Ah, janeiro…  

Caro leitor, você não sente uma preguiça no comecinho de janeiro, como se o ano demorasse um pouco para engrenar depois das celebrações de dezembro? Eu sinto. E Hollywood também sente, pelo visto. O que vemos estrear no começo do ano, geralmente? Ora, filmes do Oscar, para a temporada de premiações, e alguns lançamentos nos quais os estúdios quase sempre não botam muita fé, para ver se eles arrecadam algum dinheiro numa época do ano menos tumultuada para estreias. É uma prática comum da indústria, que dá certo às vezes, do ponto de vista comercial, às vezes não. Por via das dúvidas, um senso comum que aprendemos depois de acompanhar a produção de Hollywood por algum tempo, é “cuidado com os idos de janeiro/fevereiro”. 

É o caso deste Ameaça Profunda. Segundo relatos, esta produção da 20th Century Fox foi filmada lá atrás, em 2017, ficou presa por um tempo na fusão Fox-Disney e só agora está sendo lançada nos multiplexes do mundo. Em janeiro. Ou seja, chega cercado de expectativas não muito boas. 

De fato, não é um filme bom. Mas não chega a ser realmente ruim: tem bons valores de produção – um ótimo trabalho de direção de arte e efeitos visuais – e uma ou outra cena com um suspense eficaz. É mais um clone de Alien (1979), o clássico de terror e ficção-científica de Ridley Scott, ambientado debaixo d’água. Se você já viu Alien, leitor, e consegue imaginar uma versão dele no fundo do mar, é provável que consiga conceber uma história bem semelhante ao deste Ameaça Profunda. Também lembra um pouco O Segredo do Abismo (1989), de James Cameron, que, aliás, dirigiu a continuação de Alien. O problema deste filme é a preguiça: ele é mais esquecível do que ruim. Alien realmente é um dos mais influentes filmes já feitos mas precisa seguir a cartilha dele tão à risca, sem apresentar quase nada de novo? 

Ameaça Profunda se inicia com um desastre numa estação mineradora no fundo do oceano. A heroína, Ripley – opa, não, Norah (vivida por Kristen Stewart) – assume o comando da situação e começa a reunir uns sobreviventes. Todos os personagens são definidos apenas por suas funções, assim como em Alien. Claro, tem o alívio cômico, feito por T. J. Miller, que desde a época das filmagens acabou virando pária em Hollywood por diversas polêmicas. Enfim… Para escapar, eles são forçados a percorrer uma distância até outra estação. No caminho, encontram uns aliens, opa, criaturas no escuro do fundo do mar que os vão pegando um a um. Em certo momento, os heróis encontram uma versão menor de um deles, parecido com aquele que saiu do peito do John Hurt, completo com muco e tudo. Em outra cena, um monstro maior tenta comer o rosto da heroína. No final, Norah fica de calcinha, igual à Ripley no desfecho do seu filme. Ainda bem que Ameaça e Alien pertencem ao mesmo estúdio… 

KRISTEN SE SALVA 

Se o roteiro de Brian Duffield e Adam Cozad não ganha pontos por originalidade ou mesmo esforço – São muito bobocas as cenas em que os personagens tentam “conversar sobre suas emoções” durante a correria para sobreviver – a direção de William Eubank, do razoável suspense de ficção-científica O Sinal (2014), ao menos trabalha para criar um pouco de tensão em alguns minutos. As cenas iniciais da destruição da estação realmente prendem a atenção e Eubank capta o caos de maneira impactante, mesclando computação gráfica com elementos rodados na set. Mas… É pouco. Acaba que o filme, por ser ambientado no escuro e debaixo d’água, não oferece tantas possibilidades visuais e a montagem, junto com a encenação, cria momentos de confusão visual. Em certas cenas fica difícil de saber qual personagem está de fato em perigo, ou como alguns escapam dele. 

O que resta é o elenco, fazendo o que pode para justificar seus pagamentos. O filme tem bons atores – Vincent Cassell, Jessica Henwick de Punho de Ferro e John Gallagher Jr., que passa quase o tempo todo deitado. Gallagher inclusive participou de um terror/sci-fi bem melhor que este aqui, Rua Cloverfield, 10 (2016), há alguns anos, e é até divertido imaginar Ameaça como parte do “universo cinematográfico Cloverfield”. Será que o J. J. Abrams leu este roteiro? 

No centro de tudo está Kristen Stewart, cada vez mais uma presença interessante. Ela já admitiu que anda fazendo papeis em grandes produções para viabilizar uns pequenos dramas independentes que parecem ser a sua real paixão desde o fim da sua fase Crepúsculo. Até agora isso não vem dando muito certo para ela, mas seu jeito meio alienígena torna este Ameaça Profunda um pouco mais interessante do que seria sem ela como protagonista. Stewart tem uma atuação intensa e focada; ela corre, pula, prende a respiração e leva o filme nas costas. 

Mas no fim das contas, é um esforço meio inútil. Pelo menos Ameaça Profunda é um filme B curto – cerca de uma hora e meia – e que, por ser despretensioso, acaba até quase entretendo. Existem outros filmes, maiores e mais inchados, que poderiam se beneficiar desse tipo de abordagem. Dez minutos depois de sair da sessão, você já o esqueceu. Este parece ser o destino de muitos lançamentos hollywoodianos do começo do ano nos multiplexes. Dá uma preguiça de sair pro cinema nessa época… É melhor ficar na cama, no ar condicionado, com uma boa companhia, revendo Alien. 

Oscar 2020: o duelo ‘1917’ X ‘Parasita’ e a queda de ‘O Irlandês’

Vamos começar pela parte previsível para depois irmos para onde está mais emocionante: as disputas de Atuação estão definidas. Aliás, o SAG foi chatíssimo por causa disso: todos os favoritos ganharam, não teve uma surpresa nas categorias individuais.  ...

SAG 2020: Quem Serão os Ganhadores do Prêmio do Sindicato dos Atores?

Caio Pimenta analisa quem são os favoritos para levar o SAG 2020 na noite deste domingo, dia 19 de janeiro. https://www.youtube.com/watch?v=V1SmH8Vn4TM Em Melhor Atriz Coadjuvante, disputam a Laura Dern, de “História de um Casamento”, Scarlett Johansson, de...

Oscar 2020: As Surpresas e Esnobados das Indicações

Caio Pimenta apresenta as principais surpresas e ausências das indicações ao Oscar 2020. https://youtu.be/Ag-9lFtY25Y Três filmes foram solenemente esquecidos nestas indicações: “Rocketman”, “Meu Nome é Dolemite” e “The Farewell”. A cinebiografia de Elton John parecia...

Com 11 indicações, ‘Coringa’ lidera corrida rumo ao Oscar 2020

“Coringa” é o grande líder das indicações ao Oscar 2020. A produção estrelada por Joaquin Phoenix obteve 11 indicações, entre elas, Melhor Filme, Direção para Todd Philips, Ator e Roteiro Adaptado. As nomeações foram feitas na manhã desta segunda-feira (13).  Com...

Oscar 2020: confira a lista COMPLETA dos indicados

A Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), a aguardada lista dos indicados ao Oscar 2020. Confira abaixo a lista completa com as críticas feitas pelo Cine Set: MELHOR FILME   Parasita  O Irlandês  Era uma vez em...

Oscar 2020: Quem serão os indicados? As Previsões Finais do Cine Set

Caio Pimenta faz previsões finais sobre quais devem ser os filmes a serem indicados ao Oscar 2020 nas categorias de longas-metragens. https://www.youtube.com/watch?v=1Pzg8T2MSbY CONFIRA ABAIXO A LISTA DE QUEM SERÃO OS INDICADOS: MELHOR DOCUMENTÁRIO  “For Sama”,da PBS...

Oscar 2020: assista AO VIVO a divulgação dos indicados

As indicações ao Oscar 2020 acontecem nesta segunda-feira (13), a partir das 10h15 (horário de Brasília). A transmissão pela Academia de Ciências Cinematográficas será feita toda pela internet e você pode conferir aqui no site do Cine Set logo abaixo....

Oscar 2020: Sobe e Desce dos Candidatos em Dezembro

Caio Pimenta apresenta a movimentação da temporada de premiações durante o mês de dezembro com as subidas e descidas dos candidatos ao Oscar 2020. https://www.youtube.com/watch?v=Jv7OWpANaSQ MELHORES COADJUVANTES Entre os homens, Brad Pitt, Al Pacino e Tom Hanks...

Oscar 2020: Robert De Niro será ou não indicado por ‘O Irlandês’?

“O Irlandês” será, sem dúvida, um dos grandes favoritos ao Oscar 2020. A produção pode passar das 10 indicações sendo nomeada nas principais: Melhor Filme, Direção com Martin Scorsese, Ator Coadjuvante com Al Pacino e Joe Pesci, Roteiro Adaptado, Montagem,...

Oscar 2020: ‘A Vida Invisível’ fora e as chances de ‘Democracia em Vertigem’

Caio Pimenta analisa a saída de "A Vida Invisível" da briga pelo Oscar de Melhor Filme Internacional e as chances de "Democracia em Vertigem" em Melhor Documentário. https://www.youtube.com/watch?v=IDv4y1sIU38