaço Thiago de Mello, localizado dentro da Livraria Saraiva, no Manauara Shopping. A produtora audiovisual Keila Serruya, as críticas de cinema Isabel Wittmann e Susy Freitas, a jornalista cultural Nathane Dovale e o pesquisador Bernardo Abinader serão os participantes do evento.

Mesa-redonda Mulheres no Cinema - Cine SetA representação das mulheres no cinema americano será o foco da fala de Bernardo Abinader, enquanto Nathane Dovale traz a questão de como as mulheres da indústria cinematográfica são retratadas na mídia. Já Keila Serruya apresenta a perspectiva de uma realizadora de curtas-metragens, clipes e videodanças em Manaus sob essa ótica. Isabel Wittmann aborda a representação de gênero de maneira mais ampla e, por fim, Susy Freitas traz um histórico sobre a temática.

Segundo o editor-chefe do Cine Set, Caio Pimenta, a escolha pelo tema se deve ao fato de ser um assunto em voga no cinema mundial e pela importância dentro do contexto social da atualidade. “A questão feminista ganhou um papel fundamental no meio cinematográfico neste ano. Desde as reivindicações por maior espaço no mercado com salários equiparados ao dos homens passando por maior destaque como protagonista das produções, as mulheres exigem um direito justo. Estamos vivendo um momento de resistência raro e isso acaba sendo um reflexo da sociedade como um todo. Trazer a perspectiva de pessoas daqui de Manaus e chamar as pessoas para discutir isso será interessante”, afirmou.

• Leia também: Feminismo em alta no cinema

Esse é o terceiro evento para debate de cinema promovido em parceria entre Cine Set e Livraria Saraiva. No dia 23 outubro de 2014, o Espaço Thiago Mello sediou uma mesa-redonda para discutir a crítica de cinema no Amazonas. Já no dia 6 de maio, as adaptações de histórias em quadrinhos nos cinemas foram o tema da discussão. Nomes como Gustavo Soranz, pesquisador de audiovisual e professor do Centro Universitário do Norte (Uninorte); José Gaspar, pioneiro da crítica de cinema no Amazonas e editor da antiga Revista Cinéfilo; Rod Castro e Leonardo Mancini, realizadores audiovisuais; e Samuel de Góis, quadrinista, participaram dos eventos.

Perfil dos Participantes

OS CONVIDADOS

Bernardo Abinader

– Bernardo Abinader: formado em Letras – Língua Inglesa, mestrando de Letras na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desenvolve pesquisa sobre cinema, literatura e gênero. Diretor do filme “Os Monstros”, atualmente em pós-produção.

Isabel Wittman, do Estante da Sala

– Isabel Wittmann: autora do site Estante da Sala e colunista do site Cinema em Cena, um dos mais antigos sites de crítica de cinema no Brasil, no qual analisa figurinos. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/Ufam) e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS/Ufam).

KEILA SERRUYA

– Keila Serruya: produtora cultural, com atividades ligadas ao audiovisual, artes visuais e shows musicais, além de mobilizações e articulações políticas nesses segmentos. Dirigiu curtas-metragens, vídeo instalações e vídeo danças, como “Assim aqui”, “Nessa cidade todo mundo já bebeu na bica”, “Como um mormaço muito quente” e “Assim”. Participa da produtora Picolé da Massa.

Nathane Dovale, jornalista amazonense

Nathane Dovale: repórter do Portal D24AM e do Diário do Amazonas e estudante de Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, escreve no site cultural gaúcho New Yeah Música e na editoria de cultura da revista da UEA.

Susy Freitas, crítica do Cine Set

– Susy Freitas: formada em Letras e Jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam. Atua como professora de Ensino Superior na área de Comunicação. Faz parte da equipe do Cine Set desde 2013. Participa da Liga dos Blogues Cinematográficos e do portal Cinema com Rapadura, produzindo resenhas para a seção de críticas.

SOBRE O CINE SET

Site independente de cinema produzido em Manaus existente desde setembro de 2014. Durante dois anos, o projeto esteve associado ao Portal D24AM como um dos blogs do site. Produzido por oito integrantes, o Cine Set busca abordar assuntos relevantes ao cinema, especialmente, ao produzido no Amazonas.

SOBRE OS ENCONTROS DE CINEMA – CINE SET

Eventos visam aumentar os debates sobre cinema em Manaus com discussões sobre a realidade local, nacional e internacional do setor. Objetivo é contar com profissionais da sétima arte presentes na capital e, eventualmente, convidados nacionais para esses eventos.

Primeira edição em parceria com a Saraiva aconteceu no dia 23 de outubro de 2014 e abordou a crítica cinematográfica com as presenças do professor da Uninorte, Gustavo Soranz, da crítica do site Cinema em Cena, Isabel Wittmann, do fundador da revista Cinéfilo, José Gaspar, e Ivanildo Pereira do Cine Set.

Segunda edição aconteceu no dia 6 de maio de 2015 e tratou sobre as adaptações de histórias em quadrinhos no cinema. Evento contou com as presenças dos realizadores audiovisuais Leonardo Mancini e Rod Castro, do quadrinhista Samuel de Gois, e do crítico do Cine Set, Ivanildo Pereira.

Facebook Comments