Chegou a hora de se despedir da edição 2019 do Mercado Audiovisual do Norte – Matapi. Painéis, masterclass, mesas de debate e a tão aguardada apresentação dos pitchings das produtoras locais serão as atrações do dia.

Confira abaixo os principais destaques deste sábado (30) no Matapi. As atividades gratuitas acontecem no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus.

MASTERCLASS SOBRE DOCUMENTÁRIO

Única masterclass da programação do Matapi 2019, ‘Documentário de impacto: criando redes e potencializando obras audiovisuais desde o desenvolvimento’ abre os trabalhos a partir das 9h30.

Gestora de comunicação da distribuidora Giros Filmes, Rossana Giesteira vai comandar a atividade. Com 22 anos de mercado com atuação nas áreas de mídia, eventos e desenvolvimento de projetos para grandes empresas multinacionais e nacionais dos setores de telecomunicações, mídia e serviços, Rossana atua como consultora de comunicação e desenvolvimento de campanhas de impacto para outros realizadores e distribuidores de filmes.

Ela também faz parte da equipe do Good Pitch Brasil 2020, maior plataforma mundial de networking para distribuição de impacto para documentários.

‘O QUE BUSCAM OS PLAYERS?’

As rodadas de negócios ocorridas no Matapi permitem que produtoras e artistas locais apresentem seus trabalhos para ‘players’ nacionais e internacionais. Canal Brasil, Canal Curta, Descoloniza Filmes, Taturana Mobilização Social e TV Encontro das Águas estão entre os players da edição deste ano.

Para explicar o que procuram os players durante um evento de mercado e o que se espera das produções amazônicas, dois painéis serão realizados na manhã deste sábado. O primeiro com Luciana Pilon, representante do MOV-UOL, produtora e distribuidora de vídeos do portal de notícias. Durante as rodadas de negócio, a empresa procurou projetos mais enquadrados na linha dos documentários, em formatos de séries ou curtas, com temas como atualidades, história, política, esportes, cultura, estilo de vida, saúde, tecnologia.

Em seguida será a vez de Luiz Eduardo Garcia, da GloboNews. A emissora do Grupo Globo focou nas rodadas de negócio com projetos relacionados a assuntos atuais, meio ambiente, política, economia, comportamento, sociedade, biografia, em formato longa-metragem (70/80 minutos) e gênero documentário.

NORTE E NORDESTE NO AUDIOVISUAL

O primeiro painel do período da tarde, previsto para começar às 14h, irá unir Matapi e o NordesteLab, principal evento de mercado do Nordeste do Brasil.

Com mediação de Diego Medeiros, a mesa ‘O impacto das políticas públicas no fortalecimento do audiovisual local: amostragem e análise de dados de Belém, Manaus e Bahia’ irá contar com a presença de Rodrigo Grilo (Matapi) e André Araújo (NordesteLab).

GIRL POWER NO COMANDO

O Matapi 2019 promove um interessante encontro entre as mulheres do audiovisual, previsto para começar a partir das 17h40.

Com a presença de diretoras locais e convidadas do evento, a iniciativa visa dar voz para que as figuras femininas da cadeira produtiva do audiovisual expressem as dificuldades e conquistas enfrentadas no setor.

O Amazonas conta com importantes diretoras de curtas-metragens mulheres, entre elas, Elen Linth (“Maria”), Keila Serruya (“ASSIM”), Izis Negreiros (O Santo Casamenteiro), Flávia Abtibol (“Dom Kimura“), além de nomes importantes por trás das câmeras como a diretora de fotografia Valentina Ricardo e a produtora Hamyle Nobre. Na crítica cinematográfica presente no site do Cine Set, Susy Freitas, Camila Henriques, Ana Sena, Pâmela Eurídice, Natasha Moura e Rebeca Almeida.

PITCHING E FESTIVAL DE GUADALAJARA EM JOGO

O momento mais aguardado do Matapi inicia a partir das 15h50 com as apresentações dos pitchings das produtoras amazonenses. Cinco projetos disputam o prêmio principal do evento: passagem e hospedagens pagas para participar do Talent Coprodution Meeting no Festival de Guadalaraja, no México, em 2020.

“Amazonas, a Ópera”, da Tempera Filmes; “CEU”, da Artrupe Produções Artísticas, “Nas Franjas de Lindú”, da Maya Filmes, “Por que Kamña matou Kiña”, da Rizoma Audiovisual, e O Barco e o Rio”,da Fita Crepe Filmes, concorrem no pitching. Durante sete minutos, um integrante de cada projeto fará a apresentação da proposta, tendo mais 10 minutos para responder perguntas.

Antes das apresentações públicas, nos dois primeiros dias do Matapi, os representantes dos projetos participaram de oficinas preparatórias para os pitchings com Rachel Ellis e Luis Zaffaroni. O anúncio do vencedor será feito na cerimônia de encerramento, a partir das 19h30.

‘Jamary’ será o representante do Amazonas no Festival do Rio 2021

Mais um grande evento do cinema brasileiro terá presença da produção amazonense em 2021: "Jamary" está selecionado na mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros da Première Brasil no Festival do Rio. A edição presencial será realizada na Cidade Maravilhosa...

Curta amazonense ‘A Benzedeira’ vence três prêmios no Festival Cine Alter 2021

Nova conquista do cinema amazonense em festivais brasileiros: agora, é a vez de "A Benzedeira" ser consagrado no Cine Alter 2021. Realizado entre os dias 18 e 23 de novembro na cidade de Alter do Chão, no interior do Pará, o evento premiou o curta de Wallace Abreu com...

‘Manaus Hot City’ faz história e conquista o Mix Brasil 2021 de curta nacional

Maior festival LGBTQIA+ da América Latina, o Mix Brasil 2021 teve um final feliz para o cinema amazonense: "Manaus Hot City" levou o Coelho de Ouro – Prêmio do Júri da Mostra Competitiva Brasil de curtas-metragens. A cerimônia aconteceu na noite de domingo (21) no...

Cinema de Manaus exibe a versão estendida de “A Sociedade do Anel”

Em 2001 o primeiro filme da saga “O Senhor dos Anéis” chegou aos cinemas como uma das maiores realizações cinematográficas da década. Aclamado por público e crítica, “A Sociedade do Anel” – longa inspirado na saga literária criada por J. R. R. Tolkien – entregou aos...

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” retorna aos cinemas de Manaus após 21 anos

O retorno do bruxinho mais famoso da história do cinema já tem data para marcada para acontecer: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro longa da milionária franquia criada por J. K. Rowling, volta às telonas para sessões especiais no próximo dia 21 de novembro....

Curta sobre artistas da Amazônia será exibido em festival para quase 200 países

As histórias de 10 artistas da Amazônia ganhará o mundo através da seleção do documentário “AjuriArtes - amazônidas fazedores” para a 2ª Mostra Internacional Audiovisual [Em] Curtas. O evento será realizado entre os dias 20 e 26 de novembro com alcance para quase 200...

Matapi traz inédito laboratório internacional de narrativas artísticas para Manaus

Focado no protagonismo e nas vozes indígenas que habitam a região amazônica, será realizado pela primeira vez na América Latina o “Climate Story Lab Amazônia”, evento dedicado à construção de narrativas artísticas para pulverizar informações sobre a urgência de se...

‘Terra Nova’ será o filme amazonense no Festival de Brasília 2021

Mais tradicional evento do cinema brasileiro, o Festival de Brasília terá presença amazonense: "Terra Nova" está na seleção da mostra competitiva de curtas-metragens, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 14 de dezembro deste ano. O Amazonas retorna ao festival após...

Policial ‘À Beira do Gatilho’ representa o Amazonas no Cine PE 2021

No grande ano de circulação de filmes amazonenses por festivais Brasil e mundo afora, mais uma boa notícia: “À Beira do Gatilho” terá a missão de representar o Estado no Cine PE 2021. O evento chega à 25ª edição como um dos mais importantes do país e será realizado...

Casarão de Ideias realiza sessão gratuita de filmes de Lucas Martins, Jimmy Christian e Walter Fernandes Jr.

O Cine Casarão, localizado no Centro de Manaus, promove mais uma edição da ‘Sessão de Curtas Amazonas’, nesta semana. As exibições ocorrem nesta quarta-feira (3/11), a partir das 18h30, com entrada gratuita. Desta vez, as produções escolhidas foram: ‘À Beira do...