Caio Pimenta apresenta as principais surpresas e ausências das indicações ao Oscar 2020.

Três filmes foram solenemente esquecidos nestas indicações: “Rocketman”, “Meu Nome é Dolemite” e “The Farewell”. A cinebiografia de Elton John parecia que estava crescendo rumo ao Oscar com vitória no Globo de Ouro e a indicação ao SAG do Taron Egerton, porém, o fantasma de “Bohemian Rhapsody” parece ter afetado as chances do filme. Porém, é quase injustificável as não-indicações em Figurino e Direção de Arte. Sobrou apenas Melhor Canção Original na qual é favorito com “I´m Gonna Love Again’.

“The Farewell” mostrou que despencou feio nesta temporada de premiações. Parecia um nome certo até metade de dezembro quando começou a perder força. Nem mesmo o apelo de falar com o público asiático foi suficiente para comover Hollywood e não teve chances nem mesmo em Atriz com Awkawkfina e Coadjuvante com a Zhao Shuzen.

Pior de tudo é que essa exclusão do Oscar pode fazer o filme demorar ainda mais para chegar ao Brasil.

Por fim, “Meu Nome é Dolemite” e “Joias Brutas” sofreram com a overdose de Netflix neste Oscar 2020. O serviço de streaming tinha concorrentes mais fortes na disputa – “O Irlandês”, “História de um Casamento” e “Dois Papas”. Mesmo assim, dava para encaixá-lo em Melhor Maquiagem e Penteado e também Figurino.

Falando em Netflix, o Robert de Niro, de “O Irlandês” confirmou a tendência e está fora do Oscar de Melhor Ator. Eu já falei aqui no canal dos motivos desta exclusão dele e tô deixando o link na descrição. E, claro, que não posso deixar de citar a decepção de todo mundo com a Lupita Nyong´o fora do Oscar.

Talvez estar em um filme de terror, talvez o lançamento muito distante da temporada de premiações, talvez o ano com grandes concorrentes, talvez uma campanha tímida. Justificativas pode até não faltar para essa exclusão, mas, cá entre nós, é uma injustiça tremenda.

Mais um ano de Oscar e mais uma vez as mulheres são ignoradas na categoria de Direção do Oscar. A Greta Gerwig, de “Adoráveis Mulheres”, que lutava ali com o Todd Philips pela quinta vaga, acabou de fora. Eu também já cheguei a discutir isso no canal e é um problema grave que a indústria precisa dar conta. É preciso dar mais espaço, mais voz e mais oportunidades para as mulheres na direção. Isso implica em uma diversidade de narrativas, histórias, olhares que só tem a enriquecer o cinema americano.

Em Melhor Ator Coadjuvante, o Song Kang-Ho até tentou, mas, não conseguiu superar os gigantes de Hollywood. Aliás, o elenco de “Parasita” não conseguiu nenhuma indicação. Outro esnobado foi “Frozen 2”: quem imaginava que o super-sucesso da Disney ia ficar de fora? Com isso, caminho mais do que aberto para  “Toy Story 4” levar esta estatueta.

E a manhã em Los Angeles não foi boa para as grandes estrelas da música. A Beyoncé ficou de fora da categoria de Melhor Canção Original pelo trabalho em “O Rei Leão”. É até corajoso por parte da Academia esta escolha, afinal, você não vai ter uma das maiores estrelas da atualidade no palco do Oscar. Mas, evidentemente que a maior esnobada de todas, foi a Jennifer Lopez em Melhor Atriz Coadjuvante.

Todas as listas, bolsas de apostas, especialistas contavam com a vaga da Jennifer Lopez por “As Golpistas”. Não duvido nada que o preconceito com o tipo de personagem e com a própria carreira da J.Lo possa ter afastado muitos votantes, preferindo o caminho mais seguro de votar em uma atriz consagrada como a Kathy Bates.

Completo esta lista de esnobados com “Era uma vez em Hollywood” e “1917” ambos fora do Melhor Montagem. Vamos agora para as surpresas, começando, claro, com o representante brasileiro no Oscar.

BRASIL NO OSCAR 2020

“Democracia em Vertigem” fez história não apenas a conseguir a indicação, mas, também derrubando o favorito “Apollo 11”. O feito obtido por Petra Costa é do mesmo tamanho ao alcançado por Fernanda Montenegro em Melhor Atriz por ‘Central do Brasil” e “O Menino e o Mundo” em Melhor Animação. Ser outsider, vindo da América Latina, apresentar uma história tão nossa e chegar ao Oscar é para poucos, ela conseguiu.

As indicações podem até não ser surpresa, mas, “Coringa” liderar a disputa com 11 indicações a frente de “Era uma vez em Hollywood”, “1917” e “O Irlandês” realmente mostra um carinho muito grande da indústria pelo filme. Agora, continuo achando bem difícil que ele vença. Falei mais sobre isso em um vídeo aqui no canal e estou deixando na descrição.

Se a J.Lo foi a decepção em Atriz Coadjuvante, Kathy Bates, de “O Caso Richard Jewell” e a Florence Pugh, de “Adoráveis Mulheres”, mandaram muito bem e conseguiram as vagas. Outra surpresa foi “Honeyland”, conseguindo um feito raro: indicação dupla em Melhor Filme Internacional e Documentário.

A Scarlett Johansson nunca tinha sido indicada para o Oscar e a Academia resolveu compensar logo com uma dupla nomeação em Atriz Coadjuvante por Jojo Rabbit e Atriz Principal por “História de um Casamento”. Provavelmente perde as duas, mas, já mostra que entrou no radar da Oscar.

Na turma dos blockbusters, “Star Wars” bateu “Vingadores: conseguiu três indicações contra apenas uma da maior bilheteria da história do cinema. E, por fim, o que dizer de “Malévola – Dona do Mal” indicada a Melhor Maquiagem e Penteado? Aqui, a equipe do “Dolemite” foi à loucura.

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...