Momento confissão: chega a ser difícil escrever algo novo sobre os episódios 8 e 9 de “Boto” em exibição na TV Ufam desde a última sexta-feira, sempre às 23h, no programa Cine Narciso Lobo. Os capítulos voltam a bater nas mesmas temáticas já abordadas anteriormente sem nenhuma nova perspectiva ou elemento que chame atenção. Depois de ligeiros avanços na semana passada, o projeto da Artrupe Produções volta a dar indícios de que, talvez, 13 episódios sejam demais para pouca história. 

LEIA TAMBÉM: Crítica: ‘Boto’ – Episódios 1, 2 e 3: O Protagonismo da Enigmática Manaus

“Troca de Papéis”, o oitavo episódio, inicia com um clima pesado entre os personagens: Alex (Renan Tenca) enfrenta problemas para concluir o longa, o relacionamento entre Betina (Dinne Queiroz) e Valdomiro (Lucas Wickhaus) vai de mal a pior, e Giordano (Ítalo Almeida) e Lara (Daniela Blois) seguem gravitando em torno de tudo.  

E não demora muito para termos mais um poema de Alex com imagens de Manaus e da cena LGBTQI+ da cidade, os dilemas de identidade de gênero expostos através das roupas de Valdomiro, mais um passeio pelo Centro, aquela sequência lynchiana, desta vez, com toques de terror e um exercício corporal para fazer chegar aos 26 minutos de duração do episódio. Salva-se apenas um flashback sobre o trauma na infância de Alex que parece guardar mais detalhes do que necessariamente exposto antes. 

LEIA TAMBÉM: Crítica: ‘Boto’ – Episódios 4 e 5: Ou Pode Chamar de ‘Aquela Estrada 2’

O nono capítulo, “Transamazônica”, segue o mesmo esquema do anterior, mas, tem como principal mérito inserir Lara na trama. A personagem de Daniela Blois hesita inicialmente em atuar no longa do coletivo, mas, vai cedendo aos poucos, até chegarmos na reta final em que ela, finalmente, cede às investidas de Alex e Giordano (em todos os sentidos, diga-se). O desfecho do episódio, aliás, apresenta avanços significativos na história, criando ganchos ótimos para serem elaborados na reta final de “Boto”. 

LEIA TAMBÉM: Crítica: Boto – Episódios 6 e 7: Série Cresce Independente de Obstáculos

Os capítulos 10 e 11 de “Boto” começam a ser exibidos na próxima sexta-feira (19), na TV Ufam, canal 8 da NET Digital. 

‘Pés de Peixe’: jornada do herói made in Amazônia

Conheci o cinema do diretor amazonense Aldemar Matias por meio de uma amiga que dizia que ainda o veríamos assinando um original nos grandes serviços de streaming. Alguns anos se passaram e pude contemplar o trabalho do diretor ao lado de Larissa Ribeiro na tela da...

‘Amazonas, O Maior Rio do Mundo’: imagens intrigam e revelam as contradições da Amazônia

Como explicar a experiência de ver, em uma sessão até agora única, um filme de um pioneiro do cinema, dado como perdido há mais de 100 anos, que retrata justamente a região onde você vive – e você até está dentro de um dos cenários da obra?   Sobretudo, como explicar...

‘Prazer, Ana’: o terror de uma noite qualquer

Uma noite qualquer para dezenas de pessoas em uma mesa de bar. Mais uma cerveja, mais uma cadeira, mais alguém chegando, mais vozes ao redor, mais conversa para jogar fora, mais uma marchinha de carnaval na caixa de som. O mais banal dos cenários para a mais comum das...

‘O Desentupidor’: um olhar anárquico sobre a invisibilidade social

Jimmy Christian é um dos mais prolíficos realizadores da cena amazônica. Semelhante aos Gremlins do filme homônimo de Joe Dante da década de 80 que se reproduziam em abundância no primeiro contato com a água, Jimmy produz roteiros e curtas sempre que uma nova ideia...

‘Meus pais, Meus atores preferidos’: o pessoal pode ser coletivo

O curta Meus pais, meus atores preferidos, de Gabriel Bravo de Lima, é o segundo trabalho do diretor - o primeiro foi “No Dia Seguinte Ninguém Morreu”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Olhar do Norte 2020. O ponto de partida foi realizar uma série de...

‘Controle’: curta peca ao não amarrar tantos caminhos possíveis

O formato de curta-metragem pode ser revelador. Escancaram-se os pontos fortes dos cineastas – mas também se encontram suas fraquezas. Porque a duração é apertada, o curta exige um tratamento econômico. Cabe a diretores, roteiristas e montadores dar conta do que quer...

‘Ensaio de Despedida’ e as relações sob o microscópio

Em um apartamento, quatro personagens se revezam em uma corda-bamba entre o real e a encenação. Mas, não seria a encenação também real? Afinal, todo mundo tem um mundo de personas em si. No filme realizado pelo Ateliê 23, os talentos de Júlia Kahane, Taciano Soares,...

‘Alexandrina — Um Relâmpago’: releitura imagética da mulher negra e amazônica

Existe um apagamento da história negra na Amazônia, o qual sutilmente a professora de história e pesquisadora Patrícia Sampaio denomina de silenciamento. O trabalho que ela desenvolve em seu núcleo de pesquisa acadêmica na Universidade Federal do Amazonas escoa em...

‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’: animação valoriza a importância das lendas

“No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio”. Essa é a sinopse do mais novo grande filme de Thiago Morais, lenda e notório nome do...

‘Galeria Decolonial’: a construção de um olhar singelo sobre a Amazônia

O poeta e pesquisador paraense Paes Loureiro, ao se debruçar sobre a cultura amazônica, destaca alguns pontos que considera essenciais sobre o que é viver na região, dentre eles: o devaneio, a paisagem mítica e o lúdico presente no despertar imaginativo sobre os...