“Wasp Network” não é o inferno, mas está cheio de boas intenções. A trama real dos Cinco Cubanos, que espionaram em prol da terra natal em pleno solo americano, rende um thriller implacável. Infelizmente, ele continua na promessa. O novo longa de Olivier Assayas, baseado na história, é um irregular amálgama de fatos e exposições que falha em transmitir a dimensão emocional das decisões do grupo.  

O filme, que estreou em Veneza e teve passagens sem muito alarde em Toronto e Nova York, foi exibido no Festival de Londres. Wasp Network” abre com o piloto René (Edgar Ramírez) fugindo de Cuba e deixando a esposa Olga (Penélope Cruz) e a filha para trás. Ao chegar nos Estados Unidos, ele não tarda a ser chamado por José (Leonardo Sbaraglia) para fazer parte de uma organização aérea anticastrista que se dedica a resgatar cubanos perdidos em alto-mar. 
 
O único problema é que, no fundo, René não é contra o regime de Fidel. Sua lealdade à pátria acaba levando-o a ser recrutado para a “Rede Vespa”, um braço da inteligência cubana encarregado de desmantelar ações terroristas organizadas por agentes estrangeiros, e sua vida muda para sempre. 

SOBRA VAZIO ENTRE DRAMA PESSOAL E HISTÓRICO 

Escrito por Assayas, o roteiro da co-produção França-Brasil-Espanha-Bélgica usa o livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, do brasileiro Fernando Morais, como ponto de partida para uma história cujo tom segue incerto do início ao fim. Ao claramente escolher o personagem de Ramírez como protagonista, o filme pesa a mão ao dramatizar o conflito interno de René como agente duplo em detrimento a contar a história do grupo como um todo. 
 
A carga emocional desse conflito, no entanto, é diluída pelas incessantes inserções de fatos históricos, como se o cineasta se lembrasse de coisas importantes do nada e as colocasse em cena. Um exemplo gritante disso é Gerardo (Gael García Bernal), um agente importantíssimo para o desenvolvimento da Rede Vespa que é apresentado quase na metade do filme para a surpresa da plateia. 
 
Nesse ínterim, aspectos menores da vida de personagens se apresentam como ótimos assuntos para serem abordados no longa, mas nunca parecem devidamente explorados. Um deles é a diferença de crenças dentro do grupo. O contraste entre a convicção ideológica de René e o oportunismo do piloto Juan Pablo (Wagner Moura), que colabora até com o FBI quando lhe convém, daria sozinho um filme. A forma como, na clandestinidade, os atos de salvar refugiados, fazer terrorismo e traficar drogas se misturam, daria outro. 
 
Em última instância, por mais bem-feito que seja, a impressão que fica é a de que a complexidade dos fatos caberia melhor numa série. Em sua atual forma, “Wasp Network” voa a mesmo ao redor do seu alvo mas não o atinge, como uma oportunidade perdida. 

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...